Início Cultura Dúvidas de português: escreve-se extrato ou estrato?

Dúvidas de português: escreve-se extrato ou estrato?

Por vezes, confundimos determinadas palavras. Para o evitar, devemos conhecê-las melhor. Devemos escrever extrato ou estrato?

extrato ou estrato
Dúvidas de português: escreve-se extrato ou estrato?

Por vezes, confundimos determinadas palavras. Para o evitar, devemos conhecê-las melhor. Devemos escrever extrato ou estrato?

A língua portuguesa é um património de uma riqueza ímpar. Uma das mais encantadores características da língua portuguesa são as parecenças existentes entre palavras, sendo que estas podem levar ao aparecimento de muitos erros comuns.

Na gramática, há palavras com pronúncias e grafias parecidas, mas com significados diferentes. Estamos a falar da paronímia (por exemplo: despensa e dispensa, que são palavras parónimas).

Ainda existe a homografia, onde as palavras partilham a mesma grafia, mas são pronunciadas de forma diferente e também possuem significados distintos como, por exemplo, as palavras homógrafas “colher” (objeto ao qual se recorre para comer a sopa) e “colher” (de colheita).

Há também a homonímia, que na gramática diz respeito à relação entre palavras que não apenas se escrevem da mesma forma, como se pronunciam do mesmo modo, contudo apresentam diferentes significados como, por exemplo, “manga” (fruta) e “manga” (peça de vestuário).

Por último, reservamos a homofonia em que as palavras são pronunciadas da mesma forma, mas possuem grafias e significados diferentes. São exemplo de palavras homófonas extrato e estrato. Assim, basta uma letra para fazer toda a diferença. Esclareça dúvidas de português: extrato ou estrato?


Leia também: Dúvidas de português: o que é uma onomatopeia?  


Palavras homófonas: devemos escrever extrato ou estrato?

Exercício

No seguinte exercício, há a mesma frase repetida em que é aplicado um termo diferente em cada uma das duas frases. Qual das seguintes frases tem o termo adequado corretamente aplicado?

– O estrato de contrato com a empresa X foi publicado.

– O extrato de contrato com a empresa X foi publicado.

– O estrato de baunilha é o produto especial desta receita.

– O extrato de baunilha é o produto especial desta receita.

– Esta oportunidade é acessível a qualquer idade, cultura ou estrato social.

– Esta oportunidade é acessível a qualquer idade, cultura ou extrato social.

– Especialistas têm até 2026 para analisar os estratos geológicos.

– Especialistas têm até 2026 para analisar os extratos geológicos.

– O termo “perfume” deveria ser adotado apenas para designar o extrato.

– O termo “perfume” deveria ser adotado apenas para designar o estrato.

Significados

Extrato

Termo que vem do latim extractu-, “extraído”, particípio passado passado de extrahĕre, “extrair”, “tirar”. Extrato significa substância de outra. Substância solúvel e concentrada que se extraiu de um alimento (café, carne, baunilha, tomate, entre outros). Fragmento. Trecho que se extraiu de uma obra, uma pequena passagem de um texto. Resumo. Cópia. No banco, o extrato é o registo dos movimentos de uma conta (despesas, levantamentos, entre outros). Um perfume ou essência aromática.

Estrato

Termo que vem do latim stratu-, “camada”. Nome masculino, estrato é camada ou faixa. Na geologia, o estrato é um termo que faz referência a cada uma das camadas sedimentares. Estratos, na meteorologia, referem-se a nuvens da 3ª família, 7º género (St), dispostas em camadas horizontais, uniformes e sobrepostas, a altitudes entre 1000 metros e 2000 metros.


Leia também: Dúvidas de Português: maciço, massiço ou massivo?


Respostas

Num momento em que os significados de ambos os termos são conhecidos, estamos devidamente preparados para conseguir distinguir devidamente ambos os conceitos. Por isso, estamos preparados para resolver o exercício. Vejamos de novo as frases presentes no exercício anterior, identificando agora quais as que estão corretas e quais as que estão incorretas.

O estrato de contrato com a empresa X foi publicado. X

– O extrato de contrato com a empresa X foi publicado. ✓

O estrato de baunilha é o produto especial desta receita. X

– O extrato de baunilha é o produto especial desta receita. ✓

– Esta oportunidade é acessível a qualquer idade, cultura ou estrato social. ✓

– Esta oportunidade é acessível a qualquer idade, cultura ou extrato social. X

– Especialistas têm até 2026 para analisar os estratos geológicos. ✓

Especialistas têm até 2026 para analisar os extratos geológicos. X

– O termo “perfume” deveria ser adotado apenas para designar o extrato. ✓

O termo “perfume” deveria ser adotado apenas para designar o estrato. X

Conclusão

Tanto extrato como estrato existem na língua portuguesa, estão corretas. Ambas as palavras apresentam a mesma fonética. As duas palavras são homófonas, isto é, são pronunciadas da mesma forma. Agora que sabemos os seus significados, sabemos qual usar de acordo com cada contexto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.