Porque é que se conduz pelo lado esquerdo em alguns países? Conheça as origens e os motivos por trás desta prática de condução, que continua a ser adotada em várias nações ao redor do mundo.
No nosso país, conduz-se sempre pela direita. Este hábito está bem enraizado na nossa cultura. No entanto, se uma pessoa viajar para Inglaterra ou assistir a um filme realizado nesse país, podemos observar que a condução se faz do lado contrário.
É verdade, os ingleses têm uma condução distinta. Conduzem pelo lado esquerdo. Assistir a este tipo de condução é bastante “estranho”. Quer conhecer a origem desta prática? A história deste tipo de condução é interessante…
Por que razão em alguns países se conduz pelo lado esquerdo?
Há diversos países em que se conduz pelo lado esquerdo. Por isso, a verdadeira questão deve ser por que razão se conduz de lados diferentes em diversas regiões do planeta. O Reino Unido serve de exemplo. Vem-nos logo à ideia. No entanto, no que diz respeito à condução pelo lado esquerdo da estrada, há muitos mais casos.
Presente em todo o mundo
Na verdade, são mais 55 territórios que optaram por seguir este tipo de condução. Por isso, não se trata de uma caraterística exclusiva de Inglaterra. Esta prática é partilhada por várias nações. São 34% de países.
A condução pelo lado esquerdo está presente em 5 continentes. Conduz-se dessa forma na Ásia, em África, na Europa, na Oceânia e na América. Naturalmente, algumas ex-colónias britânicas destacam-se entre estes territórios, nomeadamente a Tailândia, a África do Sul, a Austrália, a Índia, o Zimbabué, a Guiana, entre outros.
A origem desta condução
A origem desta prática não é consensual. Existem várias teorias sobre o surgimento da condução pelo lado esquerdo. Alguns historiadores defendem a tese que esta prática é bastante antiga, que remonta aos tempos da Roma Antiga (ou até às civilizações egípcias ou gregas).
Antiguidade
Os historiadores sabem que os exércitos romanos tinham como prática marchar pelo lado esquerdo da estrada, uma convenção que permaneceu. Em tempos idos, era visto como mais sensato circular pelo lado esquerdo, porque a maioria (cerca de 85% a 90% das pessoas) é destra.
Por isso, se fosse necessário defender-se de algum ataque, esse posicionamento tornava mais prático o desembainhar a espada. O Papa Bonifácio VIII também compreendeu as vantagens dessa circulação, pois ordenou em 1300 que os peregrinos que viajassem para Roma fizessem o percurso caminhando sempre pelo lado esquerdo.
Novos tempos
Esse tempo tornou-se um passado longínquo. Posteriormente, os cavalos e as carruagens revelaram-se elementos essenciais para o desenvolvimento urbano. No entanto, apesar disso, continuou-se a deslocar-se do lado esquerdo da estrada.
Mais tarde, quando os automóveis surgiram, a tradição de circular do lado esquerdo foi mantida no Reino Unido.
- No ano de 1756, foi regulamentada a circulação pelo lado esquerdo na London Bridge.
- No ano de 1773, o General Highway Act recomendava que os cavaleiros, condutores de carruagens, e os camponeses circulassem sempre pelo lado esquerdo.
- No ano de 1835, o Ato Highway tornou a circulação pelo lado esquerdo obrigatória em todo o império britânico, uma decisão firmada no British Roads Act (espécie de Código da Estrada britânico da época).
A condução pela direita
Tendo em conta a origem desta prática e as razões de uma condução pelo lado esquerdo, por que razão noutros países se passou a conduzir pelo lado direito?
Alguns países começaram a circular pelo lado direito no século XVIII. Por exemplo, nos Estados Unidos da América, nação onde foram usadas as primeiras carruagens de transporte (designadas como as Conestoga Wagon), estas carruagens eram puxadas por 4 ou 6 cavalos.
A forma como eram usadas permitia ao condutor movimentar o cavalo do lado esquerdo, para conseguir manejar as rédeas com a mão direita com maior facilidade. No ano de 1792, uma lei que obrigava a circular pelo lado direito na estrada foi promulgada pelo Estado da Pennsylvania.
Posteriormente, outros estados e províncias dos EUA fizeram o mesmo. Na Europa, acabou por acontecer o mesmo. Por exemplo, a França e a Revolução Francesa estiveram na origem de uma série de mudanças, nomeadamente no modo de circular.
Os países que foram invadidos pelos franceses foram obrigados a passar a circular pela direita. Entre eles estava o nosso. Portugal também adotou essa medida de fazer a condução pelo lado direito. Esta prática manteve-se, mesmo após a retirada dos franceses desses países.
Um momento relevante
Esta revolução realizada na forma de conduzir não se deve somente à Revolução Francesa. Houve outro acontecimento relevante, o chamado caso do Ford T. Henry Ford também teve um papel importante, quando produziu o seu Model T em série.
O sucesso deste veículo foi enorme nos Estados Unidos da América. A colocação do volante à esquerda, como era norma nos Estados Unidos da América e no Canadá, foi fundamental.
Este carro produzido em massa foi um acontecimento importante. Ele contribuiu para impor o carro com volante à esquerda na indústria e nas regras de circulação. Aconteceu no continente americano e na maioria dos países da Europa.
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Os custos da mudança
A mudança não ocorre sem custos. A decisão do Reino Unido em conduzir pelo lado esquerdo foi também financeira. A mudança para o lado direito implicou custos assinaláveis.
Por exemplo, após a Suécia ter passado a conduzir pelo lado direito (uma decisão que surgiu mesmo com voto contra de 82% dos suecos), durante dois anos os britânicos também consideraram a mudança, mas fizeram os cálculos…
No ano de 1969, o governo britânico chegou a avaliar a possibilidade de passar a conduzir pelo lado direito. No entanto, após fazerem o cálculo, perceberam que a alteração teria custos significativos, mais de 264 milhões de libras. Por isso, a ideia foi abandonada por uma questão financeira…
Países mundiais que têm a instrução de circular pela esquerda
- África do Sul;
- Antígua e Barbuda;
- Austrália;
- Baamas;
- Bangladesh;
- Barbados;
- Botsuana;
- Brunei;
- Butão;
- Chipre;
- Dominica;
- Fiji;
- Granada;
- Guiana;
- Hong Kong;
- Ilhas Salomão;
- Índia;
- Indonésia;
- Irlanda;
- Jamaica;
- Japão;
- Macau;
- Malásia;
- Malawi;
- Maldivas;
- Malta;
- Maurícias;
- Moçambique;
- Namíbia;
- Nauru;
- Nepal;
- Nova Zelândia;
- Papua Nova Guiné;
- Paquistão;
- Quénia;
- Quiribati;
- Reino Unido;
- Samoa;
- Santa Lúcia;
- São Cristóvão e Névis;
- São Vicente e Granadinas;
- Singapura;
- Sri Lanka;
- Suazilândia;
- Suriname;
- Tailândia;
- Timor-Leste;
- Tonga;
- Trindade e Tobago.
- Uganda;
- Zâmbia;
- Zimbabué.
Conclusão
Como ficou evidente neste artigo, não existe uma forma mais correta de circular e conduzir. Ora, há regras a respeitar em diferentes países. Não se pode simplesmente defender que há um método mais válido do que outro.
Convém saber adaptar-se e respeitar o Código da Estrada de cada país em que se encontre. O que é verdadeiramente fundamental é cumprir com as regras estabelecidas.
Se visitar um destes países e circular a pé, posicione-se sempre de modo a encontrar-se de frente para os carros. Este é seguramente o procedimento mais seguro!