Início Cultura 5 erros de português frequentes e embaraçosos

5 erros de português frequentes e embaraçosos

Conhecer erros ortográficos mais comuns é uma forma de os evitar e repetir. Confira estes 5 erros de português frequentes e embaraçosos.

erros de português frequentes
5 erros de português frequentes e embaraçosos

Conhecer erros ortográficos mais comuns é uma forma de os evitar e repetir. Confira estes 5 erros de português frequentes e embaraçosos.

Identificar diversos erros que são constantemente cometidos é útil, pois permite constatar alguns dos erros mais frequentes e evitá-los no futuro. O NCultura tem vindo a publicar diversos artigos com a apresentação do significado de diversos conceitos, pois pretende contribuir para um melhor conhecimento da língua portuguesa e para a redução de erros de português.

Além disso, pretende recomendar e fomentar o uso de dicionários. Ao dar a conhecer estes erros comuns e os seus respetivos significados, com a etimologia da palavra, o NCultura presta um serviço útil, de inegável valor, visando a melhoria da compreensão da língua portuguesa. Vejamos então 5 erros de português frequentes e embaraçosos.


Leia também: Dúvidas de Português: 10 classes de palavras


5 erros de português frequentes e embaraçosos

Perturbação

Erro frequentemente cometido: “Preturbação” (há quem diga e escreva“pretubação”).

Significado: termo que vem do latim pertubatiōne, com o mesmo significado. Perturbação é o ato ou efeito de perturbar. Tem o significado de interferência, contributo para a alteração da ordem, agitação, confusão, tumulto. Perturbação também significa desassossego, transtorno, abalo.

Sentir perturbação é sentir perda de controlo ou de equilíbrio, tontura. Na medicina, é o desarranjo que ocorre numa determinada função psíquica ou orgânica.

Frase exemplo: A perturbação do trânsito foi evidente. Os carros fizeram fila por horas.

Acelerar

Erro frequentemente cometido: acelarar.

Significado: Termo que vem do latim acceleräre. Acelerar significa aumentar a velocidade ou adquirir velocidade, tornar(-se) célere. Também significa pressar (-se), despachar (-se). Adiantar. Acelerar também tem o significado de reduzir o tempo de, abreviar.

Frase exemplo: É preciso acelerar para se chegar ao almoço a tempo.

Umbigo

Erro frequentemente cometido: “imbigo” (também há quem diga “embigo”).

Significado: Termo que vem do latim umbilīcu, com o mesmo sentido. Umbigo é um nome masculino próprio da anatomia que é referente a uma cicatriz abdominal, saliente ou reentrante, localizado no ponto em que o cordão umbilical se prendia, ao longo da vida fetal.

Na zoologia, umbigo é a depressão existente na base da concha de alguns moluscos. Umbigo é ainda o orifício do tubo ou cálamo de uma pena. No sentido figurado, umbigo significa centro.

Frase exemplo: Ela é uma modelo internacional, muito bonita, mas o seu umbigo é estranho, causa impressão!…

Asterisco

Erro frequentemente cometido: “asteristico” (embora também haja que escreva “asterísco”).

Significado: Este termo vem do grego asteriscos, que significa “estrelinha”, pelo latim asteriscu, com o significado de asterisco. Este termo é referente a uma pequena estrela.

Asterisco é uma palavra que identifica um sinal gráfico em forma de estrela (*). Este é usado para indicar qualquer informação.

Frase exemplo: O meu telemóvel veio com erro. Não tem asterisco, acreditas?


Leia também: Quais são as palavras mais feias da Língua Portuguesa?


Braguilha

Erro frequentemente cometido: “berguilha” (embora também digam: “barguilha” e breguilha).

Significado: Esta palavra identifica a abertura dianteira dos calções ou calças que se fecha recorrendo a um fecho-éclair ou a botões. Também é identificado como carcela.

Frase exemplo: Ele foi ao W.C. aflito e, quando chegou, estava com a braguilha aberta. Foi risota geral!

Agora… uma recomendação para os próximos tempos

O NCultura pretende com este artigo esclarecer dúvidas de português, mas também recomendar o uso do dicionário. Um objeto de inegável utilidade e importância, um produto indispensável que nos deve acompanhar sempre que lemos.

Independentemente do que se pretenda ler, seja uma revista, seja um jornal, seja um livro ou outra coisa, se tivermos um dicionário ao nosso lado, podemos fazer um esclarecimento de dúvidas no momento. Algo de enorme valor, pois permite que se melhorem os conhecimentos sobre a nossa língua materna.

QUIZ

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.