A aldeia portuguesa de Foz d’Égua é absolutamente encantadora e bem podia inspirar a obra de J. R. R. Tolkien ou servir como cenário do brilhante filme de Peter Jackson, ‘Hobbit’.
Em Portugal, existem muitos locais que possuem um encanto verdadeiramente incomum. Existem no nosso país diversos destinos de sonho para férias ou escapadinhas, embora muitos optem por procurar destinos mais paradisíacos como a Ilha da Madeira e o Algarve, outros preferem o rebuliço das grandes cidades, onde facilmente se pode chegar a todo o lado.
Os aventureiros atrevem-se a explorar a riqueza fascinante que se encontra por Portugal, destinos menos conhecidos, mas que se revelam verdadeiramente surpreendentes e deslumbrantes. Uma das pérolas que é desconhecida pela maioria dos portugueses é uma aldeia chamada Foz d’Égua, um presente da Natureza.
Foz d’Égua: uma aldeia Hobbit em Portugal
Localização
Foz d’Égua é uma aldeia que muitos desconhecem, mas que todos deveriam conhecer. Quem quiser visitá-la, só tem que penetrar no coração da Serra do Açor, mais precisamente no concelho de Arganil.
Foz d’Égua é uma aldeia pitoresca de muitos encantos, vizinha de uma aldeia igualmente encantadora, mas bem mais famosa, a aldeia de Piódão (que se encontra a apenas 4 km da “aldeia presépio”).
Também se encontra bem próxima da aldeia Chãs d’Égua. A sua população encontra-se numa faixa etária já envelhecida. Não sendo uma aldeia onde se deseje viver, é perfeita para visitar.
Beleza natural
A beleza de Foz d’Égua é única, sendo mesmo uma das aldeias mais encantadoras do país. Uma paisagem fantástica e deslumbrante, onde as casas integram um espaço que revela uma Natureza com uma beleza incomum e com uma fauna e flora local ricas e diversificadas.
Comparação com o mundo J. R. R. Tolkien
A estrutura arquitetónica é tão característica que esta aldeia é constantemente comparada com Hobbiton, a aldeia onde Frodo e outros Hobbits viviam e que surge no filme “Senhor dos Anéis”.
A beleza natural é o cenário deslumbrante desta aldeia que parece extraída do filme ‘Hobbit’, que é outro filme realizado por Peter Jackson, sendo mais uma brilhante produção que foi baseada na genial obra de J. R. R. Tolkien e que retrata a aldeia Hobbiton, tendo como protagonista Bilbo Baggins.
Características
A aldeia Foz d’Égua encontra-se coberta de xisto e de lousa. Há casas abandonadas e habitantes que, estando hoje envelhecidos, souberam desde sempre preservar a estrutura única da aldeia, sem fazerem com que ela perca os seus encantos.
As casas desta bela aldeia são escuras, com uma beleza que se integra perfeitamente na natureza envolvente. A vegetação densa da serra contribui para que Foz d’Égua se revele uma aldeia deslumbrante, com uma paisagem pitoresca. Existem ainda pontes de xisto, que contribuem para a criação de cenários encantados.
Foz d’Égua é uma aldeia que deve ser explorada ao milímetro, pois o visitante deve procurar perder-se pelas pitorescas ruelas, desfrutar do cenário único, onde as pontes de pedra e as casas de xisto que se encontram dispostas em socalcos casam perfeitamente com a Natureza envolvente.
Assim, facilmente se percebe como a aldeia pitoresca Foz d’Égua é tratada como a aldeia hobbit portuguesa, pois retrata um cenário encantado.
Pontos de interesse
No topo da aldeia hobbit portuguesa, pode ser encontrado um pequeno altar, que representa o presépio no topo da povoação.
A praia fluvial
Esta é outra atração presente na aldeia, sendo uma atração que se torna de visita obrigatória no verão. Aproveite o momento para dar uns mergulhos ou simplesmente descansar.
O som da água cristalina proveniente da ribeira contribui para uma apresentação da Natureza no seu estado puro. Este cenário permite fechar os olhos, relaxar e esquecer compromissos e trabalho, ao mesmo tempo que se recuperam energias.
A praia fluvial permite o encontro da ribeira de Piódão com a ribeira de Chãs d’Égua, indo em direção ao rio Alvoco.
O santuário
O santuário encontra-se no topo, dando acesso a uma paisagem deslumbrante, onde a Natureza verdejante adquire natural protagonismo. A escultura de Nossa Senhora presente na Igreja é um dos seus atrativos.
Outros destaques
Ver os dois moinhos de xisto e o lagar são outras atrações locais.
As pontes locais
A ponte de madeira suspensa e as pontes de pedra revelam-se locais de passagem obrigatória, sendo cenários de fotos verdadeiramente encantadoras.
Aldeias circundantes
Foz d’Égua é um destino perfeito para quem é um fervoroso adepto da Natureza. Ideal para os que optam pela aventura e que gostam de explorar aldeias pitorescas.
Quem visita Foz d’Égua fica verdadeiramente deslumbrado, mas costuma aproveitar a oportunidade para visitar as aldeias circundantes de Piódão e de Chãs d’Égua.
A aldeia histórica do Piódão é conhecida como a aldeia presépio, encontrando-se a apenas 2,2km de Foz d’Égua. Aproveite para visitar o Museu do Piódão e para ver um dos patrimónios locais mais encantadores, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.
Outros pontos de interesse nas proximidades
A Praia Fluvial de Alvoco das Várzeas encontra-se a apenas 6,4km, revelando-se outra experiência interessante. A apenas 7,1km, pode encontrar a Cascata do Poço da Broca, que muitos adoram visitar. O Castelo de Avô que se situa a 9,3km da aldeia hobbit é outra atração nas proximidades.
Foz d’Égua é a aldeia hobbit portuguesa, sendo um destino verdadeiramente encantador. Esta aldeia encontra-se num estado de conservação inacreditável, parecendo cenário de um filme.
Quem visita esta aldeia portuguesa forma memórias que nunca serão esquecidas, encontrando-se sempre algo sobre o que falar. Foz d’Égua merece uma visita em qualquer altura do ano, mas é especialmente indicada para visitar em dias quentes, na primavera ou no verão.
Leia também:
- A mítica Capela do Senhor da Pedra
- Igreja de Válega é a igreja mais bonita de Portugal?
- Piódão é uma das aldeias mais bonitas de Portugal
NCultura
Se gostou do nosso artigo, deixe-nos a sua opinião nos comentários!
Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre Destinos e viagens no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das viagens, da gastronomia regional fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essa temática. Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: Língua portuguesa, Lifestyle, Histórias, Receitas, entre outras…