Vamos dar-lhe a conhecer dicas essenciais para corrigir os maiores erros na cozinha e elevar as suas habilidades culinárias a um novo patamar. A vida doméstica tem diversos desafios. Apesar de muitas tarefas fazerem parte das rotinas diárias de muitos pessoas, há erros que são cometidos constantemente. Quando a aprendizagem não é a melhor, os erros são perpetuados.
No entanto, reunimos algumas dicas de especialistas das lides domésticas que permitem corrigir os erros mais comuns na cozinha. Tratam-se de estratégias imperdíveis e eficazes que permitem impedir que as consequências dos nossos erros se tornem verdadeiramente catastróficas.
Os efeitos mais negativos não são inevitáveis. Ao aprender com os erros confirmará que as suas habilidades domésticas podem melhorar com a experiência. As falhas acontecem a todos. Errar é humano. No entanto, aprender também. O presente artigo visa melhorar hábitos. Reunimos um conjunto de truques que permitem evitar os maiores erros na cozinha, comportamentos repetidos por muita gente, diariamente.
Dicas essenciais para corrigir os maiores erros na cozinha
Atualmente, há muitos cursos da vida doméstica e muitos são centrados em melhorar técnicas para evitar erros na cozinha. No entanto, ao longo de diversas gerações, muitos dos conhecimentos sobre a gastronomia, ou sobre as limpezas, eram passados de mãe para filha.
A aprendizagem era realizada por imitação e por partilha de conhecimentos. Por isso, uma pessoa repetia o que a mãe ou a avó faziam e também podiam seguir o instinto. Muitas dessas más práticas foram perpetuadas no tempo.
Apesar de atualmente existirem programas de culinária e cursos, muitos desses erros continuam a ser repetidos, sem que as pessoas desconfiem que estão a fazer as coisas mal. Frequentemente, essas falhas impedem o sucesso pleno de determinado petisco.
1 – Utilizar a manteiga fria
Quando necessita de usar a manteiga num preparado, ela deve encontrar-se com antecedência à temperatura ambiente para que amoleça até ao momento de ser usada. No entanto, se não existir tempo, deve derreter a manteiga no micro-ondas ou em banho-maria.
Este procedimento deve ser feito com cuidado, sem que a manteiga ferva, porque iria alterar as propriedades da manteiga e, consequentemente, o resultado.
2 – Não fazer a lavagem da massa cozida
Um dos erros na cozinha é não lavar a massa. Lavar a massa após a cozedura faz com que a massa arrefeça. No entanto, esse procedimento faz com que a massa liberte o amido que origina aquele efeito colante e pastoso que todos detestam. Por isso, passe a massa por água corrente quente, para obter uma massa solta, mas sem arrefecer.
3 – Bater mal as claras em castelo
Nem sempre se conseguem obter claras em castelo cremosas e brilhantes. Quando não se consegue, pode ser sinal de algum erro. Primeiro, as claras não devem ser batidas muito frias. Por isso, os ovos devem estar à temperatura ambiente.
Depois, é importante que no momento de partir os ovos não se deixe escapar resquício algum de gema de ovo por entre as claras.
Em seguida, deve deixar as claras repousarem. No momento de usar a batedeira, deve certificar-se que o aparelho se apresenta na velocidade máxima e tem as varas bem limpas.
4 – Colocar tudo no frigorífico
As temperaturas reduzidas até podem prejudicar a sua textura e sabor. Quem nunca colocou batatas ou tomates no frigorífico? Já todos cometemos esse erro. Estes alimentos são o exemplo que comprova que nem todos os alimentos necessitam de frio.
5 – Não condicionar as ervas frescas
Este ingrediente pode transformar uma receita. No entanto, as ervas frescas devem ser conservadas como plantas que são. Primeiro, deve cortar uma pequena parte das raízes das ervas. Em seguida, coloque as raízes numa jarra com água.
Entre as ervas frescas, há variedades como os coentros e a salsa, que devem ser tapadas com um saco plástico. Finalmente, coloque no frigorífico.
No entanto, ervas frescas como a hortelã, o alecrim, a salva ou o tomilho podem ser guardadas de forma diferente, colocadas num recipiente com água e deixadas à temperatura ambiente.
Aprimore as suas habilidades culinárias:
- Mitos da culinária: verdade ou mentira?
- Super truques e dicas de culinária para poupar dinheiro
- Gosta de culinária? 15 segredos de cozinha que mudarão a sua vida
6 – Desrespeitar as temperaturas do forno
Em muitas receitas do forno, é fundamental respeitar a temperatura indicada na receita. Ela deve ser respeitada geralmente. No entanto, sempre que for necessário, deve ser adaptada às caraterísticas do forno.
Contudo, há circunstâncias em que é importante intervir. Imaginemos que a receita indica que é importante ter uma temperatura de 150ºC. No entanto, no seu forno, a temperatura mínima é de 180ºC. Nesse caso, a pessoa deve regular para o forno para os 180ºC, mas deve deixar a porta do forno ligeiramente aberta. Com a entrada de ar, a temperatura será reduzida.
Em muitas receitas, é importante pré-aquecer o forno, embora nem sempre surja essa indicação. Sempre que a receita o pedir, cumpra-o. Além disso, durante o processo de assadura, deve evitar abrir constantemente a porta do forno.
7 – Ferver sempre a água
Nem sempre que se cozinha é necessário colocar água fervente. Alguns cozinhados apenas requerem água quente. Por exemplo, com ovos ou peixes. No entanto, se cozer massas ou legumes, antes de introduzir estes ingredientes na panela, deve deixar a água borbulhar.
É surpreendente, mas a força do hábito faz com que se repitam erros que podem ser muito negativos para o que pretendemos fazer, seja a cozinhar, seja a limpar…