Há erros que pode estar a cometer quando cozinha frango no forno. Saiba quais são e deixe de preparar frango assado duro e seco. Cozinhar frango no forno não é uma missão impossível. Porém, para conseguir um prato saboroso e suculento, precisa de evitar alguns erros que podem arruinar a sua refeição.
É possível conseguir um frango assado super saboroso, macio, suculento e com uma pele bem tostada e crocante. Contudo, há que respeitar algumas regras e, sobretudo, fazer algumas escolhas sensatas na hora de escolher os ingredientes a utilizar.
Se quer surpreender toda a família com um assado de frango absolutamente irresistível, então este artigo interessa-lhe e muito. Confira alguns dos erros mais frequentes e saiba como preveni-los de maneira muito prática e simples. Siga as nossas dicas para assados de frango como os de um chef!
Frango assado duro e seco? Evite estes erros comuns
Cozinhar o frango congelado
Retirar o frango do congelador para o forno não é recomendável, pois a carne ficará seca e sem sabor. Deve deixar a carne pelo menos 1 hora à temperatura ambiente e, preferencialmente, mariná-la convenientemente.
Só assim é que os temperos e as especiarias são capazes de penetrar adequadamente na pele do frango, oferecendo-lhe todo o sabor.
Após marinar, é que pode levar ao forno, bem escorrido de qualquer água ou suco.
Não marinar
Já falámos da importância de marinar o frango, caso contrário até pode ter uma carne suculenta, mas sem sabor. Para temperar, deve usar sal e especiarias, podendo ainda acompanhar a carne com um molho suave.
A marinada deve durar algumas horas, de modo a entranhar bem na peça de carne. A seleção das especiarias pode seguir o seu gosto ou optar por frascos com uma combinação de temperos própria para frango. Pode usar especiarias secas ou frescas e, ainda, complementadas com outros ingredientes como:
- kefir, creme azedo e outros produtos lácteos;
- molho de soja ou teriyaki;
- mel;
- mostarda, adjika.
Há ainda quem prepare marinadas com vinho, sumo de laranja, ketchup ou molho de tomate. Contudo, é preciso ter cautela com ingredientes ácidos que tornam a carne do frango mais dura. Neste caso, a marinada não deve durar mais de 2 horas.
Colocar o peito do frango voltado para cima
Se levar o frango ao forno com o peito virado para cima, ele irá secar. Isso vai obrigar a que esteja constantemente a regar o frango com azeite ou com a gordura libertada durante a assadura.
Contudo, se simplesmente colocar o frango com o peito voltado para baixo, irá conseguir uma carne suculenta, sem ter de estar constantemente a regá-la com gordura. Outra dica a considerar é dispor rodelas de cebola, de cenoura e de batata por baixo do frango, para que ele não “agarre” ao recipiente. Além disso, estes são ótimos acompanhamentos para um assado de forno. Só no final da assadura é que deve cobrir a pele do frango com mel ou juntar-lhe mostarda, de modo a formar uma crosta bonita e bem tostada.
Atar o frango
As diferentes partes do frango não cozinham todas da mesma forma, pois se há umas ricas em carne, há outras partes apenas com osso e papel. É este o caso das asas que, por isso, devem ser cortadas e embrulhadas em papel de alumínio. Esta é uma maneira de evitar que as extremidades do frango queimem.
Comprar frangos já velhos
Para assar, deve preferir frangos jovens, caso contrário é mais provável ter uma carne insípida, seca e dura. Os frangos têm um sistema muscular já desenvolvido e, por isso, as suas fibras são mais grossas e duras, mantendo-se resistente, mesmo depois de horas de marinada.
Os frangos mais jovens, apesar de terem menos sabor, são mais tenros para cozinhar. Logo, só tem de investir numa boa marinada
Não lavar, nem secar
Mesmo antes de marinar, o frango deve ser bem lavado e seco com uma toalha ou com pele de cozinha. Só assim garante que elimina toda a sujidade e sabores indesejados, deixando, no entanto, a carne seca o suficiente para absorver as especiarias da marinada.
Para garantir uma pele bem tostada e bonita, também deve hidratar convenientemente a pele, aplicando alguma gordura, como maionese, creme azedo ou manteiga.
Cozinhar um frango grande de mais
Os frangos muito grandes são mais difíceis de cozinhar e de conseguir uma carne saborosa e suculenta. Basicamente, enquanto as asas já queimaram, as coxas ainda não estão devidamente cozinhadas.
Assim, frangos com mais de 4 a 5 kgs não são uma boa escolha. Prefira aves de capoeira que tenham até 2,5 a 3 kgs.
Se não tiver possibilidade de escolher e tiver um frango grande para cozinhar, é preferível cozê-lo a vapor e, depois, fritá-lo até dourar.
Tirar do forno e cortar
Após retirar o frango do forno, não deve cortá-lo logo. Primeiro, deve tapá-lo com uma tigela ou panela, durante 15 a 20 minutos. Assim, a humidade, vai distribuir-se por toda a carne e amaciar mesmo as extremidades do frango. Caso não o faça, os sucos do frango vão começar a ser expulsos para fora da carne.
NCultura
Se leu “Frango assado duro e seco? Evite estes erros comuns” e gostou, deixe-nos o seu comentário!
Se o tema explorado neste artigo é do seu interesse, pode procurar outros artigos sobre truques e dicas. Há vários no NCultura que serão do seu agrado. Se tem interesse em saber mais sobre outros temas que não encontra no NCultura, pode sempre deixar-nos sugestões sobre temáticas que possam ser exploradas.
Se sente uma paixão imensa pela Cultura, visite-nos diariamente. Terá muitos artigos no NCultura que irá adorar! Deixe-se apaixonar pelo NCultura e explore as diferentes temáticas aqui presentes. Entre elas estão áreas como: turismo e viagens, língua portuguesa, cultura, histórias, gastronomia, entre outras…