Beleza, tranquilidade e felicidade a uma reserva de distância. Faça uma escapadinha até Óbidos e deslumbre-se. Vai ver que não se vai arrepender. Óbidos tem tudo para ser o seu próximo destino, se ainda não escolheu onde fazer a sua próxima escapadinha. O património nas mais diversas áreas encanta.
Em Óbidos, poderá deliciar-se com a sua história, com a sua cultura, com as suas tradições, com a sua Natureza e, entre outras coisas, com a sua gastronomia. O festival de chocolate e a sua famosa ginja são apenas duas formas de adoçar a boca para uma visita memorável.
Se é daquelas pessoas que sente um certo gozo em causar inveja nas redes sociais, demonstrando a felicidade de estar em sítios especiais, então faça favor de se munir com máquina fotográfica e máquina de filmar (embora o telemóvel seja uma alternativa que, nos dias de hoje, assegura qualidade)!
Em Óbidos, não faltam locais e monumentos de rara beleza que certamente contribuirão para abrilhantar as suas fotos e filmagens nesta vila. O castelo de Óbidos é o ex-libris da região e é encantador.
Infelizmente, não é possível visitá-lo por dentro, pois o castelo foi transformado numa Pousada Histórica (ainda na década de 50). Contudo, é possível visitar a Cerca, o Jardim e o Terraço/ Miradouro que está situado à frente do Castelo.
A vila
Além do castelo, entre os espaços que geram fascínio a quem visita Óbidos, existe o pelourinho e telheiro, a Porta da Vila ou a Porta do Vale. E que tal a experiência de percorrer toda a muralha em volta da vila? É interessante e possível, mas só se aguentar uma caminhada de duas horas e fazer um percurso de 1,5km.
Uma das coisas obrigatórias para quem visita a vila é ir à Rua Direita, a Rua Principal, que faz a ligação entre a porta da Vila e o Paço dos Alcaides. Outra coisa a fazer é ir à procura da “Ginjinha de Óbidos”, parte da essência da vila, um licor de sabor forte e bem perfumado que deixa muitos dos que visitam a localidade absolutamente encantados.
Para aqueles que têm familiares a aguardar sempre um presente, a Ginjinha de Óbidos cai que nem ginjas…
Arquitetura religiosa
No centro histórico de Óbidos, existe ainda arquitetura religiosa de grande beleza, nomeadamente Igreja de São Tiago, Igreja da Misericórdia, Igreja de São Pedro, Igreja de São João Baptista, Igreja de Santa Maria, Santuário do Senhor Jesus da Pedra. A Ermida da Ordem Terceira de São Francisco revela-se outro ponto de interesse para quem visita a vila.
Existem, ainda, outras opções no concelho de Óbidos, mas fora do centro histórico, tais como: Capela do Santíssimo Sacramento (A-dos-Negros), Igreja Nossa Senhora da Aboboriz (Amoreira), Igreja do Sagrado Coração de Jesus (Olho Marinho) e Igreja Nossa Senhora da Piedade (Vau).
Atividades culturais
Existem pessoas que não prescindem de experiências culturais, mesmo em momentos em que fazem uma escapadinha. Pessoas que gostam de conhecer os vários museus espalhados pelo país devem saber que, em Óbidos, existem espaços emblemáticos que parecem ser visitados por quem procura arte e cultura.
A Galeria Nova Ogiva é interessante; a Oficina do Barro é outra opção que pode proporcionar um momento agradável; a Casa José Saramago é um dos espaços mais atrativos e, normalmente, suscita interesse a quem visita a cidade.
Entre os museus presentes na vila, estão o Museu Municipal de Óbidos e, também, o Museu Paroquial e o Museu Abílio de Mattos e Silva.
Festas e Eventos
Mas nem só de cultura vive o homem e é sempre imprescindível encontrar momentos de descontração. Em Óbidos, existem alguns eventos temáticos que chamam inúmeras pessoas à vila.
Entre eles estão, naturalmente, a Semana Santa, o Mercado Medieval e a Semana Internacional de Piano. Para quem tem crianças, não há eventos mais indicados do que visitar a Vila Natal ou ir ao Festival de Chocolate.
Onde passar a noite?
