A beleza da Natureza em todo o seu esplendor está no Gerês! Um destino de sonho! Faça uma escapadinha no Parque Nacional da Peneda-Gerês. Uma escapadinha ao Gerês é uma forma de garantir momentos memoráveis para toda a família! O Gerês representa uma maravilhosa experiência que congrega diversas variáveis positivas que tornam o Parque Nacional da Peneda-Gerês num destino fantástico que agrada a miúdos e graúdos.
Por lá, pode encontrar um pouco de tudo: história, tradições, arte, cultura e beleza, muita beleza! Uma natureza encantadora.
Escapadinha no Parque Nacional da Peneda-Gerês
Parque Nacional da Peneda-Gerês
O Gerês é um destino de sonho para toda a família por inúmeras razões, mas naturalmente que uma delas é a beleza natural do local. São montanhas, vales, grutas, rios, quedas de água, entre muitos outros tesouros naturais. Tem ainda uma vasta série de animais raros.
Vídeo de: WonderfulWorldPT_CH
Há ainda o lado do engenho humano, muita história, uma cultura interessantíssima, tradições, arte, arquitetura… Há diversas construções de grande relevância, pontes medievais, castelos, muralhas, igrejas e muito mais. Quer conhecer algumas das nossas sugestões para uma escapadinha inesquecível?
Aldeias
É apenas uma das várias aldeias típicas que pode descobrir nesta bela região. Cada uma delas tem a sua própria beleza, o seu encanto, o seu brilho. Cada uma tem os seus segredos, os seus mistérios, as suas histórias ancestrais, as suas lendas, os seus caminhos que nos fazem viajar até ao tempo dos romanos, tendo cada aldeia os seus pequenos tesouros que justificam uma visita.
Leia também: Visitar Viana do Castelo: o que ver e fazer
Pode visitar aldeias fantásticas como: Castro Laboreiro; Pitões das Júnias; Lindoso; Soajo; Germil; Sistelo; Gavieira; Fafião.
Um destaque
O Gerês deve ser visitado em família. Há espaço para grande animação, por isso é indicado levar companhia. Havendo tanta riqueza, o melhor é listar alguns destaques que representem o melhor que o Gerês tem para oferecer.
Belezas naturais
Um rio: O Rio Homem é um rio fantástico que tem um comprimento de 37 quilómetros. Este rio, que nasce na serra do Gerês, encanta pela sua incrível beleza!
Uma cascata: São várias as cascatas encantadoras do Gerês, mas as “Cascatas do Tahiti” são absolutamente imperdíveis!
Património humano
Uma ponte: Apesar de existirem outras pontes que merecem destaque, escolhermos a Ponte da Misarela. Os motivos são muitos. Experimente visitá-la e terá todas as razões para justificar esta escolha.
Leia também: Vale de Poldros: a aldeia dos Hobbits portuguesa
Uma ponte que atravessa o rio Rabagão, também conhecida como “ponte do diabo”. Ela permite fazer a passagem entre as freguesias de Ruivães e Ferral, ambas do concelho de Montalegre.
Um mosteiro: O Mosteiro de Pitões, presente em Pitões das Júnias, foi construído no século IX. Portanto, ele permite fazer uma viagem no tempo.
Contudo, as suas ruínas, que permanecem desde esse tempo, têm um encanto próprio e demonstram que, na vida, tudo está de passagem… Um espaço para a reflexão que tem muito encanto e pode e deve ser visitado e até fotografado.
Um santuário: Nos finais do século XVIII, foi construído em Arcos de Valdevez, o fantástico o santuário Nossa Senhora da Peneda, um espaço arquitetónico com um encanto particular.
Vídeo de: 360portugal | Fotografia e video aéreo, visitas virtuais 360º de Portugal
Uma quinta: A Quinta da Balança, uma habitação seiscentista, está situada em Moure, Terras de Bouro, sendo um alojamento encantador, com todo o conforto e todas as comodidades para realizar uma escapadinha de sonho.
Um hotel: Há boas opções para passar alguns dias no Gerês. Uma das melhores é seguramente o Hotel Lagoa Azul do Gerês.
As vistas para a Albufeira da Caniçada são parte do encanto do hotel, mas o destaque vai mesmo para a piscina exterior, espaço onde poderá contemplar uma vista encantadora e, também, dar umas braçadas e, assim, enfrentar as altas temperaturas.
Visita imperdível: A aldeia submersa de Vilarinho de Furnas, presente em Terras do Bouro, é bastante famosa. Tem a peculiaridade de ter ficado submersa devido à subida das águas do rio homem, em 1970.
Leia também: Aldeia portuguesa eleita uma das 5 joias mais bem escondidas da Europa
Contudo, atualmente, pode ser visitada e é uma das muitas atrações do Gerês. O seu encanto está também nas marcas romanas dispersas por toda a aldeia.