Início Tradições Feira da Foda 2020: já viu o cartaz oficial?

Feira da Foda 2020: já viu o cartaz oficial?

É uma das feiras mais “picantes” que o país tem e já apresentou o seu cartaz. O Cartaz Oficial da Feira da Foda 2020 já foi apresentado e é muito cativante...

Feira da Foda 2020
Feira da Foda 2020: já viu o cartaz oficial?

É uma das feiras mais “picantes” que o país tem e já apresentou o seu cartaz. O Cartaz Oficial da Feira da Foda 2020 já foi apresentado e é muito cativante…

Uma das feiras mais “picantes” que o país tem já apresentou o seu cartaz. A ousadia do nome ajudou ao sucesso do evento, mas não é essa a única razão da sua popularidade. A Feira da Foda tem conquistado cada vez mais visitantes, ano após ano.

A Feira da Foda 2020 deu a conhecer o seu cartaz para o evento que se irá realizar em março do próximo ano. Compreende-se toda a excitação com este evento, embora ainda nem sequer se conheça o programa… Quanto ao cartaz, esse é… lindo!

Monção
Feira da Foda 2020: já viu o cartaz oficial?

O cartaz

A 4ª edição da Feira da Foda está marcada para os dias 20, 21 e 22 de março de 2020. O cartaz oficial foi apresentado na passada terça-feira. A imagem do animal não difere muito da do cartaz deste ao.

Contudo, há um tratamento diferente da imagem do animal, o qual surge agora com o fundo de um campo verdejante. O destaque vai para o que é mais importante, o prato que deu nome ao evento: a Foda à Monção (especialidade que tem por base o cordeiro).

Além disso, são realçados 4 conceitos relevantes para o evento: Feira, Gastronomia, Tradição e História. Como se pode ver pelas letras a negrito, é possível escrever a palavra “Foda” colocando estes conceitos numa determinada posição. Isso mesmo é exposto no cartaz.

O novo cartaz da Feira da Foda 2020 promete!…

Monção
Feira da Foda 2020: já viu o cartaz oficial?

O nome

O nome Feira da Foda, pela sua ousadia, é mais picante que uma malagueta ou wasabi. A origem do nome do evento está relacionada com o nome do prato mais típico do concelho.

Foda à Monção é o nome pelo qual é conhecido pelos locais o prato de Cordeiro à Moda de Monção. Este prato típico, que inspirou o nome da Feira da Foda, foi elevado, ano passado, a uma das 7 Maravilhas de Portugal à Mesa.

Feira da Foda 2020
Feira da Foda 2020: já viu o cartaz oficial?

FF20

A Feira da Foda 2020 já está agendada. Ninguém vai querer perder a oportunidade de estar na freguesia de Pias, em Monção, local onde será realizada a próxima edição da Feira da Foda.

Desde a sua criação, o seu crescimento tem sido substancial. O melhor ano foi, até agora, 2019, com números bem reveladores do êxito do evento mais conhecido de Monção. Esperavam-se 25 mil visitantes, mas este ano esse número foi largamente superado. Espera-se, por isso, que no próximo ano os números sejam ainda mais simpáticos.

Feira da Foda 2020
Feira da Foda 2020: já viu o cartaz oficial?

Sucesso

O sucesso, com a afluência, implica mudanças. O crescimento do evento Feira da Foda leva a que seja necessário recorrer a algumas alterações para sustentar esse sucesso e promover, assim, o desejado desenvolvimento. Por exemplo, é provável que na próxima edição o certame apresente uma tenda redesenhada.

O espaço poderá superar os 3.400 metros quadrados, números relativos à sua área coberta. Os visitantes terão à sua disposição mais de 1.200 lugares sentados, podendo recorrer a pelo menos 6 pontos de venda de cordeiro.

Feira da Foda 2020
Feira da Foda 2020: já viu o cartaz oficial?

História

A Feira da Foda teve o seu início no ano de 2017 e, desde o primeiro ano, demonstrou ter caído no “goto” das pessoas, pois tornou-se de imediato num dos principais eventos culturais e gastronómicos do concelho de Monção.

Nota: Compreende-se que haja grande excitação perante a iminência de uma Feira da Foda 2020. Ainda é desconhecido o programa destinado à próxima edição, mas estará para breve a sua divulgação.

