Termos com algumas parecenças na grafia, mas de significados distintos. Evite confusões e perceba as diferenças entre renitente ou reticente.
Na língua portuguesa falada ou escrita, subsistem algumas confusões que seriam facilmente erradicadas se houvesse maior interesse em conhecer o sentido dos termos.
Não basta ouvir o que os outros dizem para adquirir um conhecimento sólido. É preciso conferir o significado das palavras para não confundir, sobretudo, palavras que são parónimas.
Devemos dizer renitente ou reticente?
Vejamos os seguintes exemplos, recorrendo às palavras que iremos analisar:
A médica disse para ele fazer o exame, mas ele permanece renitente. / A médica disse para ele fazer o exame mas ele permanece reticente.
A empresa apresentou-lhe uma proposta de trabalho, mas ela está reticente. / A empresa apresentou-lhe uma proposta de trabalho, mas ela está renitente.
A professora disse que ele nunca teria positiva, mas renitente ele estudou. / A professora disse que ele nunca teria positiva, mas reticente ele estudou.
O assédio moral levou-o a evidenciar o seu espírito renitente e processou a empresa. / O assédio moral levou-o a evidenciar o seu espírito reticente e processou a empresa.
Leia também: «Estivéramos» é erro de português?
Importa dizer que ambos os termos existem e possuem significados bem distintos, por isso interessa conhecer as suas definições para se ter o conhecimento indispensável para saber qual a forma mais pertinente de usar cada uma das palavras, consoante o contexto. Passemos, então, aos significados dos termos a analisar.
Renitente
Termo que advém do latim renitente, que significa opor-se a, resistir a algo. Palavra que representa um adjetivo de 2 géneros, que renite, que resiste ou que se opõe a algo. Que não cede, obstinado, teimoso, contumaz. Por isso, alguém que renite é alguém que mostra resistência ou capacidade de oposição a algo, que é persistente.
Reticente
Termo que advém do latim reticente, que significa calar, ocultar. Palavra destinada a descrever alguém que se cala por prudência, que é reservado. No sentido figurado, pode ser também sinónimo de alguém que vacila, que demonstra ser hesitante e indeciso.
Leia também: Dúvidas de Português: obrigado ou obrigada?
Agora que temos as definições de ambos os conceitos, podemos de forma mais eficaz realizar o exercício inicial.
A médica disse para ele fazer o exame, mas ele permanece renitente. X / A médica disse para ele fazer o exame, mas ele permanece reticente. ✔
A empresa apresentou-lhe uma proposta de trabalho, mas ela está reticente. ✔ / A empresa apresentou-lhe uma proposta de trabalho, mas ela está renitente. X
A professora disse que ele nunca teria positiva, mas renitente ele estudou. ✔ / A professora disse que ele nunca teria positiva, mas reticente ele estudou. X
O assédio moral levou-o a mostrar o seu espírito renitente e processou a empresa. ✔ / O assédio moral levou-o a mostrar o seu espírito reticente e processou a empresa. X