7 truques e dicas para fazer o cheesecake perfeito. O cheesecake é uma sobremesa adorada por muita gente. Não sendo consensual, pois nada o é, é uma sobremesa que ajuda a terminar a refeição com grande satisfação. Existem diversas receitas, mas nem sempre nos saem na perfeição. Por isso, convém confiar no conhecimento dos mais experientes na matéria.
Há algumas sugestões que lhe podemos deixar e que se revelam absolutamente preciosas. Quer saber mais?
7 truques e dicas para fazer o cheesecake perfeito. Tome nota!
Desilusão
Já aconteceu a toda a gente provarem algo que adoram, pedirem a receita e, quando se vai a fazer, o resultado final desilude… O que será que se fez de errado?
Mesmo com a receita na mão, fazemos o investimento nos ingredientes certos e investimos muitas horas com o objetivo de fazer um cheesecake perfeito mas, por alguma razão, falhamos. Porém, o cheesecake pode sair perfeito, se cumprir algumas regras. É preciso cumprir regras e respeitar o tempo e a temperatura indicadas.
Tempo
Para se fazer um cheesecake perfeito, bem firme e que saia facilmente da forma, necessitamos de ter tempo. Ele precisa de muito tempo no frigorífico, no mínimo 6 horas. Convém até que fique de um dia para o outro.
Leia também: 4 receitas de cheesecake de morango irresistíveis
Além desse tempo no frio, convém servir o cheesecake à temperatura ambiente. Por isso, deve-se antecipar o momento de servir e retirar do frigorífico 30 minutos antes. O sabor ficará substancialmente melhor.
O cream cheese
Este produto, também conhecido por queijo creme, é uma variedade de queijo fresco, criada a partir de leite e natas. Este é um dos ingredientes chave.
Use cream cheese normal (o light não cria o mesmo sabor). Ele deve ser trabalhado à temperatura ambiente para fazer o cheesecake.
Deve preferir o cream cheese em bloco e preterir o cream cheese em embalagem de plástico. Com este último, a textura final não fica igual, pois uma embalagem de plástico deixa entrar canais de ar.
Temperatura ambiente
Devemos trabalhar o cream cheese à temperatura ambiente, mas também os restantes ingredientes, nomeadamente ovos, o creme de leite e o açúcar. Isso permite que eles se misturem de forma mais eficaz.
Bater o cream cheese
É “aborrecido”, mas tem de bater o cream cheese durante o tempo que for necessário, até o cream cheese formar uma massa “acetinada” (o que irá demorar), mas sem passar do ponto! Então, combine os ovos, o açúcar e outros ingredientes e bata em velocidade média-baixa, usando o acessório pá da batedeira. Assim, evita que haja muito ar na massa.
A crosta
Deve pré-assar a crosta, pois não dá só mais beleza, como permite maior crocância.
Utensílio indispensável
Deve ter uma forma redonda de aro removível. Esta é a única forma de se ter um um cheesecake clássico. Coloque no fundo um círculo de papel manteiga.
Unte bem (preferencialmente com manteiga derretida) o fundo do círculo, bem como os lados da forma, antes de verter para dentro dela a massa preparada.
O momento de assar
Não se pode deixar um cheesecake assar até que fique seco, pois irá rachar. Para prevenir esse momento indesejado, deve assar o cheesecake colocando dentro do forno uma tigela de água, pois o vapor criado impedirá que o cheesecake seque.
Leia também: 10 dicas: como fazer o bolo perfeito
Atenção!
Repare que não se está a dizer para se recorrer à técnica de banho maria, bastante apreciada noutras receitas. É apenas e só colocar uma tigela com água numa grelha e o cheesecake na outra grelha, o primeiro na grelha inferior e o segundo na grelha superior.
A curiosidade matou o cheesecake
Não abra o forno enquanto decorre o processo de cozedura do cheesecake. Abrir a porta do forno deixa escapar o ar húmido que está lá retido e que ajuda a criar o cheesecake perfeito. Fazer o cheesecake sofrer uma mudança súbita de temperatura causa rachaduras. Um problema ainda mais grave é o cheesecake afundar no meio.
O teste final
Para avaliar se está pronto, deve abanar um pouco, confirmar se está firme nas bordas e, se abanar um pouco no centro, é sinal de que está pronto. Mas não coloque nada no centro do cheesecake para conferir se ele está pronto, pois pode estragar tudo!