Se for para comer este prato delicioso, vamos comer o verdadeiro sarrabulho em Ponte de Lima! Fique a conhecer a história milenar desta vila maravilhosa! A vila de Ponte de Lima tem um património encantador. Embora muitas pessoas visitem este destino maravilhoso com o intuito de saborear o famoso arroz de sarrabulho, há outros motivos para se escolher passear por este lugar com muita história.
Todos os que pretendem realizar uma visita a esta vila poderão viver uma experiência bastante agradável. Ponte de Lima é um lugar fantástico para se passar umas horas, uma escapadinha ou umas férias. Além da gastronomia, não faltam espaços naturais para se estar e um património vasto para se conhecer.
História milenar e verdadeiro sarrabulho em Ponte de Lima
Ponte de Lima encontra-se em pleno Minho. Esta vila portuguesa integra o distrito de Viana do Castelo. Apesar de ser uma vila conhecida pela sua gastronomia de excelência, especialmente pelo arroz de sarrabulho, um prato tradicional amado pela maioria dos portugueses. Há muito mais para conhecer nesta bela localidade.
As melhores atrações de Ponte de Lima
Centro Histórico
O centro histórico desta vila assegura momentos bastante agradáveis a todos os que o visitam. As pessoas que querem conhecer o que de melhor Ponte de Lima tem para oferecer podem escolher esta parte da vila como ponto de partida para realizar a sua visita exploratória. Este centro histórico apresenta uma beleza deslumbrante. O cenário é encantador e convida-nos a passear pelas suas típicas ruas empedradas. As ruas e ruelas de Ponte de Lima conduzem-nos a lugares pitorescos e obrigam-nos a viver momentos inesperados.
Nesta exploração da vila, encontrará muitas atrações, de capelas a tabernas. O Largo de Camões é uma das referências imperdíveis. Para recuperar energias e sentir o pulsar da vila, poderá escolher um dos bancos que se encontram pelo local. Além de se sentar nestes espaços, poderá contemplar a beleza singular desta vila.
Ponte medieval
Esta ponte é também conhecida como ponte velha. Ela passa sobre o rio Lima e consiste numa ponte com muita história. Esta ponte medieval é um dos ex-líbris não apenas da vila, como da região. Assim, atravessar a pé esta atração icónica revela-se uma experiência única.
Ela permite-nos contemplar o belo rio Lima que dá nome à vila. Neste local, poderá ver os praticantes de canoagem a realizar os seus treinos. A Igreja de Santo António da Torre Velha presente na margem direita do rio é uma das atrações religiões que merece uma visita. A Capela do Anjo da Guarda, presente um pouco mais adiante, também.
Esta ponte apresenta-se como uma combinação de troços. Existe o troço medieval que liga a margem esquerda até à Igreja de Santo António da Torre Velha. Já o troço que resta é de origem romana. Existem cinco arcos a partir do grande arco que se encontra em leito seco. Na zona inferior, podemos observar os alicerces da Torre Velha, uma herança do sistema defensivo medieval.
A origem da ponte romana remontará ao século I. Nesse espaço temporal, procedeu-se à abertura de trajeto mítico, uma das vias militares do antigo “Conventus Bracaraugustanus”. Esta famosa via permitia a ligação de Braga a Astorga, neste caso a Via XIX, que tinha sido mandada abrir pelo Imperador Augusto.
Segundo os especialistas, a origem da parte medieval permite-nos recuar no tempo, até aos reinados de D. Pedro I e de D. Fernando, por ligação direta à construção das muralhas e das torres que fortificavam a vila. A conclusão da obra remontará a 1370 ou até D. Dinis.
Já no reinado de D. Manuel I, mais precisamente em 1504, esta ponte é alvo de interesse. O monarca português mandou realizar novo calcetamento, tendo ordenado a colocação de merlões para fazer a decoração da ponte, uma vez que já não se justificavam como opção defensiva e militar.
