Há segredos que merecem ser partilhados. Os conhecimentos dos chefs: faça peixe assado em papelote. Fica mais suculento e delicioso!
Já experimentou fazer peixe assado em papelote? É uma técnica que deve conhecer, sendo um dos segredos dos grandes chefs para fazer um peixe perfeito. Este procedimento permite que o peixe fique delicioso, suculento, húmido e vistoso.
Seguramente que vai querer aprender este e outros segredos para que consiga surpreender a família com criações gastronómicas de excelência: um peixe feito como um autêntico chef!
Quer saber tudo o que precisa para fazer o peixe como sempre sonhou?
Faça peixe assado em papelote. Fica mais suculento e delicioso!
Dicas que impedem que o peixe em papelote fique seco
Quer saber como preparar peixe em papelote? Saiba como apresentar uma refeição absolutamente deliciosa, de uma forma simples e prática. Esta técnica é super saudável e apresenta um baixo teor de gordura!
O peixe em papelote fica irresistível, revelando-se uma opção interessante e versátil de apresentar uma refeição que fica bastante agradável, ao olhar e ao paladar. Fazer o peixe em papelote é recorrer a uma técnica versátil que podemos usar com qualquer peixe e que permite infinitas combinações.
Leia também:
- Faça peixe assado no forno como nos restaurantes. Tome nota!
- 3 receitas de peixe assado que vão encantar a sua família!
- Peixe assado que todos vão querer repetir. Não perca as receitas!
- Faça peixe assado suculento e delicioso com os melhores truques!
Eis como cozinhar peixe assado em papel de alumínio
O forno permite assar o peixe de forma homogénea. Esta revela-se uma ótima opção, saudável, mas que contribui para fazer evaporar os líquidos que o peixe desprende e a marinada.
Este é um procedimento relativamente rápido, ficando pronto em menos de 30 minutos, incluindo na contagem o tempo que se gasta a marinar o peixe, a temperar e a assar. Fazer o peixe no forno em papelote é uma opção bastante saborosa, permitindo integrar também vegetais verdes, batata, couve-flor e outros alimentos.
Contrariar o peixe seco
Por vezes, ao colocar o peixe no tabuleiro e ao levar diretamente ao forno, pode levar a que o peixe fique seco. Por isso é importante fazer o peixe em papelote, pois é um processo simples que, se for bem feito, impede que o peixe fique seco. Se quer um peixe perfeito, tem de experimentar esta técnica!
Marinadas
Tempere o peixe com sal e pimenta, antes de adicionar a marinada. Deve preparar as suas marinadas com antecedência. Mergulhe o peixe nelas por 15-30 minutos, antes de assar (no mínimo). Assim, conseguirá criar camadas de sabor.
É importante saber preparar as marinadas, pois elas concedem um sabor único ao peixe. Para a fazer convenientemente, deve unir um elemento de gordura e outro elemento que conceda um sabor ácido. Uma gordura, como o azeite extra virgem, permitirá ao peixe manter a sua humidade natural, contribuindo para que ele fique saboroso, suculento. Um elemento ácido, como o limão, a laranja e o vinagre contribui para que o peixe apresente uma textura macia.
Depois, integre na marinada o máximo de sabores para enriquecer o seu peixe. Coloque os temperos de que tanto gosta noutros pratos, como ervas aromáticas que acrescentem perfume e sabor ao prato. Assim, cada garfada do seu peixe representará um pedaço delicioso.
Papelote
Ao embrulhar os peixes em papel de alumínio irá recorrer a uma técnica que permite distribuir o calor uniformemente. Ao longo deste processo, o peixe não se quebrará, devido ao excesso de líquidos. É importante que se feche o papel de alumínio, como se fosse um envelope, e dobre as bordas duas vezes para impedir que o líquido escorra.
Mas não feche o envelope de alumínio com muita força e deixe um espaço na parte superior para permitir que o vapor possa sair, caso contrário ele pode explodir.
Processo
Leve o peixe em papelote a assar a uma temperatura entre os 170 ° C e os 180 ° C. Deve assar o peixe a uma temperatura média, sem pressas.
Se estiver a cozinhar o peixe com uma guarnição, seja com espargos ou com uma combinação de vegetais a gosto, deve colocá-los por baixo, fazendo uma cama, pois isso impedirá que o peixe fique demasiado húmido. Antes de colocar o peixe no forno, nunca deve selá-lo.
Conclusão
Depois, abra o “envelope” do peixe com todo o cuidado. Deve ter em conta que há vapor quente no interior e este até pode causar queimaduras de terceiro grau.
Abra cuidadosamente a parte superior do papel com uma faca e deixe fugir o máximo de vapor possível antes de abri-lo completamente.
Depois. faça o empratamento e decore o peixe a gosto.
NCultura
Se leu o presente artigo e gostou, reaja a ele e faça um comentário!
Se tem neste tema um particular interesse, conheça outros artigos sobre receitas, há diversas no NCultura. Se tem paixão pelo mundo da gastronomia, saiba que há artigos de dicas no NCultura. Se tem outros temas que gostaria que fossem explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões!
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, língua portuguesa, cultura, histórias, entre outras…