Fique a conhecer um fenómeno geológico verdadeiramente deslumbrante, a Fórnea. Um anfiteatro esculpido pela Mãe Natureza.
A Natureza tem sempre uma capacidade incrível para nos surpreender, conseguindo apresentar-nos coisas assombrosas. O tempo, o mar, o vento, entre outros elementos são protagonistas que permitem o surgimento de verdadeiras obras de arte naturais.
Por isso, há quem defenda que a Mãe-Natureza seja o melhor escultor, criando obras que conseguem criar em nós um impacto arrebatador. Fique a conhecer um fenómeno geológico verdadeiramente deslumbrante, a Fórnea.
Fórnea, um deslumbrante fenómeno geológico em Porto de Mós
Localização
A Fórnea consiste num fenómeno geológico que se encontra em Porto de Mós. Trata-se de
um anfiteatro encantador que foi esculpido pela Natureza. A Fórnea encontra-se inserida no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros.
Características
Este anfiteatro tem 500 metros de diâmetro e 250 metros de altura, por isso apresenta uma grande monumentalidade. O seu aspeto torna este fenómeno geológico num anfiteatro natural que é digno de visita.
A sua formação
Esta depressão do solo é fruto do tempo. O resultado de erosões provocadas por milhões de anos. Atualmente, a fórnea encontra-se rodeada por cursos de água, mais especificamente por ribeiras temporárias, afluentes do Rio Lena, do Rio Cabrão e do Ribeiro da Fórnea. Estes unem-se para formar o Rio Alcaide.
O nome
Os locais chamam a este fenómeno geológico “Fórnea”. O nome dado a este anfiteatro natural deve-se ao seu formato, uma vez que se assemelha a um forno.
Beleza
A Fórnea é um estranho fenómeno geológico. Parece mesmo um anfiteatro natural. O seu aspeto é curioso. Ela assemelha-se a um buraco gigante criado no chão. Este espaço liga Chão das Pias a Alcaria.
A beleza da sua forma incomum torna Fórnea numa atração. O facto de se encontrar num espaço encantador torna este local ainda mais popular. A paisagem natural que circunda este fenómeno geológico torna a experiência de visitar este local algo único, imperdível. Todos deviam fazê-lo, pelo menos uma vez na vida. Não se iriam arrepender.
O Percurso Pedestre
Existe um Percurso Pedestre que nos permite conhecer esta atração natural. Na estrada que permite ligar Porto de Mós a Minde, encontra-se a povoação de Zambujal de Alcaria. Neste local, está presente uma seta que assinala o percurso pedestre da Fórnea.
Este caminho é realizado em boa companhia. Surge paralelo ao curso da Ribeira da Fórnea, por meio de um olival. Ao longo do percurso, há poucos vestígios de intervenção humana na paisagem que o acompanha, o que torna o cenário particularmente encantador.
Por isso, se quer conhecer este anfiteatro natural, o melhor a fazer é carregar a mochila com água e snacks nutritivos e preparar-se para uma aventura. Esta é melhor forma de conhecer esta região. Por isso, está na hora de calçar as sapatilhas e vestir roupa confortável, de forma a fazer este percurso terrestre.
Não se preocupe. Este é um percurso terrestre bastante linear e de fácil acessibilidade. O percurso estende-se ao longo de 1 km. Não leva demasiado tempo a ser percorrido; apenas uma hora, sensivelmente.
A beleza e as atrações obrigam-nos a fazer o percurso vagarosamente. Os encantos colocados à disposição pela Mãe-Natureza são tantos que devemos fazer o percurso com tranquilidade, de modo a podermos apreciar o tesouro natural que está perante nós.
Riqueza de fauna e flora
Ao longo do percurso, encontrará grande riqueza de fauna e flora. Poderá observar figueiras, loureiros, medronheiros e até algumas zelhas, que se trata de um tipo de árvore que é rara no nosso país.
Também poderá confirmar que há uma grande riqueza de vida animal, sendo possível observar diversas espécies incomuns para o cidadão citadino. Por exemplo, poderá observar mamíferos como a raposa, doninha, texugo e ouriço-cacheiro.
