Existem, muitas vezes, dúvidas relacionadas com a ortografia em palavras simples do quotidiano da Língua Portuguesa. Qual será a forma correta de escrever Trás ou Traz?
As palavras homófonas constituem um fenómeno interessante na língua portuguesa e em muitos outros idiomas. Elas são palavras que possuem pronúncias idênticas ou muito semelhantes, mas que têm significados distintos e, às vezes, grafias diferentes.
Esse aspeto pode gerar confusão na compreensão e na escrita, especialmente para quem está a aprender o idioma ou para aqueles que não têm familiaridade com certos termos.
No entanto, a presença destas palavras no vocabulário enriquece a língua, adicionando nuances e desafios à comunicação. Ao explorar as palavras homófonas, podemos compreender melhor a complexidade e a diversidade da língua portuguesa, além de aprimorar as nossas habilidades linguísticas.
Saber usar traz ou trás constitui uma grande incerteza de muitos falantes do português. Descubra agora as diferenças entre estes dois vocábulos. As duas formas – trás e traz – existem na Língua Portuguesa. Isto significa que ambas as expressões estão corretas, devendo, contudo, ser utilizadas em diferentes situações.
Quando usar Trás ou Traz?
Trás – Advérbio de Lugar
Indicando uma situação posterior, a palavra trás é um advérbio de lugar, ou seja, atrás, após. A este advérbio de lugar segue-se sempre uma preposição, normalmente “de” ou “para”, formando assim, uma locução adverbial.
A palavra trás é ainda frequentemente utilizada na locução prepositiva “por trás de”, tendo a sua origem no étimo latino “trans”.
Exemplos:
- Quando ouvi um assobio, olhei para trás para ver quem era.
- Os animais devem viajar no banco de trás do carro.
- O mapa está na parede por trás da secretária.
- Respeita a vez de todos e vai para trás da fila.
Traz – Forma do Verbo Trazer
No presente do modo indicativo e na 3ª pessoa do singular, “Traz” é uma forma do verbo trazer. Relativamente à 2ª pessoa do singular, pode também ser usado no modo imperativo.
Por ser um verbo irregular, não se encaixa nos modelos habituais de conjugação verbal da língua portuguesa, sofrendo, quando é conjugado, alterações nas terminações e nos radicais.
Podendo ter diversos significados, este verbo é frequentemente utilizado. Assim, pode referir-se ao ato de encaminhar ou transportar para um lugar, mas também pode ser sinónimo de vestir, dar, sugerir, apresentar, herdar, manter, entre outros.
Exemplos:
- Traz para aqui essa caixa com os bolos.
- O dinheiro não traz felicidade.
- Ele traz a Filipa de carro.
- Filipe, por favor traz a caixa de ferramentas.
- Todo o mal traz consigo algum bem.
Trás e Traz – Palavras Homófonas
As palavras trás e traz são pronunciadas de forma igual apresentando a mesma fonética, mas os seus significados e escritas são diferentes. Chamamos palavras homófonas a este tipo de palavras.
Existem diversas palavras homófonas na língua portuguesa:
- ouve / houve
- hera / era
- conselho / concelho
- cozer / coser
- acento / assento
- xeque / cheque
- cela / sela
- sinto / cinto
- conserto / concerto
- noz / nós
- cem / sem
- censo / senso
- paço / passo
- cozido / cosido
- voz / vós
Olá, o título deste post tem um equivoco…
O correto seria : “Deve-se escrever trás ou traz?” Ou
“Deve se escrever trás ou traz?”. Desculpe o incômodo.
Mas não tenho completa certeza…