Início Viagem Baloiço da Boneca: um encanto em pleno Douro

Baloiço da Boneca: um encanto em pleno Douro

Baloiçar preso a valores: família, sonho, abraço, amor, magia, paz. Venha conhecer o Baloiço da Boneca, um encanto em pleno Douro.

Baloiço da Boneca
Baloiço da Boneca: um encanto em pleno Douro - ©André Ferreira‎

Baloiçar preso a valores: família, sonho, abraço, amor, magia, paz. Venha conhecer o Baloiço da Boneca, um encanto em pleno Douro.

A região do Douro possui um encanto inigualável. O Douro Vinhateiro é magnífico (é mesmo a mais antiga região vitivinícola regulamentada do mundo!). As suas vinhas possuem uvas suculentas e deliciosas que estão na origem do famosíssimo vinho do Porto, mas também de diversos vinhos de mesa do Douro.

Contudo, o Douro não tem como riqueza apenas o néctar preferido de Baco. Embora se reconheça o enorme sucesso do enoturismo, que tem conhecido números verdadeiramente incríveis que expressam bem o êxito da região, chamando pessoas de vários pontos do país e, também, inúmeros estrangeiros; é certo que, nesta região, há muito mais para ver. Por exemplo, a sua beleza.

Baloiço da Boneca: um encanto em pleno Douro – ©Baloiço Da Boneca

O rio Douro possui um protagonismo importante, integrando uma paisagem absolutamente memorável, de roubar o nosso fôlego. E a melhor forma de ficar deslumbrado com a beleza da região é, muito provavelmente, na Serra da Boneca, mais especificamente no Baloiço da Boneca. Haverá paisagem mais bonita do que a que da região do Douro? Prepare-se para uma experiência de sonho…

Serra da Boneca

Entre os concelhos de Penafiel e Gondomar, fica a Serra da Boneca. Esta bela serra proporciona uma visão espetacular sobre o Douro, nomeadamente no seu cume, pois nela é possível estar a uns 520m de altitude, no seu ponto mais alto.

Baloiço da Boneca penafiel douro
Baloiço da Boneca: um encanto em pleno Douro – ©Gi Granja

Quem gosta de andar equipado com máquina fotográfica ou máquina de filmar, poderá conseguir imagens deslumbrantes. Contudo, basta ter um telemóvel moderno para a viagem se tornar num bom investimento. A Serra da Boneca tem ainda a incrível prerrogativa de um baloiço que o deixará encantado e que o fará lembrar-se dos seus tempos de infância.

O Baloiço

Todos nós temos memórias dos tempos em que éramos crianças e tínhamos um prazer enorme em andar de baloiço. Primeiramente, com o apoio de alguém que nos amava e, posteriormente, a partir sozinhos para a aventura, na conquista do amor próprio.

A emoção e a adrenalina a invadirem o nosso corpo e a tomarem conta de nós é inesquecível. O duelo entre a coragem de tocar o céu com os pés e o receio de beijar o chão com os dentes era frequente.

Baloiço da Boneca penafiel douro
Baloiço da Boneca: um encanto em pleno Douro – ©Rosa Sousa‎

A velocidade das idas e vindas, as pernas que ora esticam ora dobram, o vento no rosto, o sorriso nos lábios, os olhos que por vezes cerram… Isso era felicidade pura! Em adultos, procuramos frequentemente por momentos do género, mas só nos podemos aproximar daquelas sensações.

O Baloiço da Boneca

Em Sebolido, freguesia que integra o concelho de Penafiel, está o insólito, criativo e inesquecível Baloiço da Boneca. Ele proporciona essa experiência maravilhosa de revivermos essa infância, olhando o maravilhoso Douro.

Baloiço da Boneca penafiel douro
Baloiço da Boneca: um encanto em pleno Douro – ©Salomé Almeida Paulo

É inacreditável o que o Baloiço da Boneca representa. O Baloiço possui uma placa com palavras que nos ensinam que estamos a baloiçar, presos a valores: “Família, sonho, abraço, amor, magia, paz”. Além de permitir fotos espantosas que se tornam um sucesso viral nas redes sociais (Facebook, Instagram, Pinterest,…), estar no Baloiço da Boneca é viver a felicidade de outros tempos. É uma experiência fugidia e efémera, mas pura.

Estar no Baloiço da Boneca é estar num baloiço individual, com uma paisagem esmagadora, que nos faz viajar. Na verdade, é como se fosse um baloiço duplo. É como se baloiçássemos em simultâneo com o parceiro do lado, para a frente e para trás, bem alto e bem baixo, coragem e medo, adrenalina e vertigem, velocidade e sonho… de mão dada à criança que uma vez fomos!

Baloiço da Boneca penafiel douro
Baloiço da Boneca: um encanto em pleno Douro – ©Manuel Moura

Localização

Freguesia de Sebolido, concelho de Penafiel.
A 30 km do Porto e a 25 de Penafiel.
Chegando a Sebolido, seguir as indicações das placas que dizem Serra da Boneca.
Depois de entrar na estrada, são 4 km até ao acesso do parque Eólico da Boneca.
A partir daí tem indicações para chegar ao baloiço.

Coordenadas GPS:
41° 4’14.23″N 8°20’38.08″W
Informamos que o acesso ao parque está condicionado a viaturas autorizadas.
Aproveite e faça uma caminhada pela Serra da Boneca e visite o Baloiço.
Deixe o local exatamente com o encontrou, bonito e limpo….

Visite o Grupo Baloiço da Boneca no facebook.

Vídeo de: Дмитрий Акзямов

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.