Os 6 grandes erros dos principiantes a beber vinho. Ora, beber vinho, é um gesto realizado por muita gente, todos os dias. Em Portugal, país com bons produtores, há vinho de qualidade e em quantidade. Faz parte da tradição familiar acompanhar a refeição com um bom copo de vinho. Torna qualquer refeição bem melhor.
A água tem as suas vantagens, mas também tem desvantagens em relação ao vinho. Sabia que em determinados contextos históricos (nomeadamente na Idade Média), o vinho chegou a ser uma bebida mais segura do que a água? É que, por vezes, a água era de péssima qualidade.
Hoje, há instituições que asseguram a elevada qualidade da água, mas houve tempos em que o vinho era bem mais seguro do que a água. Chegou a funcionar também como analgésico e anti-séptico.
O consumo de vinho é um hábito que está ligado à vida familiar. Atualmente, o vinho é muito analisado pela ciência, que recomenda o seu consumo, pois está na origem de diversos benefícios para a saúde. Contudo, quem começa a beber vinho sem o apoio e acompanhamento de pessoas mais experientes, geralmente comete alguns erros.
Leia também: Posso beber vinho tinto com tensão alta?
Os 6 grandes erros dos principiantes a beber vinho
Servir vinho nos copos errados
Diferentes tipos de vinho devem ser servidos em diferentes tipos de copos. Há copos mais adequados para determinados vinhos. É importante que o copo de vinho apresente um bojo com o diâmetro perfeito para oxigenar a bebida, quando é girado, pois assim ele consegue expressar todos os seus aromas.
A haste no copo também é importante, pois permite que a bebida seja segurada sem haver marcas de dedos e sem que a bebida seja aquecida pela mão. Servir em taças de espumante ou flutes outras bebidas, como o vinho tinto ou o branco, é um erro comum. As taças de espumante são finas e compridas e não possuem um bojo com um diâmetro que torne possível oxigenar a bebida, depois de serem giradas, não permitindo ao vinho expressar todos os seus aromas.
Festa de fim de ano e antes de abrir a garrafa agitar o espumante
Seja em festa de aniversário, seja em festa de final de ano, seja noutro evento festivo, muitos agitam a garrafa de espumante, antes de a abrir. O lançamento da rolha é um erro que faz com que parte da bebida seja perdida de imediato.
Além disso, perde-se parte do que torna o espumante tão especial: o gás e as borbulhas. Abra a garrafa com calma, segurando firmemente a rolha com uma mão, enquanto gira a base da garrafa com a outra mão.
Leia também: Beber vinho tinto impede o efeito dos medicamentos?