Início Cultura «Choné» 10 palavras da língua portuguesa para conhecer melhor

«Choné» 10 palavras da língua portuguesa para conhecer melhor

Devemos aprender uma palavra por dia, pois há mais de 306.949 palavras portuguesas... «Choné» 10 palavras da língua portuguesa para conhecer melhor.

Choné
«Choné» 10 palavras da língua portuguesa para conhecer melhor

Devemos aprender uma palavra por dia, pois há mais de 306.949 palavras portuguesas… «Choné» 10 palavras da língua portuguesa para conhecer melhor.

O maior dicionário de português contém 306.949 palavras! A 10ª edição do Dicionário de Moraes (1948) representa a melhor fonte para avaliarmos a quantidade de palavras existente na língua portuguesa. Contudo, há outros dicionários de português que, sendo diferentes, são complementares, pois contêm palavras que não aparecem neste ou noutros.

Tal como este dicionário – 10ª edição do Dicionário de Moraes (1948) – tem muitas que não aparecem noutros dicionários da língua portuguesa. Logo, há mais de 306.949 palavras portuguesas pois, para lá do termos presentes noutros dicionários, há palavras novas que surgem e que só são integradas nos dicionários, posteriormente.

Existindo tantas palavras, delas apenas 1500 fazem parte do nosso vocabulário ativo (número em média, tendo em conta um nível médio de instrução), pelo menos é essa a tese dos especialistas. Mas, com trabalho diário, é possível alargar esse número. A aprendizagem de uma palavra por dia ajuda nesse efeito. Serão 30 num mês e 365 no espaço de um ano! Um número maravilhoso!


Leia também: 16 erros de português que arruínam a sua credibilidade


Neste artigo estão presentes 10 palavras e os seus significados. Contudo, não basta ler o significado dos conceitos para os integrar no vocabulário ativo. É necessário aplicar frequentemente as palavras aprendidas.

«Choné» 10 palavras da língua portuguesa para conhecer melhor

Penúria

Termo que vem do latim penurĭa-, com o mesmo significado. Penúria é nome feminino que significa pobreza extrema; miséria; indigência. É escassez. 

Sumptuosidade

Termo que vem do latim sumptuositāte-, com o mesmo significado. Sumptuosidade é nome feminino que significa qualidade do que é sumptuoso. É magnificência, luxo, grande aparato, pompa.

Apaziguar

Termo que vem de a-+paziguar. Apaziguar é verbo transitivo e pronominal que significa pôr(-se) em paz; aquietar(-se); pacificar(-se). É também pôr(-se) de acordo; conciliar(-se); harmonizar(-se).

Enxurrada

Termo que vem de “enxurro”+”-ada”. Enxurrada é nome feminino que significa torrente de água formada pela chuva. É ainda corrente de águas sujas ou de esgotos. No sentido figurado, pode significar também grande quantidade.

Imprudente

Termo que vem do latim imprudente-, com o mesmo significado. Imprudente é adjetivo de 2 géneros que significa alguém que revela falta de ponderação e de cuidado. Tem ainda como significado alguém que não considera as possíveis consequências desagradáveis dos seus atos antes de agir; uma pessoa que faz um ato irrefletido; um indivíduo que é precipitado; alguém leviano. É ainda nome de 2 géneros com o significado de pessoa que age antes de pensar nas possíveis consequências.

Improcedente

Termo que vem de “in-”+”procedente”. Improcedente é adjetivo de 2 géneros. Significa que não é procedente. É o que não se justifica. É ainda o que não se verifica. É incoerente; ilógico, inconsequente, injusto.

Sedição

Termo que vem do latim seditiōne-, com o mesmo significado. Sedição é nome feminino que significa levantamento popular; motim; rebelião.


Leia também: 17 palavras parecidas mas com significados distintos


Choné

Termo que é adjetivo de 2 géneros e significa no sentido coloquial “que perdeu o juízo”; Choné é alguém tolo.

Abundância

Termo que vem do latim abundantĭa-, com o mesmo significado. Abundância é nome feminino que significa quantidade maior do que a necessária; fartura; abastança. Significa também opulência; luxo. Significa grande quantidade. Em sentido figurado, significa excesso.

Inovador

Termo que vem do latim tardio innovatōre-, com o mesmo significado. Inovador é adjetivo, nome masculino. Significa que ou aquele que inova. É forma do verbo inovar. Termo que vem do latim innovāre, «renovar». É verbo transitivo que significa tornar novo. É introduzir inovações em (governo, artes, etc.). É ainda inventar; criar.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.