Início Viagem Baloiço da Boneca: um encanto em pleno Douro

Baloiço da Boneca: um encanto em pleno Douro

Baloiçar preso a valores: família, sonho, abraço, amor, magia, paz. Venha conhecer o Baloiço da Boneca, um encanto em pleno Douro.

Baloiço da Boneca
Baloiço da Boneca: um encanto em pleno Douro - ©André Ferreira‎

Baloiçar preso a valores: família, sonho, abraço, amor, magia, paz. Venha conhecer o Baloiço da Boneca, um encanto em pleno Douro.

A região do Douro possui um encanto inigualável. O Douro Vinhateiro é magnífico (é mesmo a mais antiga região vitivinícola regulamentada do mundo!). As suas vinhas possuem uvas suculentas e deliciosas que estão na origem do famosíssimo vinho do Porto, mas também de diversos vinhos de mesa do Douro.

Contudo, o Douro não tem como riqueza apenas o néctar preferido de Baco. Embora se reconheça o enorme sucesso do enoturismo, que tem conhecido números verdadeiramente incríveis que expressam bem o êxito da região, chamando pessoas de vários pontos do país e, também, inúmeros estrangeiros; é certo que, nesta região, há muito mais para ver. Por exemplo, a sua beleza.

Baloiço da Boneca: um encanto em pleno Douro – ©Baloiço Da Boneca

O rio Douro possui um protagonismo importante, integrando uma paisagem absolutamente memorável, de roubar o nosso fôlego. E a melhor forma de ficar deslumbrado com a beleza da região é, muito provavelmente, na Serra da Boneca, mais especificamente no Baloiço da Boneca. Haverá paisagem mais bonita do que a que da região do Douro? Prepare-se para uma experiência de sonho…

Serra da Boneca

Entre os concelhos de Penafiel e Gondomar, fica a Serra da Boneca. Esta bela serra proporciona uma visão espetacular sobre o Douro, nomeadamente no seu cume, pois nela é possível estar a uns 520m de altitude, no seu ponto mais alto.

Baloiço da Boneca penafiel douro
Baloiço da Boneca: um encanto em pleno Douro – ©Gi Granja

Quem gosta de andar equipado com máquina fotográfica ou máquina de filmar, poderá conseguir imagens deslumbrantes. Contudo, basta ter um telemóvel moderno para a viagem se tornar num bom investimento. A Serra da Boneca tem ainda a incrível prerrogativa de um baloiço que o deixará encantado e que o fará lembrar-se dos seus tempos de infância.

O Baloiço

Todos nós temos memórias dos tempos em que éramos crianças e tínhamos um prazer enorme em andar de baloiço. Primeiramente, com o apoio de alguém que nos amava e, posteriormente, a partir sozinhos para a aventura, na conquista do amor próprio.

A emoção e a adrenalina a invadirem o nosso corpo e a tomarem conta de nós é inesquecível. O duelo entre a coragem de tocar o céu com os pés e o receio de beijar o chão com os dentes era frequente.

Baloiço da Boneca penafiel douro
Baloiço da Boneca: um encanto em pleno Douro – ©Rosa Sousa‎

A velocidade das idas e vindas, as pernas que ora esticam ora dobram, o vento no rosto, o sorriso nos lábios, os olhos que por vezes cerram… Isso era felicidade pura! Em adultos, procuramos frequentemente por momentos do género, mas só nos podemos aproximar daquelas sensações.

O Baloiço da Boneca

Em Sebolido, freguesia que integra o concelho de Penafiel, está o insólito, criativo e inesquecível Baloiço da Boneca. Ele proporciona essa experiência maravilhosa de revivermos essa infância, olhando o maravilhoso Douro.

Baloiço da Boneca penafiel douro
Baloiço da Boneca: um encanto em pleno Douro – ©Salomé Almeida Paulo

É inacreditável o que o Baloiço da Boneca representa. O Baloiço possui uma placa com palavras que nos ensinam que estamos a baloiçar, presos a valores: “Família, sonho, abraço, amor, magia, paz”. Além de permitir fotos espantosas que se tornam um sucesso viral nas redes sociais (Facebook, Instagram, Pinterest,…), estar no Baloiço da Boneca é viver a felicidade de outros tempos. É uma experiência fugidia e efémera, mas pura.

Estar no Baloiço da Boneca é estar num baloiço individual, com uma paisagem esmagadora, que nos faz viajar. Na verdade, é como se fosse um baloiço duplo. É como se baloiçássemos em simultâneo com o parceiro do lado, para a frente e para trás, bem alto e bem baixo, coragem e medo, adrenalina e vertigem, velocidade e sonho… de mão dada à criança que uma vez fomos!

Baloiço da Boneca penafiel douro
Baloiço da Boneca: um encanto em pleno Douro – ©Manuel Moura

Localização

Freguesia de Sebolido, concelho de Penafiel.
A 30 km do Porto e a 25 de Penafiel.
Chegando a Sebolido, seguir as indicações das placas que dizem Serra da Boneca.
Depois de entrar na estrada, são 4 km até ao acesso do parque Eólico da Boneca.
A partir daí tem indicações para chegar ao baloiço.

Coordenadas GPS:
41° 4’14.23″N 8°20’38.08″W
Informamos que o acesso ao parque está condicionado a viaturas autorizadas.
Aproveite e faça uma caminhada pela Serra da Boneca e visite o Baloiço.
Deixe o local exatamente com o encontrou, bonito e limpo….

Visite o Grupo Baloiço da Boneca no facebook.

Vídeo de: Дмитрий Акзямов

Márcio Magalhães
Um Mestrado em Ensino não fazia prever o percurso consolidado e bem sucedido no marketing digital e na produção de conteúdos, com publicação regular de artigos em diversas plataformas. (exclusivamente responsável pelo conteúdo textual)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.