Não prejudique a qualidade do seu café com erros comuns. Conheça os erros ao coar café mais comuns que estragam o sabor do seu café. O café está associado a diversos benefícios para a saúde, sendo comum estar no centro de investigação de diversos estudos científicos.
As conclusões são frequentemente reveladoras dos poderosos efeitos positivos desta bebida. Não faltam motivos para beber café. Por isso, esta é uma bebida tão amada.
O café é uma bebida bastante popular. Quando o café é fresco, coado no momento, ele proporciona uma experiência verdadeiramente maravilhosa, com um aroma e um sabor bem característicos. Contudo, o momento de coar o café revela-se bastante importante, sendo cometidos erros que frequentemente prejudicam a qualidade do café. É importante conhecer quais são esses erros e perceber que é algo que não se deve fazer.
Evite estes 5 erros ao coar café. Tome nota!
“A cafeína em dosagens terapêuticas de 150 a 200mg estimula as funções psíquicas, não ocorrendo depressão após esta atuação.”
(p. 241, Farmacologia Integrada Por Roberto De Lucia)
Erros comuns no momento de coar o café que devem ser evitados. Conheça-os!
1 – Pensar que o café extra-forte contém mais cafeína
Embora não seja um erro usar café extra-forte (é uma questão de gosto), é errado usar esse café desconhecendo o que ele é na verdade.
Se se compra o pó de café extra-forte com o objetivo de beber um café com mais cafeína, está-se a cometer um erro, pois o café extra-forte não é um café com mais cafeína. O café extra-forte é, na verdade, um café que foi torrado por mais tempo.
O café extra-forte é, na verdade, um café que foi “queimado” várias vezes. O extra-forte tem um sabor amargo que advém do sabor do queimado, não de uma quantidade extra de cafeína. Logo, é um erro comprar café extra-forte tendo por base a questão da quantia extra de cafeína.
Leia também
- 11 ideias fantásticas para aproveitar a borra de café
- Como conservar café corretamente em casa. Tome nota!
- 11 benefícios do café e malefícios para a sua saúde
2 – Deixar que a água do café ferva
É um erro deixar ferver a água do café, pois a água começa a perder oxigénio depois de atingir esse ponto. Depois da água ser fervida, ela não consegue extrair da bebida todos os seus aromas e sabores originais. Além disso, a água depois de fervida queima o café, tornando o seu sabor mais amargo.
3 – Usar qualquer tipo de água
É um erro pensar que qualquer tipo de água pode servir para se fazer um café excelente. Para se fazer um café de elevada qualidade, é importante que a água seja filtrada ou mineral.
Sabendo-se que uma chávena de café é composta por água, quase na sua totalidade, convém usar-se uma água pura e sem impurezas, para se poder perceber todos os sabores do café. Logo, quanto mais pura a água, melhor será o café!
4 – Mexer a bebida, enquanto o café está a ser filtrado
Esse é um erro comum que é fácil de ser evitado. Mas, na verdade, as pessoas têm a tendência de mexer a água, enquanto ela passa pelo pó. No entanto, esse erro contribui para que se perca a riqueza de sabores e aromas.
Por isso, se quer um café de elevada qualidade o melhor a fazer é evitar mexer a água, enquanto ela passa pelo pó, naturalmente.
5 – Lavar o coador com detergente
Existem diversas ações que interferem no sabor do café. A opção de lavar o coador com sabão ou detergente é arriscar que fiquem resquícios de produtos químicos no objeto. Dessa forma, as próximas vezes que usar o coador pode realmente ver a qualidade do seu café prejudicada. Assim, a melhor opção é lavá-lo com água corrente.
NCultura
Se leu “Evite estes 5 erros ao coar café. Tome nota!” e gostou deste artigo faça um comentário!
Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre saúde e benefícios no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo da saúde, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essa temática.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, língua portuguesa, cultura, histórias, gastronomia, entre outras…