A cidade de Chaves é um destino fantástico. Há uma escola primária bastante bonita entre as suas diversas atrações. Dizem ser a mais bela do país!
Em Portugal não faltam destinos maravilhosos, perfeitos, seja para uma escapadinha, seja para umas férias reparadoras. Um desses destinos é a bela cidade de Chaves. Esta cidade encantadora possui uma riqueza incomum. Tem tradições, história, cultura e monumentos fantásticos.
Ora, uma atração presente nesta cidade é surpreendente e até já foi falada em diversos canais televisivos (como RTP ou TVI). Uma escola primária que se destaca pela beleza singular que apresenta.
A escola primária mais bonita de Portugal
Localização
A cidade raiana de Chaves está presente no Alto Tâmega. Chaves integra o distrito de Vila Real na Região do Norte. Chaves possui uma beleza natural fantástica. Quem visita esta cidade, poderá deparar-se com um conjunto assinalável de atrações.
Entre as atrações flavienses mais surpreendentes, encontra-se uma escola primária que apresenta uma beleza incomum. A maioria das aldeias transmontanas são encantadoras e pequenas.
Existe uma escola primária deslumbrante em Faiões. Poucos diriam que esta pequena e modesta aldeia escondia nas suas reduzidas dimensões a Escola Primária mais bela do País!
A escola primária
Em Chaves, existe uma escola bastante singular, que prima pela beleza que apresenta. A escola primária presente em Faiões desafia toda a lógica. A Escola primária de Faiões encanta todas as pessoas que têm a experiência de visitar aquele espaço em Chaves.
Na verdade, esta construção é considerada a Escola Primária mais bonita de Portugal! A escola primária presente nesta localidade é surpreendente. Além da escola primária ser uma construção arquitetónica de rara beleza, tem uma história interessante e ainda está associada a lendas que a valorizam.
Escola original
Poucos diriam que a escola mais bela do país estaria longe dos grandes centros urbanos e dos imponentes monumentos que se encontram nas grandes cidades do país. A escola primária de Faiões facilmente se distingue de todas as outras escolas primárias de Portugal.
Está presente num local modesto, mas encanta pelas suas características singulares. A fachada única da escola primária de Faiões é uma das razões que torna esta escola tão distinta de todas as outras.
Esta escola primária é totalmente diferente de todas as escolas da época, mas também de todas as outras que se seguiram. As restantes escolas dessa época seguiam planos comuns, por isso apresentavam uma aparência bastante semelhante.
Curiosidade
Estudar neste edifício revelou-se uma experiência encantadora para os seus antigos alunos. Esta escola primária está ligada a diversas histórias interessantes e até a lendas. Por isso, os seus alunos tiveram assim a oportunidade de fazer as suas primeiras aprendizagens num local especial. Até no momento da sua construção se revelou especial.
O benfeitor
Esta escola presente em Faiões foi oferecida por um benemérito. A escola foi oferecida pelo Prof. Doutor António Luís Morais Sarmento. Foi deste homem que surgiu a ideia para sua construção.
Este homem era alguém da terra, que vivia em Faiões e era natural de Paradela de Monforte, uma localidade vizinha. O benfeitor era Médico de formação e foi reitor da Universidade de Coimbra entre 1939 e 1941.
A inspiração
A Escola primária de Faiões foi inspirada na Faculdade de Direito de Coimbra, na qual o Prof. Doutor António foi reitor. Por isso, o edifício escolar foi erguido tendo como base essa inspiração presente na cidade do conhecimento.
Se analisarmos as duas construções, tendo em conta os propósitos distintos de cada uma, iremos constatar que existe uma ligação evidente entre a escola primária e a Universidade de Coimbra.
Esta foi uma imposição do benfeitor. Uma vez que financiou o projeto, António Luís Morais Sarmento queria dar-lhe uma aparência agradável. Apesar de ser uma instituição de ensino humilde, apresenta uma beleza inspirada na instituição Universitária mais famosa e mais antiga do país.
