A cénica estrada EN222, no troço da Régua ao Pinhão, foi eleita a melhor estrada do mundo! Venha conhecê-la melhor. No nosso país, há estradas fantásticas. No entanto, nenhuma consegue proporcionar uma experiência como a Estrada Nacional 222. Uma viagem de carro neste espaço rodoviário singular permite-nos viver uma jornada memorável onde a beleza única da paisagem arrebatadora faz-nos companhia ao longo do percurso.
O presente artigo serve como guia completo desta estrada mítica que fascina viajantes de todo o mundo. Iremos sugerir alguns pontos imperdíveis para que possa fazer um percurso inesquecível pelo coração de Portugal, enquanto explora a riqueza da Rota pela Estrada Nacional 222, a estrada mais bonita do mundo!
EN222: a Melhor Estrada do Mundo está no Norte de Portugal
Os amantes da Natureza não esquecerão este percurso. Não é preciso ter um espírito aventureiro bem vincado para ficar maravilhado com uma viagem pela Estrada Nacional 222, que é reconhecida como uma das estradas mais bonitas do mundo.
A EN222, como também é conhecida, consiste num percurso longo que permite ligar Vila Nova de Gaia a Vila Nova de Foz Côa. Ao longo desta via nortenha, podemos viver uma experiência maravilhosa.
A Estrada Nacional 222 é um autêntico tesouro que deixa rendidos todos os que por lá passam, condutores habituais e turistas. Esta estrada nacional é famosa pelo seu traçado. Ao longo do percurso, destaca-se uma paisagem exuberante, existindo ainda vários locais merecedores de uma visita.
O percurso
A Estrada Nacional 222 integra a Rede Nacional de Estradas. Ao longo de 226,3 quilómetros, o percurso estende-se pelo norte do país. É em Mafamude, no centro da bela cidade de Vila Nova de Gaia que a EN222 começa.
O percurso tem um início prometedor, prosseguindo com diversas atrações até ao fim, proporcionando uma experiência maravilhosa. Existe um conjunto vasto de atrativos que contribuem para tornar este trajeto em algo verdadeiramente incrível. No concelho de Vila Nova de Foz Côa, está o final do percurso, mais precisamente em Almendra.
Destinos imperdíveis que se destacam no percurso de paisagens deslumbrantes
A viagem deve começar no Cais de Gaia, pela manhã, preferencialmente. No percurso, poderá testemunhar os 1001 encantos do centro histórico do Porto. O cenário do leito do rio Douro que se apresenta atravessado pelas belas pontes que fazem ligação a Vila Nova de Gaia funcionam como um ponto de partida para esta aventura pela EN222.
1 – Cinfães do Douro
Esta vila encantadora integra o distrito de Viseu, que está presente no Norte de Portugal. Cinfães do Douro apresenta uma frente ribeirinha na margem esquerda do rio Douro. Esta vila dista pouco mais de 1 hora das populares cidades nortenhas do Porto, Braga e Vila Real.
Cinfães do Douro encontra-se a menos de 1h da sua capital de distrito. Boassas, Bustelo da Lage, Gralheira e Vale de Papas são algumas das aldeias que merecem ser destacadas por serem destinos pitorescos que proporcionam momentos memoráveis.
Nestes espaços, a gastronomia é uma atração. Todo o visitante deve viver experiências gastronómicas imperdíveis. Entre as iguarias mais populares da região estão: o cabrito com arroz de forno, as “papas milhas” de fígado de porco ou os rojões.
2 – Resende
No distrito de Viseu, podemos encontrar Resende, uma vila encantadora que faz parte do itinerário da Estrada Nacional 222. Este destino destaca-se pelo seu charme e beleza singulares. Esta vila apresenta um património edificado que encanta os seus visitantes.
O Castelo de São Martinho de Mouros é uma das atrações da vila. O Mosteiro de Santa Maria de Cárquere é uma construção que se destaca na paisagem local.
O Conjunto Megalítico de Felgueiras é um elemento com muita história que diz muito sobre o passado da região. A gastronomia também merece ser destacada. Portanto, antes de prosseguir viagem, experimente os petiscos locais.
Para relaxar, visite o complexo de Caldas de Aregos. As termas locais beneficiam dos efeitos das águas naturais. Os seus benefícios são reconhecidos, apresentando grande valor medicinal.