Capela do Anjo da Guarda
Este templo apresenta um padrão românico/gótico. Terá sido no último quartel do século XIII que este monumento foi erguido. A Capela do Anjo da Guarda tem na imagem de São Miguel um dos seus destaques.
Noutros tempos, este espaço terá servido de local de culto, chegando a servir de abrigo aos viajantes. Quem visita esta capela que é tão popular e que se tornou numa das mais fotografadas da vila, poderá descansar num dos bancos de jardim nas proximidades, enquanto readquire energias para continuar a explorar a riqueza de Ponte de Lima.
Igreja Matriz
No centro histórico, há um monumento que se destaca: a igreja matriz. O exterior da igreja por si só merece o nosso tempo. É deslumbrante! Será impossível passar por esta construção religiosa sem a fotografar.
Uma das razões que leva este monumento a tornar-se tão apelativo está na rosácea neogótica que se encontra na fachada. Este elemento está datado de 1932. Esta igreja foi inspirada na Igreja de São Francisco, que está presente na cidade do Porto.
A origem deste edifício remonta aos alvores do século XV, no mínimo. Terá sido em pleno reinado de D. João I, o Mestre de Avis, que o templo foi erguido. Contudo, a igreja assume a aparência atual em meados do século XVI, na sequência de uma intervenção iniciada em 1567.
A maioria das obras de talha presente no interior deste templo data do século XVIII. O principal elemento consiste num amplo retábulo de estilo nacional, datado de 1729. Esta obra dedicada a Nossa Senhora das Dores localiza-se na extremidade sul do transepto. No entanto, na segunda metade do século XIX, intervencionou-se o coroamento da torre sineira.
Museu do Brinquedo Português
Este espaço museológico encontra-se num edifício restaurado, que se destaca pela cor salmão. Por aqui, há milhares de brinquedos que são expostos e que dizem muito a muitos portugueses.
No Museu do Brinquedo, encontramos exemplares que atravessam gerações. Toda a família adorará a experiência, miúdos e graúdos. Enquanto uns recordam os itens que usavam na infância, outros ficam a conhecer como os pais ou avós brincavam e se divertiam sem recorrer à tecnologia. No museu, poderá encontrar peões, carrinhos, jogos de tabuleiro, entre outros.
Ecovia do Lima
Esta atração reúne todas as condições para quem gosta de passear por ecovias. A ecovia do Lima apresenta muitos encantos, destacando-se pelos seus diversos percursos. Os seus visitantes poderão percorrer (a pé ou de bicicleta) muitos quilómetros, enquanto usufruem da singular paisagem que as margens do rio Lima oferecem.
A gastronomia local
É quase pecado mencionar a gastronomia local sem referir o arroz de sarrabulho à moda do Minho como referência. Este prato tradicional com rojões, tripas enfarinhadas, morcela,… costuma ser acompanhado com batatas fritas.
Todos os restaurantes locais têm a obrigação de colocar esta iguaria na ementa. No entanto, além deste prato típico da região, poderá encontrar outros petiscos saborosos.
Fique a conhecer mais sobre o Norte do país:
- 10 maravilhosos pratos típicos do Porto e Norte
- 15 das mais belas aldeias do Norte de Portugal
- 12 locais de visita obrigatória no Norte de Portugal
Sugestões de restaurantes onde pode comer o afamado arroz de sarrabulho
Restaurante Açude
Morada: Centro Náutico de Ponte de Lima, Arcozelo
4990-150 Ponte de Lima
Mais informações, aqui.
Restaurante Alameda
Morada: Alameda de São João 40,
4990-027 Ponte de Lima
Mais informações, aqui.
Restaurante Brasão
Morada: R. Formosa 1,
4990-117 Ponte de Lima
Mais informações, aqui.
Restaurante Manuel Padeiro
Morada: R. Sr. do Bonfim 27,
4990-125 Ponte de Lima
Mais informações, aqui.