O Festival do Crato é bastante popular, mas esta vila encantadora tem muitos outros encantos. Fique a conhecê-los!
Portugal tem inúmeros destinos, bastante apreciados por turistas estrangeiros. Porto, Lisboa, Algarve, Braga, Madeira, Açores encontram-se entre os mais populares.
Contudo, de norte a sul do país, há destinos maravilhosos, nomeadamente aldeias e vilas que se revelam propostas bem distintas das cidades mais cosmopolitas e sobrelotadas.
Por exemplo, Crato é um desses destinos que proporciona uma experiência particularmente agradável. Esta vila é um local tranquilo, deslumbrante e revigorante.
Crato: uma vila cheia de história no coração do Alentejo
Localização
Crato está presente no distrito de Portalegre. Esta vila alentejana tem uma história rica e muitos atrativos que serão do interesse dos seus visitantes. Este é um destino ideal para um passeio em família.
Características
A vila do Crato é pequena, embora tenha adquirido fama devido ao Festival que realiza. Ela encontra-se muito bem preservada. É uma vila encantadora que está perfeitamente enquadrada na Natureza que a rodeia. O cenário é deslumbrante.
Apesar da dimensão reduzida de Crato, existe um património rico e diversificado nesta vila alentejana, destacando-se os monumentos bastante interessantes.
O casario branco com faixa é típico no território alentejano. Existem algumas atrações que deliciam quem tem a sorte ou o engenho de visitar esta vila.
Centro do Crato
O centro do Crato reúne em si uma série de atrações. Por isso, é um local de passagem obrigatória.
Crato: uma vila cheia de história
A Varanda do Grão-Prior
Este monumento é o ex-libris da vila do Crato. A Varanda do Grão-Prior está datada do século XVI e é uma das atrações imperdíveis. A varanda do Grão-Prior integra a parte que resta do Palácio dos Priores do Crato (Séc. XV, XVI). Esta varanda é composta por um eirado que está assente em três arcos de volta perfeita com colunas e dois grossos pilares nos cunhais. Nela, destacam-se a cortina decorada com rosáceas e aberturas em fresta e dois arcos laterais, que estão assentes em mísulas que possibilitam a passagem sob a varanda.
Morada: Praça do Município, 7, 7430-130, Crato.
Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa
Este mosteiro foi fundado em 1356. O Mosteiro da Ordem do Hospital de Flor da Rosa está localizado na aldeia de Flor da Rosa, perto de Crato. Este monumento foi muito importante para a região.
O Mosteiro da Ordem do Hospital de Flor da Rosa funciona como pousada desde 1995. Este edifício é composto pela igreja-fortaleza (de estilo gótico), um paço-acastelado gótico (que apresenta alterações quinhentistas) e as restantes dependências conventuais, renascentistas e mudéjares.
O Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa é um dos ex-libris desta vila alentejana.
Ponte Velha do Crato
Na Ribeira do Chocanal, a cerca de 100 metros do Crato, fica esta que também é chamada de ponte romana, uma construção em alvenaria de granito. Julga-se que a construção seja medieval, embora as aduelas dos arcos possam ter tido origem romana ou, então, tenham sido feitas reutilizando materiais do passado.
A Igreja Matriz do século XIII
A construção desta igreja remonta ao século XIII. A fachada desta igreja apresenta um pórtico com um frontão encimado pela Cruz de Malta, sobrepujado por um janelão e um óculo lateral.
A Igreja Matriz do Crato é ladeada por uma torre sineira, avançada, rematada por um coruchéu. O interior da Igreja Matriz é composta por 3 naves com 5 tramos, revestidas a azulejos do século XVIII. Ela apresenta uma coleção de imagens, com destaque para uma Pietá e para uma Santa Catarina.
A igreja tem como orago Nossa Senhora da Conceição, que se festeja todos os anos no dia 8 de dezembro.
Informação útil
Morada: R. de Santa Maria, 7430-134 Crato.
Monumentos megalíticos
A região tem um valor arqueológico notável, existindo diversos monumentos megalíticos de grande interesse. Entre os mais populares estão a Anta do Tapadão que é visitável e outras que se encontram em terrenos privados ou em acessos pouco acessíveis, tais como a Anta do Couto dos Andreiros ou o Penedo do Caraça.