3 – Régua
Quem faz o percurso pela Estrada Nacional 222 vive aqui algo inolvidável. A Régua encontra-se presente nas margens do Rio Douro. Esta parte do percurso que o levará até à bonita vila do Pinhão é tida como a mais memorável da viagem.
Este é seguramente um dos pontos altos do roteiro. Quem passa por esse troço do percurso, não esquece o cenário. Esta é seguramente das mais belas regiões do nosso país. A experiência de contemplar as maravilhosas vinhas a reivindicar protagonismo nas montanhas onduladas faz-nos ficar rendidos às margens do Rio Douro.
Por aqui, os famosos vinhos do Porto são produzidos, antes de encantarem o mundo com o seu sabor único, distinto, especial. O Museu do Douro é um espaço icónico da Régua. Uma atração imperdível da região é a Quinta do Vallado. Este espaço apresenta uma adega fascinante.
Uma recomendação que os especialistas do Doruo recomendam é a visita ao Miradouro de São Leonardo de Galafura, um espaço com vistas que apresentam as melhores paisagens do país.
4 – Pinhão
A vila de Pinhão está presente no centro da região demarcada do Vinho do Porto e proporciona-nos experiências que não se vivem em mais nenhum lugar do país. Esta freguesia portuguesa do município de Alijó, presente na margem norte do rio Douro, tem como cenário algumas das melhores paisagens do país.
A paisagem deste destino partilha com a Régua uma paisagem absolutamente arrebatadora, classificada como património cultural da humanidade pela Unesco. Além da beleza natural que circunda a vila, há a destacar uma atração singular, a estação dos caminhos de ferro.
Esta estação é famosa devido ao conjunto de azulejos. O Douro e os aspetos das vindimas encontram-se retratados na perfeição nos 24 painéis de azulejos que se se encontram presentes na estação de comboios do Pinhão.
5 – São João da Pesqueira
A vila mais antiga do país está situada no distrito de Viseu. São João da Pesqueira é uma pérola perdida na região demarcada do Douro (criado pelo Marquês de Pombal que, quando era novo, viveu na Pesqueira).
São João da Pesqueira é o Coração do Douro Vinhateiro. A Praça da República é um dos espaços míticos da vila. Uma das experiências imperdíveis vive-se nos miradouros de São Salvador do Mundo e da Senhora de Lurdes. Destes locais singulares, é possível contemplar paisagens absolutamente deslumbrantes. As vistas panorâmicas sobre o Vale do Douro e sobre as aldeias de São Xisto e Trevões são simplesmente memoráveis.
6 – Vila Nova de Foz Côa
É neste destino maravilhoso que a viagem pela belíssima Estrada Nacional 222 se concluí. Em Vila Nova de Foz Côa, podemos usufruir de um conjunto vasto de opções turísticas. Os impressionantes vestígios de arte rupestre destacam-se e impõem uma visita ao Vale do Côa/Parque Arqueológico.
O património milenar revela-se uma herança importante que diz muito sobre o passado deste território. O estado de conservação das gravuras é verdadeiramente impressionante. Outra atração que merece ser enaltecida é a praia fluvial do rio Sabor. Este local que se encontra com o rio Douro atrai diversas pessoas no verão.
A Almendra merece ser visitada, encontrando-se num espaço onde a estrada acaba oficialmente. Este lugar invulgar apresenta uma atmosfera histórica interessante. O traçado quinhentista de muitas casas faz-nos viajar no tempo. Entre o património mais notável deste lugar singular estão a Igreja Matriz, o Pelourinho e as capelas seculares.
Já passei nessa estrada uma linda paisagem
No artigo fala sobre o conselho do Peso da Régua… Mas essa estrada não passa lá.
No artigo NÃO fala do conselho de ARMAMAR mas a essa estrada N222 passa lá…. E, se não me engano o percurso ou os km que são no conselho de Armamar é que considerado o melhor!!!!
Fica aqui a nota para pesquisar!!!
Obrigado
Não foi eleita a melhor estrada do mundo, foi classificada num ranking da Avis Rent-a-Car como uma das 10 melhores estradas para conduzir no mundo e somente o troço entre a barragem de Bagaúste e o cruzamento que dá para o Pinhão. É conveniente pesquisar nas fontes e não noutros blogues.