Doçaria Conventual portuguesa e o bolo de Santa Eulália
O bolo de Santa Eulália faz parte da doçaria conventual portuguesa. Se gosta de fazer piqueniques no verão, o bolo de Santa Eulália é indicado para si.
O bolo de Santa Eulália faz parte da doçaria conventual portuguesa, mas prepare-se, pois não vai encontrar um doce com recheio de creme de ovos ou com doses extra de açúcar.
Na verdade, este pode considerar-se um bolo seco, cujo principal atrativo são mesmo os frutos secos e cristalizados.
É um bolo bastante prático de fazer em casa e, embora, muito associado à época natalícia, sobretudo em Águeda, na realidade pode fazê-lo em qualquer altura do ano, já que é fácil de transportar para um piquenique de verão ou, mesmo, na lancheira da praia.
O bolo de Santa Eulália possui um formato oval. Em termos de aparência, as semelhanças com o chamado bolo inglês são algumas, embora o seu sabor seja completamente diferente.
A massa deste bolo conta, entre outros ingredientes, com leite, manteiga, açúcar, ovos, farinha, sal, fermento, vinho do Porto e frutos secos (como figos e passas). Além disso, a sua cobertura tem uma decoração à base de cereja, pinhão e amêndoa.
É um dos 21 doces da região de Aveiro a concurso na iniciativa 7 Maravilhas Doces de Portugal.
Receita do Bolo de Santa Eulália
Ingredientes
– 500 gr de farinha
– 250 gr de açúcar
– 250 gr de miolo de noz
– 125 gr de manteiga
– 50 gr de corintos
– 1 chávena de chá de leite
– 1 colher de sobremesa de leite para dourar
– 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
– 5 ovos (4 gemas + 1 inteiro) + 1 gema de ovo para dourar
– 1 casca de limão
– Canela em pó, q.b.
– Sal refinado, q.b
– Fruta cristalizada, q.b.
– Amêndoa, q.b.
– Manteiga para untar
Modo de Preparação
– Numa tigela, coloque o leite (quente), a manteiga, o açúcar, o bicarbonato de sódio, uma pitada de canela, uma pitada de sal refinado e a casca de limão. Espere até o leite arrefecer e a manteiga derreter.
– Acrescente as gemas e o ovo e amasse, até obter um preparado homogéneo.
– Adicione os corintos e as nozes, picadas grosseiramente, e envolva.
– Retire a casca de limão e junte a farinha, aos poucos, mexendo sempre. Quando a massa começar a fazer bolhas, está no ponto.
– Unte com manteiga uma forma, encha com a massa e pincele a superfície com a gema de ovo batida com uma colher de sobremesa de leite.
– Decore com a fruta cristalizada e a amêndoa pelada inteira.
– Leve ao forno, pré-aquecido a 180°C, durante 40 minutos. Quando o bolo estiver quase pronto, polvilhe com açúcar granulado e guarneça com frutos secos a gosto.
Santa Eulália, padroeira de Águeda
Santa Eulália é a padroeira da cidade de Águeda e dá nome à sua igreja matriz. Eulália de Mérida foi uma santa cristã, virgem e mártir, cuja festa em sua honra é celebrada a 10 de dezembro e comemorada, todos os anos, em Águeda.
Foi canonizada em 304, ano da sua morte. Por não abdicar da sua fé cristã, Eulália foi torturada com ganchos e tochas e queimada na estaca, onde acabou por falecer.
Foi, então, que o milagre se deu, quando uma pomba voou da sua boca e uma espécie de neve cobriu o seu corpo numa nuvem de brancura indicativa de sua santidade.
Se gostou deste artigo também poderá gostar de:
Bolas de Berlim à portuguesa, história e receita
Doçaria Conventual e 3 receitas conventuais originais do séc. XVIII
É português um dos melhores queijos do mundo
_