Noutras paragens, há ainda a Anta da Espanadeira, a Anta do Couto dos Enchares, a Anta dos Penedos de S. Miguel, a necrópole megalítica do Vale d’Anta, entre outros monumentos megalíticos que comprovam a antiguidade deste território.
Festival do Crato
A vila do Crato realiza o Festival do Crato – Feira de Artesanato e Gastronomia desde 1984. Este ano, o Festival do Crato realiza-se entre 23 de agosto a 27 de agosto. Este festival conta com artistas portugueses e internacionais.
Existem diversos nomes sonantes que vão atrair inúmeras pessoas até ao Crato. Os cabeças de cartaz já confirmados são: Paula Fernandes, Nenny, Maninho (para o dia 23 agosto); Gabriel o Pensador (convidado especial Carlão), Dino D’Santiago e Dillaz (para o dia 24 agosto); Miguel Araújo [e convidados especiais Ana Bacalhau, António Zambujo e César Mourão] e The Happy Mess (para o dia 25 Agosto); The Jesus and Mary Chain Amor e Electro (para o dia 27 Agosto).
Preçário, aqui.
Informação útil
Contactos: +351 245 990 110 [email protected]
Mais informações, aqui.
Museu Municipal do Crato
Este museu está instalado no Palácio da antiga Rua do Arco. A construção deste edifício remonta a meados do século XVIII. No entanto, o palácio remodelado com o projeto do arq. Fernando Sequeira Mendes.
Este Museu apresenta um panorama da pré-história do concelho do Crato dá foco na presença romana na região e no papel importante que foi desempenhado pela Ordem de S. João de Jerusalém, do Hospital ou de Malta (igualmente conhecida como Hospitalários) durante a Idade Média e a Idade Moderna.
A coleção do museu apresenta ainda artefactos e objetos artísticos, que ilustram a vida espiritual e material do Crato. O núcleo de Arte Contemporânea foi inaugurado em 2019, espaço destinado à pintura portuguesa de artistas consagrados do século XX, aparecendo nomes como Vieira da Silva ou Trindade d’Assumpção.
Informação útil
Morada: Rua Ordem Soberana de Malta, 3, 7430-999 Crato
Contactos: Tel. (+351) 245990115 / [email protected]
Horário:
De terça a Domingo, o museu abre das 10:00h às 12:30h e das 14:00h às 17:30h. Descanso semanal às segundas-feiras.
Entradas para visitas até 30 minutos antes da hora de fecho.
Casa-Museu Padre Belo
Este espaço surge pela vontade expressa do Reverendo Padre Francisco António Rosado Belo. O padre decidiu doar todo o seu espólio e a sua habitação à Santa Casa da Misericórdia do Crato.
A Casa-Museu Padre Belo conjuga uma vertente cultural à sua ação de bem-fazer. Esta Casa tem uma natureza cristã, humanista e artística.
Informação útil
Morada: Rua do Convento, 13 – 7430-152 Crato.
Contactos: (+351) 245 996 188
Horário
De segunda a sexta está aberto das 9:00h às 12:30h até às 14:00h às 7:30h.
Depois de Crato, o que ver nas proximidades?
Castelo de Alter do Chão
A vila alentejana de Alter do Chão é outro destino que merece ser visitado. O património de Alter é igualmente rico. Existem diversas atrações que são merecedoras dos maiores elogios. Também integra o distrito de Portalegre e tem no Castelo o seu ex-libris.
Outra atração local está no casario branco, que pode apresentar um ou dois andares e distingue-se pela faixa colorida que apresenta. Estas casas senhoriais remontam aos séculos XVII e XVIII.
Há também um conjunto de construções religiosas de qualidade, nomeadamente: a Igreja do Nosso Senhor Jesus do Outeiro, a Igreja de Nossa Senhora da Alegria, a Igreja do Convento de Santo António, a Igreja da Misericórdia, a Igreja de São Francisco, a Capela de Santana e a Capela de Santo António dos Olivais.