Para os que não prescindem de assegurar conforto para a sua estadia, sem abdicar do que a vila tem de melhor, existem algumas opções que permitem que tenha tudo o que se deseja:
Josefa D Óbidos – Hotel (Rua D. João De Ornelas);
Pousada Castelo de Óbidos (Paço Real, 2510-999 Óbidos);
Hotel Casa Das Senhoras Rainhas (Padre Nunes Tavares, 6, 2510-070 Óbidos);
Exe Vila D’Óbidos (Quinta Santo Antão, Estrada Nossa Senhora da Luz, 251).
Existe também outra opção. A Casa do Forno que é uma casa de férias, mas que possui o conforto necessário para uma estadia tranquila em Óbidos.
Onde ir para provar a gastronomia local?
Existem em Óbidos muitos espaços que permitem o contacto com a gastronomia local. Embora também não faltem espaços para fazer a sua refeição (pizza, hambúrgueres, etc.), convém escolher locais onde se possa ficar a conhecer melhor Óbidos, pois pela gastronomia também se experiencia e descobre uma localidade.
Existem espaços onde pode passar para comer, mas também para conviver com as pessoas, como os bares e tascas. É uma opção interessante que pode proporcionar boa comida e um bom momento de descontração. Entre eles destacam-se:
Vintage (Rua Direita nº 41);
JÁ!MON JÁ!MON (Rua da Biquinha, Largo do Chafariz Novo);
The Literary Gin Bar (na Rua D. João de Ornelas, no hotel);
Bar Humus (na Rua D. João de Ornelas, no hotel).
Entre os espaços que representam bem a cidade, estão restaurantes como, por exemplo: Alcaidaria – Mor (Praça Dr. Azeredo Perdigão, 6 – 8);
Restaurante N´Aldeia (Aldeia dos Pescadores S/N – Bom Sucesso);
Memória – Restaurante & Wine Bar (Rua Direita, 10);
Taberna Viracopos (Rua Dr. Amílcar Campos, nº 13 Amoreira);
The History Man, Casa de Pasto (na Praça de Stª Maria).
Esta opção permite usufruir da refeição com outra qualidade, podendo até ser uma experiência gastronómica mais romântica.
Vídeo de: Karl Neusinger
cultura.pt, é o nome da rubrica.
Hoje, dia 13 de Outubro de 2020, o artigo está datado de Outubro 13, 2019, e assinado por Teresa Santos.
1º parágrafo:
Beleza, tranquilidade e felicidade a uma reserva de distância.
4º e 5º parágrafo:
O castelo de Óbidos … é encantador.
Infelizmente não é possível visitá-lo por dentro, pois o castelo foi transformado numa Pousada Histórica, contudo é possível visitar a Cerca, … E que tal a experiência de percorrer toda a muralha em volta da Vila?
… parágrafos:
Onde ir para provar a gastronomia local?
Embora também não faltem espaços para fazer a sua refeição (pizzas, hambúrgueres) … pois pela gastronomia também se experiencia e descobre uma localidade.
Existem espaços onde pode passar para comer, mas também para conviver com as pessoas, como bares e tascas. É uma opção interessante que pode proporcionar comida e um bom momento de descontração …
Entre os espaços que representam bem a cidade, estão restaurantes, como … .
CULTURA é realmente muito abrangente, mas escrever que em Óbidos (neste caso) Beleza, tranquilidade e felicidade, a uma reserva de distância, não vi onde nem como fazer a reserva.
Dizer que o castelo não pode ser visitado por dentro, mas afinal podemos percorrer toda a muralha em volta da Vila, (cerca de 1,5 km) fico a saber que a Pousada Histórica é constituída por todas as casas que lá estão dentro.
Gastronomia local, sem dúvida que é a que é feita na vila. Os espaços para uma refeição (pizzas, hambúrgueres), pelo que li, são diferentes (presumo que só em Óbidos) das
tascas e bares, e também dos restaurantes de Óbidos, apesar de proporcionar boa comida e um bom momento de descontração. Realmente em 2019 não houve confinamento e afins, mas por lá, enquanto se espera por um artigo da ementa para, depois de pagar, pegar e levar (para fora), é possível descontrair.
Conheço e vou a Óbidos há mais de 50 anos, e agradeço à articulista e sobretudo à ncultura pela valiosíssimas informações, pois se lá voltar e não reconhecer a nova Óbidos, seguramente que iria chamar o 112, na convicção que tinha adoecido com a COVID 19, e com graves sequelas neurológicas.
Obrigado.