A bela e maravilhosa pérola do Atlântico. Venha conhecer a história e os encantos da Ilha da Madeira, um arquipélago verdadeiramente ímpar.
A riqueza natural do Arquipélago da Madeira representa um dos grandes tesouros de Portugal. Os Descobrimentos realizados pelos portugueses levaram a uma série de conquistas.
De todo o património conquistado, as Ilhas da Madeira e dos Açores permaneceram bem presas às mãos dos portugueses.
A ilha da Madeira possui paisagens deslumbrantes e verdejantes e as temperaturas amenas tornam-na muito procurada, ao longo de todo o ano (com enfâse aos meses de verão).
Ela também possui condições únicas e invejáveis à beira-mar, tornando-a num destino turístico de sonho. Conheça um pouco da rica história da Ilha da Madeira, um tesouro natural sem igual.
Leia também: 6 Tradições madeirenses para descobrir quando visitar a Madeira
A Ilha da Madeira é a pérola do Atlântico, um tesouro natural imperdível que tem encantado meio mundo, mas nem sempre foi assim. Afinal, como foi descoberto este património português?
Os nomes dos navegadores que descobriram a Ilha da Madeira não possuem o protagonismo de outros navegadores portugueses (Bartolomeu Dias contornou o Cabo da Boa Esperança; Pedro Álvares Cabral descobriu o Brasil;…), mas seguramente que o merecem.
A verdade é que Bartolomeu Perestrelo, João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira encontraram no ano de 1419 um património natural que integra até hoje o território português, sendo parte importante de Portugal.
Em 1418, um ano antes de descobrirem a ilha da Madeira, João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira chegaram à ilha do Porto Santo pois, devido a uma tempestade, desviaram-se da sua rota (cujo destino era África) e andaram à deriva, desorientados, até que foram salvos por este “porto seguro”.
No ano de 1425, iniciou-se a colonização da ilha da Madeira, onde se recorreu à agricultura para atingir uma prosperidade económica imediata e notória.
O Funchal adquiriu um protagonismo maior tornando-se, na segunda metade do século XV, num porto importante e de escala obrigatória, além de ser destino das principais rotas comerciais da Europa.
A partir de 1440, estabeleceu-se o regime das capitanias-donatárias. No ano de 1440, a capitania de Machico foi doada a Tristão Vaz Teixeira. Em 1446, a capitania de Porto Santo foi doada a Bartolomeu Perestrelo. No ano de 1450, a capitania do Funchal foi doada a João Gonçalves Zarco.
A ilha da Madeira foi nomeada dessa forma devido à abundância desta matéria-prima na ilha.
Curiosidade
Sabia que é muito provável que um famoso navegador tenha vivido na ilha da Madeira? Cristóvão Colombo nasceu em 1451, possivelmente em Génova. Mas na Madeira até há a Casa Colombo que é hoje um museu português dedicado à história de Porto Santo.
Há indícios que comprovam que Cristóvão Colombo – notável navegador e explorador europeu – tenha residido nesta casa.
Leia também: Aqueduto das Águas Livres, uma obra notável
Colombo viveu, efetivamente, durante alguns anos no arquipélago da Madeira. No ano de 1479 (ou 1480), casou-se com a filha de Bartolomeu Perestrelo (1º capitão donatário do Porto Santo), Filipa de Moniz.
Atualidade e símbolos
Hoje, a Ilha da Madeira é um destino turístico de grande fulgor. São muitos os turistas provenientes de vários pontos do mundo que escolhem a Ilha da Madeira para passar os seus dias de férias.
Mas nem só de turismo vive a Madeira que exporta ainda alguns produtos que estão a ganhar espaço no mercado internacional.
O vinho da Madeira
O vinho da Madeira tem hoje uma reputação internacional de relevo. O vinho da Madeira tem normalmente um teor alcoólico elevado, sendo produzido nas adegas e encostas da Região Demarcada da Ilha da Madeira.
Este é um dos grandes alicerces da economia da Região Autónoma da Madeira.
Banana da Madeira
A banana da Madeira é especial, original e tem as suas particularidades. Sendo a banana da Madeira tradicionalmente menor do que a banana sul-americana, ela possui um sabor diferente, proporcionando um paladar distinto. É seguramente um dos tesouros da Ilha da Madeira.
Cristiano Ronaldo
Quem diria que o melhor jogador de futebol de todos os tempos e colecionador de bolas de ouro e de títulos – e detentor de grande parte dos maiores recordes do desporto rei –, viria a ser um português nascido na Ilha da Madeira?
Embora mereça ter na Madeira uma estátua do tamanho da Torre Eiffel, por enquanto pode contentar-se com um museu, um hotel e um aeroporto…
Camões
“Passamos a grande Ilha da Madeira,
Que do muito arvoredo assim se chama;
Das que nós povoamos a primeira,
Mais célebre por nome do que por fama.
Mas nem por ser do mundo a derradeira,
Se lhe avantajam quantas vénus ama;
Antes, sendo esta sua, se esquecera,
De Cypro, Guido, Paphos e Cythera.”
Luís de Camões, Os Lusíadas
Vídeo de: Leonel Camacho