E a transpiração
António Luís Morais Sarmento foi uma personalidade importante na região e no país. Ter sido reitor na Universidade de Coimbra revelou-se bastante vantajoso. Ser reitor na Universidade mais importante do país naquela época era uma posição privilegiada que permite acesso a alguns contactos no governo.
Foi dessa forma que António Luís Morais Sarmento tentou convencer o Ministério da Educação a construir uma escola primária em Faiões. No entanto, como as autoridades apenas aceitaram financiar metade dos custos totais da construção da escola, António e o povo de Faiões tinham que conseguir suportar metade das despesas.
O empenho de António na construção da escola primária foi de tal ordem que até conseguiu convencer o seu pai a doar o terreno onde a escola veio a ser construída. António também assumiu pagar metade da despesa do seu próprio bolso. Já o povo de Faiões ajudou como pôde, trabalhando na construção do edifício com o máximo afinco.
Características
A Escola Primária de Faiões facilmente se destaca das outras porque não segue um plano; é inspirada numa universidade. Esta escola foi construída pelo próprio povo da aldeia e não pelo governo central. Por isso, muitos consideram esta escola primária de Faiões a mais bonita de Portugal.
Existem várias semelhanças entre esta escola primária e os edifícios da universidade. A torre sineira será o elemento mais evidente da inspiração na Universidade de Coimbra. As semelhanças com a famosa torre da Cabra são claras.
O povo
Os locais contam que quando a escola primária foi construída todos se juntaram. A escola foi construída com os materiais oferecidos pelo benemérito. Os mais velhos de Faiões revelam que nesse momento nenhum homem da aldeia se recusou a trabalhar. Todos quiserem envolver-se nas obras da escola, voluntariamente!
Grande parte do tempo livre das pessoas da terra era investido na construção da Escola Primária de Faiões. Os homens da terra tinham várias tarefas, nomeadamente transportar os enormes blocos de granito que eram indispensáveis para as paredes.
Além de construir a escola, era necessário alimentar os corpos dos trabalhadores. Por isso, as mulheres revezavam-se na cantina. Elas tratavam de cozinhar o almoço para a recuperação das forças.
A construção
O processo foi demorado. A construção da Escola Primária de Faiões começou no ano de 1932. No ano de 1934, a escola já apresentava todas as paredes completas. No entanto, as primeiras aulas na escola primária só terão começado no ano letivo de 1935/36.
Nesse ano, a Escola Primária de Faiões apresentou-se ao mundo com 3 turmas. A escola funcionou ao longo de décadas, não chegando à centena de anos. A Escola Primária foi encerrada em 2012, devido às reformas escolares ocorridas nesse ano.
Generosidade constante
A escola tinha uma cantina. A comida era fornecida pela família Morais Sarmento, por isso a generosidade desta família era formidável.
António Luís tinha sempre formas distintas de ajudar. Chegou a mandar construir um conjunto de 10 casas de habitação social. Estas habitações encontravam-se a poucos metros da escola e destinavam-se a jovens casais com dificuldades financeiras.
E a lenda…
Existe outra história relacionada com a criação desta escola que é frequentemente contada pelos populares. Os habitantes da aldeia passaram a história de geração em geração. Foi formada a lenda que o próprio António de Oliveira Salazar visitava esta escola primária.
Segundo reza a lenda, Salazar visitava a escola às escondidas, ocasionalmente, simplesmente porque se teria apaixonado pela professora primária que dava aulas nesta escola…
Popularidade
A Escola Primária de Faiões tem uma beleza tão singular que faz com que seja destacada em diferentes meios de comunicação. A RTP 1 realizou uma reportagem interessante sobre esta construção. A peça foi transmitida em horário de informação. No entanto, saíram outros artigos em diferentes meios, nomeadamente na TVI.
O fim
A Escola Primária de Faiões funcionou ao longo de 80 anos. Foram várias as gerações de crianças que aqui estudaram. Num dado tempo, avós aprenderam a ler e a escrever neste espaço. Posteriormente, foram os seus filhos e, mais tarde, os seus netos.
