Fique a descobrir os mistérios escondidos nas Grutas do Poço Velho, um local memorável que reabriu ao público, em Cascais.
O nosso país é fascinante. Existem diversas atrações que tornam Portugal num dos países mais encantadores da Europa: praias fascinantes, montanhas fantásticas, quedas de água, pontes medievais, igrejas imponentes, castelos magníficos, entre muitas outras atrações que contribuem para que muitos estrangeiros pretendam passar férias no nosso país.
Uma atração em Cascais promete atrair diversos visitantes, nacionais e estrangeiros. Agora, é possível visitar o complexo de galerias conhecido como Grutas do Poço Velho. É elevado o interesse gerado por esta experiência que permite uma viagem ao passado. Fique a conhecer todos os detalhes que precisa de saber sobre esta atração imperdível.
Grutas do Poço Velho: já pode visitar o segredo mais bem guardado de Cascais
Localização
As Grutas do Poço Velho encontram-se em Cascais. Anteriormente, ninguém tinha acesso ao complexo de galerias que se situa na margem direita da Ribeira de Vinhais (salvo situações muito pontuais). Contudo, a decisão da Câmara Municipal de Cascais visou potenciar o espaço.
Visitas
Atualmente, são permitidas visitas controladas. As visitas podem ser realizadas em grupos, desde que não ultrapassem uma dezena de pessoas. As visitas às Grutas do Poço Velho estão sujeitas a pré-inscrição.
Por isso, muitas pessoas querem aproveitar esta oportunidade única de conhecer um espaço que permite que se conheça muita da história da cidade, revelando como Cascais se desenvolveu enquanto urbe.
Características
Existem duas cavidades nas Grutas do Poço Velho que chegam a atingir os 6 metros de altura. Estas cavidades encontram-se ligadas entre si por via de um labirinto de galerias freáticas. No entanto, algumas das galerias presentes nas Grutas do Poço Velho podem ter apenas 60 cm de altura, sendo que existem duas entradas diferenciadas.
Lições com história
Segundo os especialistas, a gruta seria alvo de aproveitamento desde o Paleolítico Superior (pelo menos), espaço que posteriormente serviu de necrópole, cerca de 3 a 4 mil anos antes de Cristo.
As escavações realizadas no local permitiram a exumação de, pelo menos, 115 indivíduos. Nestas escavações, também foram recolhidos vários artefactos, que vão desde o Paleolítico Superior à Idade Moderna.
No Museu da Vila de Cascais, pode ser encontrado parte do espólio que foi descobeto nas Grutas do Poço Velho.
Museu da Vila de Cascais
Informação útil
Horários: Seg: está fechado; Ter – Dom: aberto das 10:00 às 18:00.
Morada: Paços do Concelho, Praça 5 de Outubro, 2754-501 Cascais.
Preço: Gratuito.
Oportunidade única
Conhecer este espaço revela-se uma experiência enriquecedora, pois permite saber mais sobre um fenómeno geológico que se desenvolveu ao longo de décadas e tem suscitado grande curiosidade em Cascais.
Este espaço esteve quase sempre inacessível à generalidade da população, salvo raras exceções. As visitas a este espaço são realizadas em grupo e terão o acompanhamento de um guia.
Assim, é possível contar com os conhecimentos de um especialista em arqueologia que fornecerá informação relevante sobre tudo o que o visitante necessita de saber, de forma que possa fruir ao máximo desta experiência.
Momentos históricos
As Grutas do Poço Velho possuem uma antiguidade assinalável, estando esta devidamente comprovada. Contudo, só na segunda metade do século XIX é que as Grutas do Poço Velho foram exploradas. O geólogo Carlos Ribeiro foi o responsável por essa exploração que decorreu em 1879.
Diversos artefactos foram recolhidos nessa primeira expedição. Contudo, no ano seguinte, em 1880, também visitaram o espaço os participantes da IX sessão do Congresso Internacional de Antropologia e Arqueologia Pré-histórica.
Danos gerados
O crescimento da vila de Cascais esteve na origem de alguns danos que foram gerados no complexo de galerias. A inerente pressão imobiliária que alimentou esse crescimento levou a que surgissem problemas. Alguns investigadores denunciaram a situação em finais do século XIX, nomeadamente José Leite de Vasconcelos.
A segunda grande exploração
Só em 1942 é que surgiu nova exploração às Grutas do Poço Velho, sendo Afonso Paço o responsável pela mesma. A terceira exploração das Grutas do Poço Velho surgiu em 1946-47, algo que aconteceu sob a orientação do engenheiro Abreu Nunes.
A exceção
Durante esta incursão, procedeu-se à limpeza do local e realizou-se a instalação de iluminação. Desde esse momento que as grutas foram fechadas ao mundo exterior. A exceção foi realizada em determinados dias, como o dia dos Monumentos e Sítios, a 18 de abril, altura em que se abriu a poucos visitantes.
Depois do dia 7 de junho, essa situação foi alterada radicalmente. Os primeiros grupos de visitantes foram recebidos, existindo a oportunidade de se explorar um dos segredos mais bem guardados de Cascais.
Grutas do Poço Velho reabrem ao público
Informação útil
De 17 de maio a 30 de setembro…
Localização: As grutas ficam na margem direita da Ribeira das Vinhas, a cerca de 500 metros da Praia da Ribeirinha.
Horário de funcionamento:
Sábados, domingos e feriados das 14h00 às 18h00.
Contactos para informações e inscrições:
214 825 190 | [email protected] | [email protected]
Experiência digital
Visitar este sítio arqueológico é uma experiência singular. Contudo, quem não pode deslocar-se até Cascais pode realizar uma visita virtual num passeio em 360º, aqui.
Visita às Grutas do Poço Velho (vídeo)
Vídeo de: Canal Cascais
Leia também:
- NAICA: a Gruta Mágica dos Cristais Gigantes
- Lapa de Santa Margarida: a gruta secreta e sagrada da Arrábida
- As 12 grutas mais bonitas de Portugal
NCultura
Se leu “Grutas do Poço Velho: o segredo de Cascais que já pode visitar” e gostou deste artigo, deixe-nos o seu comentário! Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre Curiosidades no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das viagens, da gastronomia regional, história e curiosidades, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essas temáticas. Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: Língua portuguesa, Lifestyle, Histórias, Receitas, entre outras…