Início Cultura Língua Portuguesa: 10 das palavras mais poderosas

Língua Portuguesa: 10 das palavras mais poderosas

São palavras da língua portuguesa que revelam poder. Algumas das palavras mais poderosas na atualidade. Perceba a razão.

das palavras mais poderosas
Língua Portuguesa: 10 das palavras mais poderosas

São palavras da língua portuguesa que revelam poder. Algumas das palavras mais poderosas na atualidade. Perceba a razão. As palavras são essenciais. Permitem uma comunicação mais eficaz. As palavras estão na origem de grandes transformações no mundo. Seja no passado, seja no presente, as palavras estão na origem de mudanças estrondosas que aconteceram em todo o mundo. O mesmo se antevê para o futuro: que as palavras mantenham o mesmo poder.

Quando foram mal interpretadas, as palavras causaram guerras pois, quando há problemas de interpretação, as palavras podem ferir, como pedras ou espadas. Contudo, as palavras foram importantes para a criação de leis, de tratados de paz, entre inúmeros outros acontecimentos positivos.

Língua Portuguesa: 10 das palavras mais poderosas

Reflexão

Reunimos 10 das palavras mais poderosas da língua portuguesa, na atualidade. Elas revelam uma importância incomum na sociedade dos nossos dias. As palavras escolhidas refletem bem os ideais e os princípios do mundo em que vivemos.

A sociedade de hoje é ágil, proativa e resiliente. Estas representam a contemporaneidade, sendo utilizadas diariamente. Elas estão presentes nos telejornais, no marketing e na publicidade.

Acreditar

Significado da palavra escolhida:

Acreditar é crer. Acreditar é ter fé em algo ou alguém. Acreditar, neste caso, não nos referimos à crença numa religião ou ideologia, mas sim na crença em nós próprios.

Acreditar nos nossos sonhos e nas nossas capacidades. Acreditar é assim o primeiro passo de qualquer empreendimento e algo fundamental para ser bem sucedido.

Leia também:

Agir

Significado da palavra escolhida:

Agir é operar. Agir é atuar. Este termo é uma palavra de ação e de movimento.

Agir é atuar sobre o destino. Agir é demonstrar capacidade decisória sobre o que acontece no nosso dia-a-dia. Agir é intervir no futuro.

Agir torna-nos em seres ativos, independentemente dos resultados serem positivos ou negativos. Não somos meros espectadores.

das palavras mais poderosas
Língua Portuguesa: 10 das palavras mais poderosas

Agora

Significado da palavra escolhida:

Agora refere-se ao momento atual. Agora é neste preciso instante. Viver o presente e o momento é valorizar o agora. É um dos principais lemas e inspirações.

Como afirmou Dalai Lama: “Só existem dois dias no ano em que não se pode fazer nada pela vida: ontem e amanhã.”, o que significa que o hoje, o agora, deve ser o que mais nos interessa.

É no agora que está o centro da ação. A força deste termo leva-nos a agir e a ser céleres na resolução de problemas e na busca por soluções.

Assertividade

Significado da palavra escolhida:

Assertividade é a qualidade de quem é assertivo, direto, objetivo. A assertividade é uma característica muito procurada em diversas áreas, quer da vida pessoal, quer da vida profissional.

A assertividade é definida por um posicionamento objetivo e claro face a determinada coisa ou acontecimento. Esta postura está diretamente associada a uma comunicação direta, clara e produtiva.

Autoestima

Significado da palavra escolhida:

Autoestima é autovalorização ou auto-apreço que possibilite ter mais confiança sobre os próprios atos, pensamentos e decisões.

Autoestima é o caminho certo para o amor-próprio e para o brio e o orgulho em si mesmo. Autoestima é uma característica fundamental para que nos sintamos bem connosco, contribuindo de forma substancial para o nosso sucesso.

das palavras mais poderosas
Língua Portuguesa: 10 das palavras mais poderosas

Autonomia

Significado da palavra escolhida:

Autonomia é independência. Autonomia é liberdade. A autonomia é uma das capacidades mais importantes de qualquer ser humano, sendo valorizada na vida profissional, como no quotidiano.

Os seres vivos tendem a ganhar uma autonomia crescente desde o nascimento. À medida que se vão desenvolvendo, vão conseguindo conquistar uma maior independência e, consequentemente, uma maior capacidade decisória sobre si e a sua vida.

A autonomia é autossuficiência. Um passo importante para a emancipação desejada por todos.

Flexibilidade

Significado da palavra escolhida:

Flexibilidade é qualidade do que é flexível. Quando se fala em flexibilidade não se fala apenas de uma flexibilidade material ou física, mas interior. Uma flexibilidade psicológica e de espírito.

Flexibilidade é capacidade de adaptação às pessoas, adaptação às circunstâncias e, sobretudo, adaptação às mudanças, evidenciando comportamentos ágeis e versáteis.

Persistência

Significado da palavra escolhida:

Persistência é perseverança; persistência é constância; persistência é firmeza. Não desistir é uma das grandes qualidades de qualquer ser humano. É revelar persistência.

É demonstrar ser capaz de insistir nos seus sonhos. Revelar persistência é ser capaz de insistir nos seus projetos; é ser capaz de insistir nos seus desejos.

É ser capaz de demonstrar determinação, empenho e afinco, mesmo perante obstáculos ou adversidades ou sobretudo perante eles.

das palavras mais poderosas
Língua Portuguesa: 10 das palavras mais poderosas

Proatividade

Significado da palavra escolhida:

Proatividade é ter a capacidade de fazer acontecer. Proatividade é agir ou atuar em prol de algo ou alguém, fazendo-o no momento em que tal é necessário. Proatividade é ter capacidade de iniciativa.

Em contexto laboral, uma das competências mais procuradas e apreciadas é justamente a proatividade. Esta capacidade é referente a alguém dinâmico; um indivíduo empreendedor. Alguém com proatividade é alguém pronto a responder e a reagir a qualquer situação ou pedido, mesmo o menos favorável.

Resiliência

Significado da palavra escolhida:

Resiliência é ter a capacidade de superar e recuperar das adversidades. À semelhança do que acontece com a persistência, a resiliência é caraterizada pelo otimismo face a situações difíceis ou complexas, pela não desistência.

NCultura

Se gostou deste artigo reaja a ele e faça um comentário! Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre Língua Portuguesa no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.

Se é apaixonado pelo mundo, saiba que há muitos mais artigos para ler no NCultura.

Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, gastronomia, cultura, histórias, entre outras…

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.