No entanto, o fim da escola chegou e foi inglório. A reforma educativa de 2012 estipulava que no mínimo cada escola primária teria de ter 20 alunos. A escola primária de Faiões fechou por não conseguir apresentar o número mínimo. Tinha 18 e foi por apenas 2 crianças que esta escola fechou as suas portas…
Atualidade
A Escola primária de Faiões foi desativada e deixou de ter a sua função como escola primária. Existiram algumas obras de reabilitação nos últimos anos. A sede da Junta de Freguesia de Faiões foi transferida para este espaço.
Se em tempos a escola serviu para dar alegria as crianças, existem planos para transformar este espaço num local destinado ao convívio entre os idosos da aldeia. Ora, pessoas que chegaram a ser as crianças que brincavam na escola, retornam na velhice a este espaço…
Leia também:
- A ponte mais antiga de Portugal tem quase 2000 anos
- 8 aldeias portuguesas que já não existem
- Vieira do Minho: a terra com a igreja mais estranha de Portugal
Quer saber onde comer em Chaves?
Reunimos alguns dos espaços onde pode saborear autênticas especialidades gastronómicas. Estes são restaurantes que colocam na mesa o melhor da gastronomia local.
Restaurante – Pensão Flávia
Morada: Travessa Cândido dos Reis, 12 5400-154 Chaves, Chaves 5400-164 Portugal
Contactos: +351 961 693 890
Mais informações, aqui.
Taberna Típica Benito
Morada: Rua da Ponte, 34, Chaves 5400-455 Portugal
Contactos: +351 276 907 018
Mais informações, aqui.
Leitões Come
Morada: Av da Raposeira Edf Joframar loja 4 Chaves 5400-482 Portugal
Contactos: +351 939 444 102
Mais informações, aqui.
Restaurante Carvalho
Morada: Jardim do Tabolado Bloco 4, Chaves 5400-523 Portugal
Contactos: +351 276 321 727
Mais informações, aqui.
Maxi Leitão
Morada: Rua Infantaria 19 Nr1/2, Chaves 5400-309 Portugal
Contactos: +351 914 779 939
Mais informações, aqui.
Quer saber onde pode dormir em Chaves?
Eis algumas sugestões de qualidade:
Ibis Styles Hotel ****
Morada: Rua 25 de Abril, 5400-093 Chaves
Localização GPS: -7.468799 / 41.738605
Contactos: 00 351 276 249 440 / [email protected]
Mais informações, aqui.
Casas Novas Countryside Hotel Spa & Events ****
Morada: Rua Visconde do Rosário, nº1, Casas Novas, 5400-727 Redondelo
Localização GPS: 41°42’33.9″N / 7°34’00.6″W
Contactos: 00351 276 300 050 / [email protected]
Mais informações, aqui.
Hotel Encostas de Nantes ***
Morada: Rua do Lombo, 81, 5400-3521 Chaves
Localização GPS: 41.717662 Norte / -7.453837 Oeste
Contactos: (+351) 276 322 033 / (+351) 969 778 663 / [email protected]
Mais informações, aqui.
Forte São Francisco Hotel ****
Morada: Alto da Pedisqueira, 5400-435 CHAVES
Localização GPS: N 41º 44′ 33.48″ (41.742635º) / W 7º 28′ 11.94″ (7.469984º)
Contactos: (+351) 276 333 700 / [email protected]
Mais informações, aqui.
Hotel Casino de Chaves ****
Morada: Lugar do Extremo – Valdanta, 5400-001 Chaves
Localização GPS: 41.760575 / -7.486736
Contactos: (+351) 276 309 600 / [email protected]
Mais informações, aqui.
Informação Útil
Posto de Turismo de Chaves
Morada: Paço dos Duques de Bragança, Praça de Camões, 5400-150 Chaves
Localização GPS: Latitude 41.739677 Longitude -7.471523
Contactos: 276 348 180 / [email protected]
Horário de funcionamento
(de terça a domingo)
No verão (abril a setembro), está aberto das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 18h30.
No inverno (outubro a março), está aberto das 09h30 às 13h00 e das 14h30 às 18h00.