Língua Portuguesa: escreve-se Conserto ou Concerto?
Existem palavras cuja semelhança leva a equívocos que podem causar momentos verdadeiramente embaraçosos. Quando se escreve conserto ou concerto?
A língua portuguesa é pródiga em palavras que nos suscitam dúvidas sobre qual termo usar em determinado contexto, pois existem realmente expressões muito semelhantes. Contudo, o seu significado distinto deve ser bem nosso conhecido, para evitar momentos incómodos e desconfortáveis.
Muitos dos erros que cometemos podem ser facilmente evitados se nos dedicarmos a conhecer a fundo as palavras, a sua raiz etimológica e o contexto em que elas devem ser usadas.
Entre elas estão as palavras homófonas conserto e concerto, as quais geram frequentemente dúvidas.
– Fui à inspeção com o meu carro. Reprovou e agora necessita dum concerto / Fui à inspeção com o meu carro. Reprovou e agora necessita dum conserto.
– Fui ao concerto do Rui Veloso. Haverá músico melhor? Que maravilha! / Fui ao conserto do Rui Veloso. Haverá músico melhor? Que maravilha!
– A TV avariou. Precisa de concerto. / A TV avariou. Precisa de conserto.
– A Casa da Música tem concertos para todos os gostos. / A Casa da Música tem concertos para todos os gostos.
– Este foi um plano concertado pelo casal. / Este foi um plano consertado pelo casal.
Estarão todas estas frases todas corretas? Ou estarão todas erradas? Será que se tratam de palavras em que se permite a dupla grafia? Caso contrário, estarão então metade certas e metade erradas. Mas quais?
Definição das palavras
Nome masculino, que vem do latim “consertu”. Ato ou efeito de consertar. Quem realiza um arranjo, uma reparação, um remendo está a consertar (do latim “consertäre”).
Quem faz um conserto coloca algo em bom estado (que estava anteriormente estragado ou avariado); pode até não colocar tão bom como novo, mas é o suficiente para remediar.
Palavra que vem do italiano “concerto”. Espetáculo musical. Quando a música é realizada numa consonância de instrumentos e/ou vozes. Também pode significar, ordem, harmonia.
Concertar pode também significar preparar, arranjar, combinar. Por isso, quando há um pacto entre duas (ou mais) pessoas, diz-se que foi realizado um concerto, como meio de chegar a um fim.
Após este esclarecimento, fica mais fácil identificar as frases que estão corretas, certo? Então:
– Fui à inspeção com o meu carro. Reprovou e agora necessita dum concerto. / Fui à inspeção com o meu carro. Reprovou e agora necessita dum conserto.
– Fui ao concerto do Rui Veloso. Haverá músico melhor? Que maravilha! / Fui ao conserto do Rui Veloso. Haverá músico melhor? Que maravilha!
– A TV avariou, precisa de concerto. / A TV avariou, precisa de conserto.
– A Casa da Música tem concertos para todos os gostos. / A Casa da Música tem consertos para todos os gostos.
– Este foi um plano concertado pelo casal mafioso. / Este foi um plano consertado pelo casal mafioso.
Se gostou deste artigo também poderá gostar de:
Língua Portuguesa: a origem da expressão «Amigos de Peniche»
Língua Portuguesa: por que razão não chamamos «primeira-feira» ao domingo?
Língua Portuguesa: «A gente» e os erros falsos de português
Língua Portuguesa: 7 palavrõezinhos do português
_