Evite cometer erros graves e saiba que palavras se escrevem com a letra S. Tire todas as dúvidas conhecendo as regras para palavras com S.
O Português é uma língua apaixonante, mas bastante complexa. Existem muitas regras que contribuem para um razoável domínio da língua portuguesa, mas a realidade é que também são muitas as exceções que tornam complicado evitar cometer erros embaraçosos.
A melhor forma é conhecer regras e exceções e fazer da leitura um hábito quotidiano. Um dos problemas que gera muitos erros é a constante confusão em relação a que letras usar em determinadas palavras, pois existem letras que possuem uma sonoridade parecida.
Por exemplo, a sonoridade de letras como “m” e “n” é muito idêntica, em algumas palavras. As letras “g” e “j” também estão na origem de algumas confusões. Também há o caso das letras “ss” “s”, “c”e “ç” que muitas pessoas trocam ao escrever algumas palavras, cometendo erros verdadeiramente vergonhosos.
A letra “s” produz um som semelhante ao de “z”, em determinadas situações, por isso é importante saber algumas regras relativas ao uso da letra “s”.
Regras para o uso de palavras com S
01 Substantivos e adjetivos
- Tanto em grande parte dos substantivos comuns (atraso, confusão, dose, frase, peso, tesoura), como na generalidade dos adjetivos (confuso, impreciso, tísico).
02 O sufixo “-esa”
- Usa-se “s” nas palavras com o sufixo “-esa” quando os femininos têm por base termos masculinos que se escrevem com “s” (tal como luxemburguesa, portuguesa) e no feminino de títulos ou cargos (tal como baronesa, duquesa, marquesa, princesa).
03 O sufixo “-eiro/a”
Normalmente, usa-se “s” antes dos sufixos “-eiro/a”. Vejamos alguns exemplos: baboseira, braseiro, caseiro, louseiro, raposeira, roseiro, traseira.
NOTA: Existem exceções, como os casos de arcabuzeiro (termo que vem de arcabuz), banzeira (termo que vem de banzé), cruzeiro (termo que vem de cruz).
04 Consoantes
- Em alguns contextos, a consoante “s” apresenta um som semelhante ao proporcionado pela consoante “z”. Tal acontece com a consoante “s” quando esta se encontra entre duas vogais. Essa realidade surge em diferentes contextos:
Em palavras terminadas nos sufixos -oso, -osa, -esa, -isa, -ose, -ise, -ase, -ese:
Vejamos alguns exemplos: pavoroso, preguiçosa, francesa; poetisa; lactose; crise; frase; catequese.
Leia também: Dúvidas de Português: procrastinar ou procastinar?
Diminutivos
- Usa-se “s” nos diminutivos que são formados a partir de palavras que possuem a letra “s” no radical*.
Vejamos alguns exemplos: asa (asinha); casa (casinha); mesinha (mesa).
*Radical: Na gramática, refere-se à parte invariável de uma palavra, que não pode ser dividida em constituintes menores e que contém o sentido básico da palavra.
Verbos
- Usa-se “s” nos verbos terminados no sufixo verbal -isar, derivados de palavras escritas com “s”: alisar (liso); analisar (análise); avisar (aviso); improvisar (improviso); paralisar (paralisia); pesquisar (pesquisa); pisar (piso), precisar (preciso), visar (visão).
- Também nas formas dos verbos que não têm a letra “z”, quando no infinitivo: quiseram-quiseste (verbo querer), puseram-puseste (verbo pôr), coseram-coseste (verbo coser, de coser a roupa, do lat. consuere).
Substantivos
- Usa-se “s” nos substantivos que são formados a partir de verbos, cuja conclusão assume a forma de “-nder” ou “-ndir”:
Vejamos alguns exemplos: defesa (defender); despesa (despender); presa (prender); surpresa (surpreender); confusão (confundir).
Verbos querer e pôr.
- Usa-se “s” em algumas formas conjugadas dos verbos pôr (e derivados de pôr) e querer.
Vejamos alguns exemplos: puseram; pusessem; propuser; dispuseram; quiseram; quiser; quisemos.
Ditongos.
- Usa-se “s” após ditongos.
Vejamos alguns exemplos: pausa; coisa; náusea; ausência.
Leia também: 23 palavras que todos dizem, mas poucos sabem escrever
Prefixo “des”
- Usa-se “s” em palavras com início composto por vogais, mas que são formadas por derivação prefixal com o prefixo “des” (conotando o termo com o seu oposto, ação contrária, negação ou separação).
Vejamos alguns exemplos: desapertar; desatento; deselegante; desiludir, desimpedir; desobedecer; desobedecer; desusado.
NOTA: É necessário ter consciência de que existem palavras com “z” que são formadas a partir do numeral “dez”. Deve evitar-se cair no erro de os confundir.
Substantivos próprios
Usa-se “s” em alguns substantivos próprios.
Vejamos alguns exemplos: Isabel; Marisa, Neusa; Sousa; Susana.
E o teste 208 ?
Não seria mais fácil dizer. “s” entre duas vogais vale de “Z”