Quer saber como pode manter a sua casa livre de visitas indesejadas? Siga as nossas dicas e nunca mais tenha insetos em casa! Existem diversos motivos para a sua casa atrair determinados insetos. Sabemos como eles podem causar grande frustração, seja por estarem sempre em cima da comida, nomeadamente de frutas e vegetais, seja por incomodarem pelos zumbidos durante a noite, ou por outras razões.
Reunimos as principais razões para a presença de insetos nas casas, informação valiosa que permite saber como evitar os insetos indesejados. Se souber por que razão os insetos gostam da sua casa, saberá o que fazer para o espaço não ter as condições de que eles gostam e tomar medidas preventivas para mantê-los afastados.
Insetos em casa: saiba o que os atrai e como evitá-los
Há várias razões para os insetos visitarem a sua casa. Eles entram e sentem-se em casa quando nós os convidamos, involuntariamente. O nosso lar deve ser um espaço familiar, de conforto. A constante presença de insetos pode arruinar a experiência que se tem da casa. Os insetos também procuram uma existência facilitada, com conforto e alimentos à disposição. Por isso, adoram as nossas casas. As nossas casas permitem que eles se alimentem e se abriguem. Logo, também encontram tudo o que necessitam no nosso lar.
8 razões que levam os insetos a adorar a sua casa!
1 – Luz branca
Em ambientes exteriores, é muito comum ver a luz branca. Esta é uma opção muito utilizada por iluminar muito bem. Contudo, estas luzes atraem insetos noturnos. Por isso, durante toda a noite é frequente vermos traças e escaravelhos a rondar essas lâmpadas.
Desta forma, quando uma luz destas se encontra junto de uma janela aberta, os insetos acabam sempre por entrar em casa. Para evitar estes invasores noturnos, deve apostar antes em lâmpadas de luz amarela, porque apresentam o mesmo efeito de iluminar. Contudo, são mais confortáveis para os nossos olhos e atraem muito menos insetos.
2 – Fruta
Ter uma fruteira cheia na cozinha é sinal de vida. Até funciona como elemento decorativo. Tem o lado colorido e o perfume agradável. Serve como presente de boas-vindas. Contudo, as fruteiras acabam por atrair alguns insetos. O cheiro da fruta fica mais intenso quando ela fica mais madura. Devido à sua fermentação, elas atraem mais insetos. Muitos desconhecem, mas a maioria dos insetos reproduz em cerca de 24 horas.
O tempo de incubação dos ovos dos insetos é muito rápido. Logo, em menos de nada, eles multiplicam-se. A solução passa por comprar fruta em quantidades menores e por colocar a fruta no frigorífico ou colocar um pano (ou uma rede) por cima da fruteira.
3 – Lixo doméstico
O lixo é frequentemente um local muito atrativo para os insetos. O seu conteúdo revela-se um manjar para moscas, baratas, formigas, para outros insetos (e para outros animais, como ratos). Por isso, não pode deixar o lixo doméstico a acumular-se durante dias, principalmente quando eles se encontram em cestos destapados. Deixar assim o lixo revela-se um convite para esse tipo de pragas.
Deve deitar o lixo fora regularmente, seja diariamente ou a cada dois dias. Depois, deve levar o lixo para o contentor todos os dias ou pelo menos aumentar a frequência com que o faz.
4 – Limpeza da casa
Faça a limpeza da cozinha regularmente. Sempre que adia para o dia seguinte, o espaço acumula sobras, restos de comida e migalhas que ficam perdidas nas superfícies, nomeadamente em: bancadas, fogão, mesa, chão…
Esta sujidade aumenta o risco de atrair insetos. Desta forma, deve criar uma rotina de limpeza em que assegure que essas superfícies fiquem higienizadas logo após as refeições.
Assim, mesmo que faça apenas uma limpeza mais superficial, irá reduzir a probabilidade de receber a indesejada visita de insetos.
5 – Fugas de água
Ocasionalmente, pode surgir uma pequena fuga de água num cano. O que parece algo pequeno pode revelar-se um problema de maiores proporções. Por vezes, a fuga é tão reduzida que nem nos damos ao trabalho de intervir.
Contudo, ela poderá atrair insetos para a sua casa. A água estagnada é problemática, porque atrai várias espécies de insetos com grande facilidade. Eles alimentam-se destes ambientes.
O frigorífico é um eletrodoméstico que fica num local onde isso ocorre frequentemente. Seja após um descongelamento ou por se encontrarem velhos e criarem gotejares, os frigoríficos criam pequenas poças de águas. Por vezes, até se encontram algo escondidas e nem as conseguimos identificar. No entanto, para os insetos é uma imensa piscina…
6 – Plantas
Ter plantas em casa traz muitas vantagens, mas também há desvantagens. Embora estes elementos decorativos permitam criar ambiente, deixando os espaços mais encantadores e confortáveis, as plantas podem atrair muitos insetos. Especialmente, se as plantas forem colocadas em quantidade, muito próximas entre si.
As plantas ajudam a apresentar um ambiente ótimo para os insetos poderem desenvolver-se como querem e gostam, com alimentos e devidamente abrigados. Por isso, é muito importante que avalie bem as condições do vaso. Certifique-se de que já não há passageiros indesejados na planta.
O vaso e a terra onde a planta é colocada devem ser devidamente analisados. É bastante comum regar-se em demasia as plantas, o que é mau para as plantas. Além disso, a água acumulada nos pires dos vasos atraem várias espécies de insetos.
7 – Mobília usada
Atualmente, somos confrontados com uma maior consciencialização ambiental. Somos alertados para a sustentabilidade, sendo esta uma necessidade urgente para se criar um futuro em melhores condições.
Desta forma, a reciclagem e a reutilização são atos sensatos cada vez mais reproduzidos no nosso quotidiano. A mobília e outros objetos em casa devem ser reutilizados. Apostar em mobília antiga e vintage tornou-se numa tendência saudável.
Contudo, estes móveis podem esconder uma colónia de insetos. Por isso, se quiser comprar mobília em segunda mão, tenha cuidado e analise o móvel. Certifique-se de que essa peça de mobiliário não tem insetos no interior ou na madeira. Estes insetos podem depois instalar-se na casa e aí será mais difícil de os eliminar.
Aprenda a livrar-se dos insetos da sua casa:
- Diga adeus aos insetos em casa
- Diga adeus às aranhas em casa
- Mosca-da-fruta: como eliminar essa praga
8 – Alimentos para animais
O animal de estimação é frequentemente visto como mais um elemento da família. Por vezes, queremos dar-lhe mimos, nomeadamente na alimentação. Contudo, sempre que seja viável, deve manter os alimentos do seu pet devidamente protegidos.
Não deixe que esses alimentos fiquem expostos ao ar por muito tempo. Caso contrário, esses alimentos irão atrair insetos. A taça com ração para o cão ou o gato se alimentar deve ser lavada de imediato.
Os alimentos dos cães e gatos devem ser servidos em pouca quantidade. Eles degradam-se rapidamente. Por isso, quando a taça com ração é servida em grande quantidade, o alimento está sempre disponível. Ora, assim, os insetos ficam satisfeitos por explorarem as sobras. São um banquete.