A Golegã é uma vila portuguesa no Ribatejo, famosa pela Feira Nacional do Cavalo. E se gosta de cavalos, natureza e património histórico, então vá até à Golegã.
A Golegã é uma vila ribatejana situada em Santarém. Embora seja muito popular pela sua Feira Nacional do Cavalo,este destino guarda outras atrações para quem o visita.
O património natural, histórico e arquitetónico fazem desta região uma região repleta de encantos e de atividades com interesse para toda a família.
Se está a pensar fazer uma escapadinha e é apoiante do “ir para fora cá dentro”, então a Golegã é a escolha certa para o seu próximo fim de semana prolongado.
História e Património
Esta vila é banhada pelos rios Tejo e Almonda. Apesar de haver muito para ver e fazer neste destino, é incontornável a importância da Feira Nacional de Cavalos, a qual atrai criadores e curiosos das artes equestres, desde o século XVI.
São milhares os que, todos os anos, por volta do mês de novembro, se deslocam até esta região, para participar na sua Feira.
Mas para quem for até à Golegã noutra altura do ano ou, simplesmente, não for grande entusiasta de cavalos, há que dizer que esta vila também é rica em património histórico, social, patrimonial e artístico, a saber:
– igrejas e capelas que merecem uma visita, como a Igreja Matriz (séculos XV e XVI), a Igreja de Nossa Senhora dos Anjos e a Capela de Santo António.
– quintas e solares, como a da Cardiga.
– Casa-Estúdio Carlos Relvas e Museu de Pintura e Escultura Martins Correia (coleção de arte moderna).
– Reserva Natural do Paúl do Boquilobo (maior colónia de garças da Península Ibérica).
Igreja Matriz da Golegã
Datada da primeira metade do século XVI, esta igreja de estilo manuelino tem um pórtico imponente e ostenta a Cruz de Cristo. No interior, destaca-se o trabalho de azulejaria e, sendo a igreja matriz, é o templo religioso mais importante da vila.
Reserva Natural do Paúl do Boquilobo
Esta é “só” a única área protegida portuguesa integrada na Rede Mundial de Reservas da Biosfera da UNESCO.
Nela destacam-se os salgueiros e freixos e, no que respeita à fauna, a colónia de garças, anatídeos, galeirões, limícolas, zorro-comum, coelheiro, piadeira, ruivaco, boga-portuguesa, lontra, toirão, rato de cabrera, entre muitas outras.
Percorrer toda a Reserva pode demorar cerca de 3horas, já que o percurso se estende por 4kms, aproximadamente.
XXI FEIRA INTERNACIONAL DO CAVALO / XLIV FEIRA NACIONAL DO CAVALO
Entre os próximos dias 01 e 11 de novembro, irá ocorrer a Feira Nacional do Cavalo e a Feira Internacional do Cavalo Lusitano, a par com a Feira de São Martinho.
Se nunca foi até este evento, pode esperar ficar a conhecer criadores de cavalos, provas desportivas e atividades para profissionais, mas também amadores e admiradores do universo equestre. Vá até lá e fique a conhecer esta grande iniciativa.
Sugestões da Câmara Municipal da Golegã
Onde comer?
Onde dormir?