Feira da Foda 2020
Feira da Foda 2020: já viu o cartaz oficial?

Receita

Cabrito assado à moda de Monção

Ingredientes

– 4 dentes de alho

– 1 ramo de salsa

– 1 folha de louro

– 1kg de cabrito (cortado em pedaços)

– 3 dl vinho branco

– 0,5 dl de azeite

– 1 c. de chá com pimentão-doce

– Sal e pimenta q.b.

Para o arroz

– 2 Dentes de alho

– 1 Cebola

– 500g de arroz

– 60g de presunto

– 0,5 dl de azeite

– 1 Cubo de caldo de carne

– 1 c. de sopa com açafrão em pó

– Pimenta q.b.

– Sal q.b.

Feira da Foda 2020
Feira da Foda 2020: já viu o cartaz oficial?

Modo de preparação

Coloque num tabuleiro o cabrito (cortado em pedaços).

Tempere o cabrito com os dentes de alho picados, o pimentão-doce, o sal e a pimenta.

Junte o azeite, a folha de louro e um ramo de salsa.

Regue com o vinho branco.

Envolva bem todos os ingredientes e deixe a marinar no tabuleiro por 30 minutos.

No forno (pré-aquecido a 180°C), coloque o tabuleiro por 45 minutos.

De vez em quando, vire os pedaços de carne.

Se achar necessário, adicione aos poucos água.

 Prepare o arroz:

Descasque a cebola e pique-as em pequenos cubos.

Retire a pele dos dentes de alho e pique-os.

Remova a gordura ao presunto e corte-o em pequenos cubos.

Coloque a ferver 1 litro de água temperada com sal e pimenta.

Junte-lhe o caldo de carne e o açafrão. Quando estiver pronto, reserve.

Num outro tacho, aqueça o azeite e refogue os dentes de alho e a cebola. Junte o presunto.

Acrescente o caldo anterior. Junte o arroz. Mexa e tape.

Leve ao forno por 20 minutos.

Retire do forno, coloque por cima o cabrito. Está pronto a servir.

Márcio Magalhães
Um Mestrado em Ensino não fazia prever o percurso consolidado e bem sucedido no marketing digital e na produção de conteúdos, com publicação regular de artigos em diversas plataformas. (exclusivamente responsável pelo conteúdo textual)

4 COMENTÁRIOS

  1. Como sou um brasileiro e gosto muito desse negócio, só agora após a leitura é que viemos entender um pouco às nossas diferenças culturais.
    Pois palavras e seus significados tanto aí quanto além mares, nos deixam horas exultantes e horas acachapados com diferenças.
    O mais e importante é saber e aprender o quanto essas diferenças nos aproxima e. nós entrelaçados como nações irmãs tanto pela diversidade cultural bem como pelos gostos e paladares.
    Aqui no Piauí,. região nordeste nós temos a “Festa do Bode” realizada anualmente em diversas cidades, dentre às quais a da cidade de Picos-Pi, não apenas no “Festival do Bode”, mas, no ano podemos degustar um suculento e saboroso “BODE” de maneiras à escolha do freguês: Assado na brasa, Cozido e frito na panela e conhecer e saborear e nunca querer pagar de comer o bode do Brasil….

  2. Eu como brasileiro e apaixonado que sou pelo tema “Foda”, já estava más que super excitado com o título do “Festival da Foda”.
    Só não fiquei totalmente decepcionado, por que ao final da leitura da matéria compreendi que em parte se complementam por se tratar de alimentação saudável.
    Eu, também fico muitas vezes tonto por que tantas às diferenças nos idiomas, já que dá mesma origem linguística.
    Quanto ao “Festival da Foda”, além do título ser pitoresco e chamariz, mostra com determinação a cultura da região com o destaque de sua verdadeira gastronomia.
    Aqui na região nordeste do Brasil, com muito destaque para o nosso Piauí, temos a famossíma “Festa do Bode”, quando movimenta muito as cidades ok são realizados.
    Picos-Pí ( Cidade Modelo) o maior centro comercial do interior do Piauí, você pode apreciar nossa iguaria o ano todo em diferentes formas de preparo:
    Bode assado na brasa, bode cozido no leite côco, bode cozido simples e bode assado na panela e Maria Isabel…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.