Assar carne no churrasco é muito simples e prático. Mas há dicas essenciais para conseguir aquela carne suculenta e deliciosa que todos pretendem. Desde a escolha do produto à sua confeção, há vários passos e etapas que deve seguir e cumprir para conseguir um churrasco perfeito e muito delicioso. Anote as nossas 12 dicas e ponha-as em prática nos seus próximos cozinhados e churrascos com a família e os amigos.
12 dicas para aprender a assar carne na perfeição
Dicas essenciais
01
Aposte num bom carvão. De nada adianta comprar uma boa carne, se o carvão que utilizar não for também de qualidade.
02
Espere até o carvão estar em brasa. Não deve começar a cozinhar a carne antes de todo o carvão estar em brasa. Isto, porque a brasa inicial do carvão liberta alcatrão que é altamente tóxico para o nosso organismo.
Leia também: Aprenda a fazer arroz branco como nos restaurantes
03
Ao preparar as brasas, deve deixar uma área de fuga, com calor menos intenso, onde possa grelhar carnes como cordeiro, frango ou porco. Para isso concentre as pedras de carvão apenas num dos lados da churrasqueira.
04
Prefira as carnes embaladas a vácuo, com selo de inspeção e de marcas confiáveis. Há várias carnes que funcionam bem no churrasco, como é o caso do frango, da picanha, das costeletas e dos bifes.
05
Depois de comprar a carne, deve sempre guardá-la numa bolsa térmica ou numa embalagem de esferovite, de maneira a evitar as oscilações de temperatura. Retire a carne da refrigeração, apenas 30 minutos antes de iniciar o churrasco.
06
No caso da carne bovina, deve confecionar porções menores, com boa gordura e sempre em brasas fortes, para que a carne grelhe e não coza. E cuidado com as chamas, elas deixam a carne queimada por fora e crua por dentro.
07
Deve sempre cortar a carne no sentido em que correm as fibras, posicionando a faca num ângulo de 90ºC contra as fibras. Contudo, algumas carnes devem ser assadas inteiras.
08
Também não deve retirar a gordura antes de preparar, pois isso prejudica a sua aparência, suculência e sabor. Assim, a gordura só deve ser removida no prato.
09
Não salgue as carnes com antecedência, pois isso irá reduzir a suculência do corte. Prefira o sal fino e use-o só depois do corte estar selado. Para tempero, pode também usar alho e ervas, como orégãos ou manjericão. Porém, também pode por simplificar nos condimentos e acompanhar a carne com um molho de queijo bem saboroso.
Leia também: Aprenda a fazer batatas assadas deliciosas: receita e segredos
10
Esteja sempre atento, de modo a não permitir que a carne passe do ponto. Tenha em linha de conta que cada carne e cada corte exigem tempos de confeção diferentes.
11
Quanto ao posicionamento da carne, os cortes menores devem estar mais próximos da brasa, enquanto as peças assadas inteiras devem estar a 40 cm das brasas e as carnes mais duras a 70 cm das brasas.
12
Antes de servir, deixe a carne descansar por 5 minutos. Durante esse tempo, as fibras vão voltar ao seu formato natural dentro da peça, garantindo uma peça suculenta e saborosa.