Qual será a forma correta de escrever esta palavra?… Muitos têm dúvidas na hora de escrever: escreve-se viajem ou viagem?
Se, perante a nossa questão, não sabe decidir-se sobre qual a maneira adequada de escrever esta palavra é precisamente pelo facto de ambos os modos estarem corretos. Sim, as palavras viajem (com “j”) e viagem (com “g”) existem e são homófonas, pois leem-se e pronunciam-se de igual modo.
Contudo, elas não devem ser usadas nos mesmos contextos e situações, pelo que é importante ficar a perceber com clareza quando deve usar cada uma delas. Acompanhe as nossas explicações.
Dúvidas de Português: escreve-se viajem ou viagem?
Comecemos, então, por destrinçar ambos os termos

Viagem (com “g”) é um substantivo, que se refere a uma jornada ou deslocação que se faz de um dado ponto a outro.
Exemplos
- Faz uma boa viagem!
- Cheguei, agora mesmo, de viagem.
- Que grande viagem até aqui!

Viajem (com “j”) é uma forma do verbo viajar. Pode ser a 3ª pessoa do plural do presente do conjuntivo (“Que eles viajem”) ou a 3ª pessoa do plural do imperativo (“Viajem, por favor!”).
Leia também: Dúvidas de Português: o que é um palíndromo?
Exemplos
- Viajem cedo para não apanharem trânsito.
- Ponham os cintos e viajem em segurança!
Dica: Uma boa forma, simples e prática, de conseguir distinguir estas duas palavras e saber exatamente qual usar em cada circunstância é pensar que o termo “viajem” deriva do verbo viajar, que também se escreve com “j”.
Logo, sempre que usar esta palavra com a função de verbo, então é sinal de que deve escrevê-la com “j”. Já quando o termo tem a função de substantivo, então deve optar pelo termo viagem com “g”.

G ou J?
As dúvidas em escrever uma palavra com “g” ou com “j” não são exclusivas do “par” viagem e viajem. Há várias palavras que, na hora de as redigirmos, hesitamos entre colocar um “g” ou um “j”. Normalmente, esta dúvida surge quando as palavras são lidas com a sonoridade “gê”, capaz de ser dada por ambas as letras.
Por essa razão, há algumas regras que podemos aprender e seguir, para não termos mais dúvidas e saber sempre qual destas letras usar.
Quando usar “g”?
Substantivos terminados em: -agem, -igem e -ugem.
Exemplos:
- garagem
- vertigem
- viagem
- ferrugem
Palavras terminadas em: -ágio, -égio, -ígio, -ígio, -ógio e –úgio.
Exemplos:
- sacrilégio
- prodígio
- vestígio
- relógio
- refúgio
Leia também: Dúvidas de Português: obrigado ou obrigada?
Quando usar “j”?
Formas verbais terminadas em -jar.
Exemplos:
- relampejar
- viajar
- trovejar
Palavras de origem tupi, africana, árabe ou ainda, exóticas.
Exemplos:
- manjericão
- jiboia
- jerico
Palavras que derivam de palavras escritas com “j”.
Exemplos:
- cerveja – cervejaria
- loja – lojista