Renda-se aos diversos encantos de um destino incomum. As Lagoas de Bertiandos são um autêntico paraíso escondido em Ponte de Lima.
Há destinos surpreendentes no nosso país. Portugal tem uma riqueza natural verdadeiramente encantadora. Além disso, há um património vasto e diversificado, de norte a sul do País.
Apesar de ter um espaço territorial reduzido, em comparação com outras nações europeias mais poderosas, Portugal tem um conjunto de atrações verdadeiramente notável, o que faz com que cada vez mais seja visitado por inúmeros estrangeiros. Estes vão para os locais mais populares, levando a que muitos portugueses explorem outros locais do nosso país.
Há destinos muito surpreendentes, como Bertiandos, que é comparado a um destino bastante popular, a Amazónia. Renda-se aos diversos encantos de um destino incomum. Bertiandos permite-nos viver uma experiência “amazónica” em Portugal!
Lagoas de Bertiandos: um paraíso escondido no Norte de Portugal
Bertiandos
A paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos é uma atração imperdível. Por isso, a aldeia minhota de Bertiandos, em Ponte de Lima, revela-se um destino verdadeiramente extraordinário.
Esta reserva natural está a cerca de 3 km da sede do concelho, tendo cerca de 346 hectares que se estendem por diferentes freguesias, nomeadamente as freguesias de Bertiandos, São Pedro de Arcos, Estorãos, Moreira do Lima, Sá e Fontão do concelho de Ponte de Lima. A riqueza natural desta reserva revela-se uma verdadeira relíquia do norte de Portugal.
Riqueza
Neste espaço singular coabitam centenas de espécies de aves, anfíbios, répteis, mamíferos e peixes. Lagoas de Bertiandos é um local de grande valor ambiental e o valor deste espaço é reconhecido nacional e internacionalmente.
Reserva natural
Esta reserva é formada por vales, florestas e bacias de água originadas pelo rio Estorãos. Aqui coabitam cerca de 1200 espécies de plantas e animais, cerca de 700 espécies a nível de fauna.
Neste espaço territorial, podem encontrar-se cogumelos e plantas não vasculares. Há ainda mais de 500 espécies de animais, sobretudo aves, peixes e anfíbios.
Neste habitat natural existem várias espécies de plantas (entre elas estão algumas espécies raras ou ameaçadas). Ele também permite o refúgio e alimentação da fauna. Neste espaço, há 9 peixes dulciaquícolas (i.e. de água doce) ou migradores.
Entre eles está a enguia-europeia (Anguilla anguilla) e a lampreia-marinha (Petromyzon marinus), que usam o rio Estorãos na fase larvar e como corredor ecológico para atingirem locais de desova a montante.
Neste local há ainda espécies de invertebrados. Eles encontram-se bem representados e entre eles estão: a libélula-esmeralda (Oxygastra curtisii), a libélula Aeshna affinis e a libelinha Coenagrion mercurial.
Esta área é também importante para as aves (existem 144 espécies de aves neste local). Entre as espécies de aves presentes nesta área, estão:
- a galinha-d’água (Gallinula chloropus);
- o guarda-rios (Alcedo athis);
- a garça-vermelha (Ardea purpurea);
- o noitibó-cinzento (Caprimulgus europaeus).
Valorização internacional
A Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos apresenta um enorme valor ambiental. Nos últimos anos, serviu como ponto de partida para o lançamento de um grande projeto de conservação da Natureza, de construção social. Este projeto visou o desenvolvimento rural e territorial deste local.
Área protegida
Em termos biogeográficos, esta área protegida de Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos encontra-se na Região Noroeste de Portugal, estando presente numa zona de interação entre o clima Mediterrâneo, Atlântico e Continental.
Estas condições, incomuns, ajudam a explicar as características únicas deste local. Esta área fica no Sector Galaico-Português, apresentando um conjunto de fatores que se traduzem na presença de ecossistemas de elevada importância natural, nomeadamente bosques higrófilos, pastagens húmidas, lagoas, rios e pinhais.
Posição política
A Câmara Municipal de Ponte de Lima defendeu publicamente que estas estruturas são elementos críticos de conservação da biodiversidade local. Este espaço serve como refúgio, habitat e zona de alimentação para uma diversidade alargada de espécies animais e vegetais, o que revela a sua importância.
Esta é a única zona húmida classificada na Região Norte de Portugal. Numa flora autóctone, de onde o carvalho, o castanheiro, o salgueiro e o amieiro se destacam, convivem diferentes animais, especialmente anfíbios, aves aquáticas e migratórias.
Lagoas de Bertiandos, Ponte de Lima
Vídeo de: 360portugal
Interesse mediático
A riqueza deste local levou à manifestação do desejo de produção de uma série em Bertiandos. A co-produção luso-espanhola da série Operação Maré Negra, da Amazon Prime Video, escolheu a aldeia de Bertiandos para recriar o cenário da Amazónia.
Parecenças
Nesta série, foi contada a história real da operação policial com o nome Operação Maré Negra que intercetou o primeiro submarino da Europa dedicado ao tráfico de drogas. Esse momento aconteceu em 2019.
