Língua Portuguesa: 10 palavras com significados diferentes
São as chamadas palavras homógrafas cuja forma correta de pronunciação só sabemos de acordo com o contexto: 10 palavras com significados diferentes.
A língua portuguesa está repleta de palavras iguais mas com significados diferentes. Não fosse isto suficientemente complicado por si só, há ainda palavras que se escrevem exatamente da mesma maneira e se pronunciam de forma diferente.
São as chamadas palavras homógrafas cuja forma correta de pronunciação só sabemos de acordo com o contexto. Olhemos então para algumas dessas palavras.
01

Acerto
“Acerto” pode também ser sinónimo de acordo (na segunda vertente da palavra explicada acima) ou a conjugação do verbo acertar na primeira pessoa do singular no presente do indicativo.
02

Colher
Colher (com o “e” mais aberto) é a forma mais usada de pronunciar a palavra, referindo-se esta a um utensílio de cozinha. Já quando a pronunciamos com o “e” mais fechado, estamos a usar o verbo.
03

Coro
Como sempre há uma das palavras que se pronuncia com uma das vogais (neste caso o primeiro “o”) mais aberta e a outra mais fechada. Coro pode ser um grupo coral ou a indicação de que alguém acabou de ficar com a cara da cor de um tomate.
04

Molho
Tal como no exemplo anterior, os dois significados desta palavra também são semelhantes e têm a mesma origem. “Môlho” refere-se a um líquido e “mólho” à forma do verbo molhar.
05

Sede
Os dois significados de sede são substantivos. Um refere-se a ter vontade de beber e o outro ao local onde está sediado um edifício.
06

Choro
“O choro” e “eu choro” são contextos bastante parecidos uma vez que a palavra “choro” em si tem praticamente o mesmo significado apesar da diferente pronúncia. A diferença é uma destas palavras ser um verbo e outra um substantivo.
07

Jogo
“Eu jogo um jogo” é uma frase atípica que certamente não será dita frequentemente. Em quatro palavras, duas são exatamente a mesma mas é-nos fácil perceber pelo contexto qual é o verbo e qual o nome.
08

Corte
Hoje em dia não é usual usar esta palavra com dois sentidos uma vez que o primeiro (e muitas vezes o único) em que pensamos é numa cortadela mas a palavra pode ser também usada para nos referirmos à corte de um rei.
09

Acordo
“Acordo” tanto pode ser o nosso maior pesadelo a uma segunda-feira de manhã, como pode sinónimo de um entendimento entre duas ou mais partes.
10

Olho
Esta é mais uma das palavras cujos ambos significados são parecidos. “Olho” pode ser substantivo e referir-se a um dos nossos dois olhos (ou, no caso dos ciclopes, ser usado apenas no singular) ou como forma do verbo olhar.
Com o apoio:
https://www.lusaschool.com/pt-pt/cursos/
_
serviu para porra nenhuma