A Coudelaria também se encontra em Alter. Ela foi fundada em 1748 por D. João V. A Coudelaria visa à criação de cavalos de raça lusitana para a Picaria Real. A Escola Profissional Agrícola de Alter do Chão está presente na Coudelaria. O mesmo acontece com a Escola Portuguesa de Arte Equestre e com um Pólo da Universidade de Évora.
Informação útil
Morada: Tapada do Arneiro, 7440-152 Alter do Chão.
Contactos: +351 245 610 060 / [email protected].
Cabeço de Vide
Esta freguesia integra o concelho de Fronteira. O património de Cabeço tem várias atrações. Por exemplo, a Estação de Caminhos de Ferro, que se apresenta decorada com azulejos, espaço em que são narradas cenas da vida rural.
A Capela do Espírito Santo, o Pelourinho e o Cruzeiro são outras atrações desta freguesia. As ruínas do Castelo são outra atração. As Termas de Sulfúrea revelam-se particularmente indicadas para o tratamento de determinadas doenças de pele, respiratórias e reumáticas.
Desde a época da ocupação romana que as águas destas termas são usadas. Espaço que tem diversas fontes e nascentes que se encontram numa área arborizada. O cenário é deslumbrante.
Quer saber onde comer em Crato?
Reunimos alguns dos espaços onde pode saborear autênticas especialidades gastronómicas. Estes são restaurantes que colocam na mesa o melhor da gastronomia local.
Restaurante da Pousada do Crato
Morada: Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa – 7430-219 Crato
Contactos: (+351) 245 997 210.
Restaurante do Priorado
Morada: Parque Aquático do Crato
Contactos: (+351) 245 990 057.
Restaurante O Lagarteiro
Morada: Bairro de Santo António, Lote 1 – 7430-000 Gáfete
Contactos: (+351) 245 790 113.
Restaurante O Recanto
Morada: Rua D. Nuno Álvares Pereira 66 – 7430-179 Flor da Rosa
Contactos: (+351) 245 996 112.
Snack-Bar O Caneco
Morada: Avenida dos Bombeiros, It 27, Crato
Contactos: (+351) 969 426 217.
Quer saber onde pode dormir em Crato?
Eis algumas sugestões de qualidade:
Casa do Crato
Morada: R. D. Efigénia de Sá Nogueira 21 7430-156 Crato
Contactos: 245 990 002 / 964 809 819.
Herdade das Romeiras
Morada: Quinta das Romeiras, 7430-117.
Contactos: (+351) 925 852 838 / (+351) 936 816 666 / [email protected]
Herdade do Gamito
Morada: Rua do Gamito Apartado 9 – 7430-909 Crato
Contactos: (+351) 245 990 237 / (+351) 919 260 574.
Cork Hills Farmhouse
Morada: Herdade da Serpilheira, Monte da Pedra
Contactos: (+351) 917 606 296.
Palacete de Flor da Rosa
Morada: Rua da Cruz 19/25 – 7430-216 Flor da Rosa
Contactos: (+351) 245 996 451.
Informação útil
Posto de Turismo Municipal
Morada: Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa, Rua do Mosteiro – 7430-219 Flor da Rosa.
Contactos: (+351) 997 341.
Horário:
Este espaço encontra-se aberto de 2ª a 6º feira, das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.
Aos sábados, domingos e feriados encontra-se aberto das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 18h00.
O Posto de Turismo do Crato está situado no Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa, na sala de visita do concelho. Aqui, é disponibilizada toda a informação turística que necessitará para usufruir ao máximo do Crato.
Leia também:
- Vilar de Mouros: a aldeia do Festival
- Montalegre: terra de lendas num cenário encantador
- Vila Nova de Milfontes: descubra a Princesa do Alentejo
NCultura
Se leu “Crato: uma vila cheia de história no coração do Alentejo” e gostou deste artigo, deixe-nos o seu comentário! Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre Destinos e Viagens no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das viagens, da gastronomia regional, história e curiosidades, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essas temáticas. Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: Língua portuguesa, Lifestyle, Histórias, Receitas, entre outras…
Gostei do artigo e irei visitar o Crato este verão ! Obrigado