A bordo do submarino encontravam-se mais de três mil quilos de cocaína. Há na série cenas, supostamente passadas na selva de Manaus, que foram gravadas nesta pequena aldeia.
Comparação
Apesar de não existirem anacondas por aqui, nem piranhas, Bertiandos é comparada com a Amazónia. Na verdadeira floresta Amazónica, há outras atrações, mas Bertiandos também apresenta os seus predicados.
A participação de atores conceituados como Nuno Lopes ou Lúcia Moniz ajudam a dar realismo ao conteúdo. Ver estas pessoas embrenhadas na floresta de Bertiandos, permite-nos perceber que a comparação faz sentido. No entanto, não há nada melhor que explorar e descobrir por nós as maravilhas desta área protegida.
A zona das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos apresenta uma paisagem verde e húmida, com ares de tropical. Há muito para ver, explorar e descobrir nesta reserva natural protegida.
Atividades em família
As Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos apresentam características singulares, revelando uma grande diversidade, que nos permite explorar de diferentes formas. Há muito para fazer e descobrir neste local.
Este tesouro natural pode ser explorado em família ou com amigos. Apesar de poder ser descoberto livremente, é preferível visitar primeiro o Centro de Interpretação Ambiental, na lagoa de São Pedro de Arcos.
Esta visita permite-nos obter uma primeira informação sobre as lagoas e ficarmos a conhecer os percursos pedestres existentes. Há opções de visitas guiadas que devemos considerar…
Eis algumas das experiências que pode realizar durante a sua visita:
- Atividades equestres com póneis ou cavalos;
- Atividades passeios pedestres com guia,
- Realização de passeios e aluguer de bicicletas;
- Atividades de desporto de aventura.
Caminhadas
As pessoas que apreciam fazer caminhadas em plena Natureza ficaram contentes em saber que há alguns percursos e rotas neste local que se encontram devidamente sinalizados, nomeadamente:
- A Rota Ecovia das Lagoas;
- O Percurso da Água;
- O Percurso das Tapadas;
- O Percurso da Veiga;
- Percurso do Cerquido;
- O Percurso do Rio;
- Entre outras opções.
Estes percursos e rotas são experiências distintas. Todas com caminhos diferentes e com pontos de vista e de interesse específicos.
Rotas recomendadas
Esta rota é um dos mais recentes percursos pedestres do concelho. A Rota das Paisagens Protegidas pode ser realizada a pé, de bicicleta ou a cavalo. O início deste percurso é feito no Centro de Interpretação da Mesa dos Abades, em Vilar do Monte.
A Rota das Paisagens Protegidas pretende dar a conhecer o meio rural envolvente das paisagens protegidas. Esta rota apresenta um percurso circular, com cerca de 80 quilómetros.
A Rota das Paisagens Protegidas engloba a Serra d’Arga e as áreas de paisagem protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos e do Corno de Bico, em Paredes de Coura. Na região, pode ainda encontrar a Rota da Azenha, a Rota dos Cruzeiros e a Rota do Solar.
Solar de Bertiandos
A aldeia de Bertiandos é encantadora. Esta aldeia pitoresca tem diversos pontos de interesse. Entre os seus destaques, está o Solar de Bertiandos. Este solar é considerado uma das construções senhoriais mais importantes da região.
O Solar de Bertiandos é um ponto de passagem obrigatório numa visita à freguesia. Este solar é constituído por dois imóveis setecentistas, diferentes entre si. O Solar de Bertiandos tem uma disposição insólita, com os edifícios históricos em frente a uma torre do século XVI.
Quinta de Pentieiros
A Quinta de Pentieiros é outra atração imperdível. Esta quinta foi alvo de uma grande intervenção. Foi realizada uma operação de recuperação do património construído. Também foi realizada a reconstrução de alguns imóveis.
Na Quinta de Pentieiros, também foi feita a construção, de raiz, de outras infraestruturas, sempre no âmbito do projeto de valorização da área protegida.
Esta é também uma quinta pedagógica. Neste espaço são realizadas atividades educativas. Por aqui pode encontrar diversos espaços de recreio, lazer e alojamentos. Na Quinta de Pentieiros, pode andar-se a cavalo ou tosquiar ovelhas. Outra atividade que nos diz muito do mundo rural é cuidar da horta.
Nesta quinta é feita a criação de raças autóctones. Neste lugar encantador, podemos conhecer diversos animais: a vaca minhota, a ovelha bordaleira, galináceos, coelhos, entre outros.
Esta área protegida tornou-se num local muito atrativo e bastante procurado. Este é um espaço com grande valor natural e cultural.
Como chegar
- Por Viana do Castelo ou por via de Ponte de Lima, o acesso à área protegida é realizado através da N202 (estrada que liga ambas as localidades).
- Por Braga pela A3/IP1 em direção a Ponte de Lima, deve seguir para o IC14 em direção a Viana do Castelo, saindo no Nó de Estorãos/Arcos. Posteriormente, deve seguir as indicações para Arcos e para “Área Protegida das Lagoas”.