Início Cultura Fuja destes 6 erros de português

Fuja destes 6 erros de português

Palavras da língua portuguesa que começam com a letra “P” e que são escritas erradamente. Fuja destes 6 erros de português que muitos cometem.

Fuja destes 6 erros de português
Fuja destes 6 erros de português

Palavras da língua portuguesa que começam com a letra “P” e que são escritas erradamente. Fuja destes 6 erros de português que muitos cometem.

Os fiéis seguidores das publicações realizadas no sítio do N Cultura facilmente constatam o nosso carinho pela língua portuguesa. De forma a contribuir para a diminuição drástica dos erros de português, o N Cultura tem vindo a publicar uma série de artigos, apresentando alguns dos erros mais frequentes em palavras começadas com determinada letra.

Serão 26 artigos (estes erros vão de A a Z) na totalidade. A cada artigo está destinada uma das letras do alfabeto. O presente artigo focará toda a sua atenção na letra “P”. Vejamos, então: Língua portuguesa: 6 erros comuns de português com palavras começadas pela letra “P”.


Leia também: Erros de português frequentes e graves que muitos cometem


6 erros de português com palavras começadas pela letra “P”

Perda

Vem do latim perdĭta, perdida, particípio passado feminino de perder. Ato ou efeito de perder, privação de uma coisa que se possuía. Carência, extravio, mau sucesso.

Perda pode também ser referência a dano, prejuízo, destruição, ruína ou morte. Pode usar-se este termo num contexto de fuga de um líquido ou fluído presente num frasco ou recipiente.

É um erro muito frequente dizer ou escrever “perca” em vez de perda.

Privilégio

Do latim privĭlegiu, “lei excecional”. Direito ou vantagem concedida exclusivamente a alguém ou pequeno grupo. Diploma que confere essa vantagem ou regalia. Privilégio pode ser entendido como prerrogativa ou como imunidade. Condão.

Um privilégio creditório é faculdade que a lei concede a certos credores de serem pagos com preferência a outros, independentemente do registo dos seus créditos.

É um erro muito frequente dizer-se ou escrever-se “previlégio” ou “privilegio”.

Puxar

Do latim pulsāre, “empurrar”. Atrair para si, deslocar, arrastar. Exercer tração. Fazer sair usando a força, tirar, arrancar. Puxar também significa tornar retesado, esticar, tirar de dentro, sacar.


Leia também: As 10 palavras que originam mais erros de português


Outros significados são: estimular, provocar, fazer, aparecer, avivar, reclamar, exigir. Ter vocação para algo, inclinar-se ou tender. Parecer-se com algo ou alguém.

É um erro frequente escrever “puchar”.

Pichar

Pichar é revestir ou tapar com piche. Escrever ou rabiscar em fachadas de edifícios, muros, paredes e outras superfícies. No sentido coloquial, pichar significa dizer mal de algo ou alguém.

É um erro comum escrever “pixar”.

Prezado

Particípio passado do verbo prezar. Significa muito querido, muito estimado.

É um erro muito frequente escrever “presado”.

Perturbação

Do latim pertubatiōne, com o mesmo sentido. Perturbação é o ato ou efeito de perturbar. Significa interferência, contributo para a alteração da ordem, agitação, confusão, tumulto. Desassossego, transtorno, abalo.

Sentir uma perturbação é a perda de controlo ou de equilíbrio, uma tontura. Na medicina, é o desarranjo que ocorre numa determinada função psíquica ou orgânica.

É um erro muito frequente dizerem ou escreverem “preturbação” ou “pretubação”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.