Além disso, ao longo do percurso, também poderá observar animais como a lagartixa-do-mato, águia-cobreira, aves peneireiro-de-dorso-malhado, tentilhão-comum, milheiriça, verdilhão, entre outros.
Atrações imperdíveis
Ribeira da Fórnea
A beleza do local é fascinante.
Conglomerados
Eles situam-se no leito da ribeira.
A cascata
A beleza da cascata merece a nossa atenção.
A Cova da Velha
Trata-se do ex-libris local. Consiste numa cavidade penetrável que se situa na Fórnea e que se estende ao longo desta falha onde se encontram também lagos e sifões.
Fórnea – Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros
Vídeo de: SKYNETLIS DRONES
Outros pontos de interesse
Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (PNSAC)
Este parque tem 35 mil hectares. O Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros foi criado em 1979. O PNSAC cobre mais de dois terços do maciço calcário da Estremadura. Trata-se mesmo da maior área de calcário de Portugal.
A experiência de passear pelo parque revela-se bastante encantadora, pela beleza local e pela sensação de liberdade pura. Ao longo da caminhada, poderá ver muitos muros de pedra, os chamados “chouços”. Estes muros tanto ajudam a dividir as propriedades, como são úteis para recolher o gado.
As pequenas casas presentes nos campos são outra atração local. Antigamente, eram usadas para proteger os pastores do mau tempo.
Miradouro Jurássico de Alqueidão da Serra
O Miradouro Jurássico de Alqueidão da Serra encontra-se a cerca 500 metros de altitude, em pleno Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros. Este local revela-se um ponto de observação incrível sobre a região. A partir do Miradouro Jurássico de Alqueidão da Serra poderá ver o Castelo de Porto de Mós, o Mosteiro da Batalha ou o Castelo de Leiria.
Este miradouro é composto por blocos de calcário. Estes blocos representam as principais épocas do período jurássico. Trata-se de uma obra de arte, criada pelos humanos, com o objetivo de homenagear uma época que trouxe ao concelho diversos recursos naturais, nomeadamente: rochas, rios, grutas, flora e fauna. Esta riqueza natural permitiu o desenvolvimento de várias atividades, industriais e turísticas.
Grutas de Santo António
Estas grutas foram descobertas em 1955, por um mero acaso. Reza a lenda que foi um jovem que quando perseguiu o esvoaçar de uma ave, percebeu que esta escapou por entre a vegetação.
No entanto, o jovem era teimoso e decidiu continuar essa perseguição. Foi essa teimosia que permitiu descobrir a gruta. Posteriormente, a gruta foi explorada pelos trabalhadores de uma pedreira.
A área da sala principal da gruta impressiona. Apresenta-se cheia de formações calcárias de estalactites e estalagmites. Como elas se encontram muito próximas, conferem uma beleza natural rara.
… e Grutas de Alvados
Existe um corredor de pequenas dimensões que permite o acesso às Grutas de Alvados. Estas grutas foram descobertas em 1964 pelos trabalhadores das pedreiras, que se aperceberam do eco criado pelas pedras ao cair.
Leia também:
- Portugal tem um dos fenómenos naturais mais espetaculares do mundo
- Monte Brasil: uma obra-prima da natureza em Portugal
- 10 estranhos fenómenos da natureza em Portugal
Porto de Mós
Porto de Mós trata-se de outra atração. O “porto das mós” define-se tradicionalmente pelo desenvolvimento de tecnologias rurais da moagem em azenhas. Posteriormente, em moinhos de vento, com as suas costumadas mós.
Trata-se de um elemento que representa a própria vila. Atualmente, a vila revela-se uma local fascinante, repleto de curiosidades históricas e de muitos encantos.
O Castelo de Porto de Mós é uma das melhores atrações que poderá encontrar por aqui. Trata-se mesmo de um dos melhores exemplares de arquitetura militar e residencial. Esta construção foi criada nos estilos gótico e renascentista.
O castelo destaca-se também pela sua localização, encontrando-se numa posição elevada, soberana. Ele apresenta-se 148 metros acima do nível do mar, surgindo isolado como o herói que protege a vila de Porto de Mós. A partir deste local, é possível avistar o vale do Lena e a serra dos Candeeiros.