Acordar pela manhã e sentir o cheirinho a pão acabado de fazer é das melhores sensações. Aprenda como fazer o melhor pão caseiro do mundo em casa. Nada sabe melhor do que um pão caseiro quente, acabado de sair do forno, perfumado e enriquecido com uma camada de manteiga derretida…
O pão caseiro revela-se uma tentação irresistível. A quarentena serviu como desculpa para que se pudesse aprimorar a capacidade de fazer pão caseiro. No entanto, nem todos dominam a arte. Muitos, descontentes com o resultado, desistiram de tentar fazer pão.
Contudo, não se deve desistir. Com as dicas que reunimos para si, seguramente que poderá apresentar um produto de elevada qualidade.
Faça o melhor pão caseiro do mundo. Tome nota!
1 – Farinha
Escolher uma farinha de elevada qualidade revela-se um bom investimento. Por isso, na hora de comprar uma farinha para fazer o pão, não economize, invista num produto de boa qualidade. A qualidade da farinha contribui para a qualidade do produto.
Nota: Preserve a farinha bem longe da luz, num espaço escuro, sem humidade e sem odores.
2 – O processo de amassar
Amassar a massa é um processo importante, pois permite integrar bem os ingredientes, concedendo à massa uma textura e consistência distintas.
Primeiro, misture os ingredientes secos, tais como: farinha, fermento, sal ou açúcar. Depois, os ingredientes húmidos (nomeadamente: água, leite, ovos, fermento, entre outros, dependendo da receita…). De seguida, misture um pouco, deixando o preparado descansar ao longo de 10 minutos e devendo cobrir o preparado com um pano.
Coloque a massa na bancada da cozinha, depois desta estar bem limpa e seca. Nessa superfície, coloque a massa e comece a amassar. A massa deve ficar elástica e apresentar-se lisa, sem quebrar ao ser esticada. Ela não deve quebrar, nem rachar, nem ficar muito presa às mãos. Só assim perceberá que está pronta.
3 – Fermentação
Idealmente, no processo de fazer o pão, deve existir 2 a 3 momentos para fazer a fermentação.
A primeira fermentação do pão deve durar entre 15 minutos e várias horas, dependendo da receita e do tipo de pão que se pretende fazer. A segunda fermentação deve ser feita após o pão já apresentar a sua forma. Posteriormente, deve haver uma terceira fermentação, momento que é realizado quando a massa se encontra inchada pelo dióxido de carbono que ela forma. A massa fermentou depois de dobrar o seu tamanho.
4 – Pão de fermentação natural
Pode preparar o seu pão com massa fermentada, nomeadamente se não quiser usar fermento. Anteriormente, quando não existia fermento industrial, o que se fazia era recorrer a um pouco da massa crua que era guardada do preparado anterior, uma “massa fermentada”.
Para preparar o fermento, o procedimento é simples e muito fácil de cumprir. Basta misturar as mesmas quantidades de farinha e de água. Depois, deixe que o preparado repouse num local escuro. Adicione diariamente um pouco mais de cada ingrediente. Faça-o ao longo de 5 dias. Depois, verá como fermenta e está pronto para preparar o seu pão.
5 – Forno
Primeiro, pré-aqueça o forno e coloque-o à temperatura máxima. Para fazer o pão, faça cortes por cima do pão, para que os gases carbónicos sejam libertados. Depois, coloque a massa no seu forno.
Adicione um copo ou chávena de água que possa ir ao forno. Esse procedimento permite conceder a humidade necessária para assar devidamente. Agora que sabe como fazer um pão perfeito, aproveite para barrar manteiga generosamente, mal o pão saia. Sirva o pão juntamente com a manteiga. Que tentação, não é verdade?
NCultura
Se leu “Faça o melhor pão caseiro do mundo. Tome nota!” e gostou, deixe-nos o seu comentário!
Se o tema explorado neste artigo é do seu interesse, pode procurar outros artigos sobre truques e dicas. Há vários no NCultura que serão do seu agrado.
Se tem interesse em saber mais sobre outros temas que não encontra no NCultura, pode sempre deixar-nos sugestões sobre temáticas que possam ser exploradas.
Se sente uma paixão imensa pela Cultura, visite-nos diariamente. Terá muitos artigos no NCultura que irá adorar!
Deixe-se apaixonar pelo NCultura e explore as diferentes temáticas aqui presentes. Entre elas estão áreas como: turismo e viagens, língua portuguesa, cultura, histórias, gastronomia, entre outras…