Há peixes grelhados que representam uma refeição especial. Sendo bastante saudável, pode ser muito saborosa com estas 7 dicas infalíveis para grelhar peixe.
Os pescadores contactam com peixe ao longo de toda a vida e sabem todos os truques para cozinhar peixe. Quem vem de uma família de pescadores tem a sorte de poder contar com conhecimentos que são passados de geração em geração. Assim, são pessoas que conhecem bem o produto, sabendo a melhor forma de fazer sobressair as melhores qualidades do peixe grelhado.
Os pescadores são os verdadeiros profissionais da arte de grelhar o peixe. Quando uma família de pescadores abre um restaurante, a qualidade do produto faz-se sentir. Desta forma, reunimos alguns dos melhores truques de forma que saiba fazer tudo bem na hora de levar o peixe à grelha. Com estas sugestões irá garantir uma refeição perfeita, saudável e deliciosa.
7 dicas infalíveis para grelhar peixe como um profissional
Eis as melhores dicas para fazer peixe grelhado!
A melhor forma de usufruir dos dias quentes de verão é alterando o regime alimentar. Por isso, muitas famílias optam por reunir a família e/ou amigos e levam a assar as suas refeições.
Como o peixe é um alimento muito mais saudável do que a carne, deve ser privilegiado. Assim, reunimos algumas dicas para que possa oferecer aos seus convidados um verdadeiro petisco.
1 – Frescura do peixe
Normalmente, independentemente de o peixe ser do mar ou do viveiro, na hora de o levar à grelha, ele praticamente não leva tempero. Por isso, de forma que seja o mais saboroso possível, ele deve apresentar-se super fresco. Só assim, pode usufruir do peixe da melhor forma, no seu sabor e na sua textura.
No entanto, se o peixe já estiver há uns dias no frigorífico, o que não se recomenda, o peixe deve ser cozinhado de forma mais condimentada, de modo a disfarçar a falta de frescura.
2 – Carvão
Independentemente da escolha do alimento principal, seja carne ou seja peixe, quando se faz um grelhado no carvão o produto ganha um paladar distinto e excecional. Assim sendo, sempre que tenha essa oportunidade, aproveite-a.
Contudo, tenha sempre em conta que este método é mais lento do que quando se usa um grelhador elétrico. No entanto, o investimento extra de tempo acaba por compensar. Uma outra sugestão é que coloque o peixe só depois do carvão se encontrar em brasa.
Se não o fizer, o produto não apresentará a qualidade desejada, podendo mesmo ficar queimado por fora e apresentar-se cru por dentro.
3 – Aquecimento da grelha
A grelha deve ser aquecida previamente para se poder selar a pele do peixe, permitindo assim manter a sua consistência. O peixe acaba por ficar mole e “sem gosto”, quando o produto é assado em lume baixo.
4 – Pincelar o peixe com óleo vegetal
O peixe deve ser pincelado com óleo vegetal, mas sem abusar da quantidade. A refeição não irá ficar mais calórica, mas ganha muito se antes de se colocar o peixe na grelha, se pincelar o peixe com um pouco de óleo de girassol. Assim, a pele do peixe não cola, sendo depois mais fácil virar.
5 – O momento certo para salgar
Antes de assar, com pelo menos 10 minutos de antecedência, deve temperar o peixe com sal grosso (nunca use sal fino), assim ele irá ganhar sabor. Se o peixe apenas for salgado na grelha, no momento, ele acabará por ficar insosso.
6 – Esperar o momento certo para virar
Não se deve virar o peixe antes do tempo. O peixe deve ser virado apenas uma vez, para que o alimento mantenha a sua consistência. A virada do peixe deve ser feita apenas quando a sua pele começar a ficar tostada.
7 – Golpear o peixe
Quando o peixe é assado inteiro, devem ser dados alguns golpes simétricos na horizontal, nomeadamente quando se escolhem peças de maior dimensão, como o pregado ou o linguado. Os golpes permitem que o lume entre e o peixe fique bem cozinhado.
Leia também:
- Aprenda a fazer o peixe grelhado perfeito
- Saiba temperar peixe para assar (e não só) como um mestre
- Peixe assado no forno para refeições memoráveis
NCultura
Se leu “7 dicas infalíveis para grelhar peixe como um profissional” e gostou ou tem alguma sugestão de dicas ou receitas que gostaria de ver presentes no nosso site, deixe-nos a sua sugestão.
Se o tema explorado neste artigo é do seu interesse, pode procurar outros artigos sobre receitas de peixe. Há vários no NCultura que serão do seu agrado.
Se tem interesse em saber mais sobre outros temas que não encontra no NCultura, pode sempre deixar-nos sugestões sobre temáticas que possam ser exploradas.
Se sente uma paixão imensa pela Cultura, visite-nos diariamente. Terá muitos artigos no NCultura que irá adorar!
Deixe-se apaixonar pelo NCultura e explore as diferentes temáticas aqui presentes. Entre elas estão áreas como: Viagens, Vinhos, Língua Portuguesa, Histórias, Lifestyle, entre outras…