Saiba como limpar pelos dos cães com as nossas dicas. Os cães são animais de estimação especiais, que facilmente se tornam em mais um elemento da família. Apesar de todo o amor que demonstram pelos elementos da sua família, eles também largam muito pelo, o que pode ser um inconveniente no quotidiano da casa porque, além de torná-la menos limpa, não é agradável estar numa divisão cheia de pelos, que passam para a roupa, para o calçado, ficando quase omnipresente.
Além de ser importante prevenir a queda de pelo do animal, também é possível eliminar pelos dos cães. Reunimos algumas sugestões que ajudarão a eliminar pelos de modo simples, rápido e eficaz, conforme a superfície onde eles se encontrem. Saiba como reduzir a quantidade de pelos dos cães e como os eliminar das superfícies.
Aprenda a limpar pelos dos cães de várias superfícies
Dicas para evitar quedas de pelos do cão
Os pelos dos cães podem ser curtos, médios ou longos. Tal como acontece com os nossos cabelos, nos cães existem períodos de mudança de pelo. A mudança de pelo intensifica-se em estações como o outono e a primavera. As fêmeas também apresentam quedas de pelo nos meses após o cio.
Uma alimentação equilibrada
Optar por uma ração adequada ajuda a assegurar uma boa saúde do animal. Desta forma, poderá evitar a queda exagerada de pelos. Os alimentos do animal devem apresentar os nutrientes essenciais, segundo a idade, peso e porte do cão.
Escovar diariamente o cão
Os cães devem ser escovados diariamente, especialmente os que apresentam pelos longos. Desta forma, deve existir uma escovagem diária de 15 minutos.
Dar banhos frequentes e escovar
Uma forma de eliminar os pelos mortos é recorrer a banhos regulares. No entanto, também não deve exagerar, o que poderia secar em demasia a pele do animal. Deve fazê-lo duas vezes por mês.
Após visitar o veterinário, pode fazer uma escovagem específica para a eliminação dos pelos mortos. Peça uma recomendação para usar no animal o champô mais indicado.
Tosquiar
A tosquia pode ser uma ótima opção em algumas raças, especialmente se não tiver disponibilidade para escovar o animal. No verão, a tosquia irá ajudar o animal nos dias mais quentes, além de fazer com que não caiam tantos pelos pela casa.
Dar suplementos vitamínicos e minerais
A suplementação pode ser uma opção necessária em casos extremos. A queda excessiva de pelo apresentada pelo seu patudo pode estar relacionada com alguma deficiência vitamínica. O veterinário pode dar informação sobre a suplementação de que o seu animal necessita. Há animais que podem necessitar de reforçar a presença de ómega 3 na alimentação.
Combater pulgas e parasitas
Os parasitas são um dos problemas que pode causar muito comichão ao seu animal de estimação. Quando acontece, a pele do cão fica irritada, o que pode levar à queda de pelos. Os parasitas devem ser combatidos para melhorar a saúde e o bem-estar do animal.
Oferecer água
A tigela de água do seu patudo deve apresentar-se sempre bem cheia de água. A ração do seu cão até pode ser húmida, mas o consumo de água é essencial para a hidratação do cão. Desta forma, o animal irá apresentar um pelo bonito e saudável.
Leia também:
- As 6 melhores praias para cães em Portugal
- 9 coisas que não deve fazer a um cão
- 11 Raças de cães portuguesas únicas no mundo
Dicas para combater a queda de pelos
No animal
É muito importante escovar o animal regularmente. Desta forma, os pelos ficam na escova, vão para o lixo e não se espalham pela casa. Para essa tarefa, deve usar uma escova adequada para o tipo de pelo do animal. Existem várias opções, cardadeira, escovas de arame ou de cerdas, entre outras.
Há escovas que são adequadas para arrastar o pelo morto. Pode ainda usar aspiradores para “aspirar” o pelo morto do animal, se o animal não se assustar com o aparelho.
Em casa
Ao identificar pelos ou pedaços de cotão pela casa, deve aspirar de imediato. Varrer nunca será a melhor opção, porque não conseguirá eliminar os pelos na totalidade. Pode recorrer à ajuda de aspiradores com acessórios específicos que permitem remover o pelo do patudo com eficácia.
No entanto, pode usar uma escova especial para varrer, se não possuir esse aspirador. Essa escova é semelhante às que são utilizadas nos cabeleireiros. No entanto, também pode optar por uma mopa húmida, que deve ser embebida num produto que atraia pelos.
Na roupa
É muito aborrecido sair de casa e ter o casaco cheio de pelos. Por isso, antes de sair, deve passar um rolo removedor de pelo sobre o casaco. Se já tiver saído sem o ter feito, pode recorrer a fita adesiva larga. Uma alternativa é recorrer a mãos húmidas. Os pelos saem quando há aderência, até pode recorrer a umas luvas de borracha.
Noutras superfícies
Quando o cão circula com liberdade pela casa, deve escolher bem o mobiliário e a decoração. Existem alguns tecidos que repelem o pelo. Pode colocar capas, mantas em lã, sintéticos, dada a eletricidade estática criada por estes tecidos, nas superfícies onde o animal se costuma deitar.
Como viu, é muito mais simples eliminar os pelos do seu quotidiano. Siga as nossas indicações e confirmará que elas farão toda a diferença.
Muito claro e util