Língua Portuguesa: 15 expressões típicas do Porto
Conheça 15 expressões típicas do Porto. Quem vê de fora pensa que é apenas calão, mas é transportar para as palavras um espírito de união.
No norte há expressões muito típicas. Há expressões que muitos outros residentes no país desconhecem. No Porto, então, além daquele sotaque “marabilhoso” e único, há mil e uma expressões que só mesmo ditas no Porto é que fazem sentido e têm piada, e ver os do sul com aquela cara de não estarem a perceber (patavina) nadinha, é hilariante.
Inventariamos expressões típicas utilizadas no Porto ou na sua área de influência. Como se vê, há uma preponderância de frases e termos que jamais teriam lugar no baile de debutantes do Clube Portuense.
Em nenhum lado são ditas como no Porto. E é esse modo muito particular de dizer que faz com que se tornem propriedade da comunidade de falantes tripeiros.
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
14
15
Bibliografia: Dicionário de Calão do Porto, de João Carlos Brito, Lugar da Palavra Editora, 2016
_
Comentários 1