Quando a Wi-Fi doméstica não tem o desempenho que se espera pode significar diversas coisas. Há muitas razões para esse problema surgir. Entre os motivos que levam a esse mau desempenho, podem estar problemas com o router, problemas de velocidade da Internet,… Reunimos um conjunto de sugestões de forma que possa perceber qual é a origem do problema. Desta forma, poderá aproveitar os diversos benefícios de uma casa totalmente conectada. Tome nota das nossas indicações para solucionar problemas da Wi-Fi doméstica, o que pode ser mais fácil do que parece…
Tem problemas na rede Wi-Fi doméstica? Resolva-os com alguns truques simples!
1 – Confirme se o router pode suportar a carga e a velocidade esperadas
Pode não ser do agrado de todos ter de substituir o router. No entanto, muitos problemas podem ser atribuídos a modelos de geração mais antiga. Estes aparelhos simplesmente não conseguem suportar as necessidades pedidas. Por exemplo, um router 802.11n de 2012 pode apresentar uma taxa de transferência total de 300 Mbps. Por isso, ele nunca conseguirá fazer uso completo de uma conexão de Internet de 500 Mbps.
Acrescentar vários dispositivos à rede doméstica pode sobrecarregar um router antigo ao tentar gerir estas conexões simultâneas. Ter smartphones, tablets, TVs, sistemas de segurança, consolas de jogos, streamers de vídeo, termostatos inteligentes são muitos dispositivos que necessitam de Wi-Fi ou conectividade com a Internet. Por isso, acontece a sobrecarga.
2 – Use um cabo Ethernet de qualidade ao conectar um router
Para suportar as velocidades de Internet atuais na sua casa, pode ser necessário atualizar o cabo Ethernet, nomeadamente se ele é usado para conectar algum dispositivo ao router.
Outra sugestão importante é procurar por eventuais cabos presos. Também podem existir cortes no revestimento plástico de proteção e conectores soltos. Estas coisas podem afetar negativamente o desempenho do router.
3 – Use aplicações de teste de velocidade na Wi-Fi doméstica
Há várias aplicações, como a Speedtest, que permitem medir com precisão a velocidade da Wi-Fi doméstica e da Internet. A boa notícia é que muitas delas gratuitas. Movendo-se pela casa, é possível usar estas apps para mapear zonas mortas ou áreas onde possa existir interferência.
Também se deve ter atenção aos canais do router: a Wi-Fi de um vizinho talvez esteja a interferir. As ferramentas deste género permitem medir com precisão qualquer diferença no desempenho.
Para se obter um indicador rápido da velocidade da Internet, pode, por exemplo, experimentar o teste fast.com da Netflix. Para medir o desempenho da Wi-Fi doméstica, pode recorrer ao Wi-Fi SweetSpots.
4 – Mantenha o firmware do router atualizado
Ocasionalmente, um problema de Wi-Fi ou Internet pode ser simples, como um firmware no router que se encontre desatualizado. Por isso, deve verificar se existe uma versão mais recente. Se existir, atualize-a. Desta forma, terá a vantagem de tornar a rede mais segura, porque, geralmente, as atualizações incluem patches de segurança.
5 – Atenção à velocidade de Internet anunciada na Wi-Fi doméstica
É frustrante quando se paga um serviço de Internet de 100 Mbps e, depois, se percebe que a conexão parece atingir o máximo de 80 Mbps. Segundo vários técnicos, o número que as empresas de telecomunicações anunciam é a velocidade máxima teórica de conexão, uma velocidade que poucas pessoas conseguem realmente atingir.
Há diversas variáveis que interferem, nomeadamente algumas que ninguém consegue controlar, como a carga da rede na vizinhança ou a conexão com a casa. Se não obtém a velocidade de Internet pretendida, a solução passa por fazer o pedido e obter o próximo nível de serviço.
As pessoas não gostam de pagar mais do que o necessário. No entanto, é melhor ter um pouco de largura de banda extra e espaço para crescer do que estar constantemente a apresentar problemas de velocidade.
6 – As velocidades da Wi-Fi podem variar de acordo com o dispositivo
Facilmente se esquece que as velocidades máximas de Wi-Fi (consequentemente, as velocidades máximas de conexão à Internet) podem variar segundo o dispositivo. Tenha em conta que um teste de velocidade mais lento do que o desejado num dispositivo não significa necessariamente que a rede Wi-Fi se encontre verdadeiramente lenta, porque pode ser devido a um problema do próprio dispositivo.
Por exemplo, pode ser devido ao aparelho ter uma placa de rede mais antiga. Também pode ser devido a um processo em execução em segundo plano que se encontre a causar lentidão, constantemente, como acontece com um backup na nuvem.
7 – O posicionamento do router é crucial
Existem vários fatores que podem interferir com a Wi-Fi doméstica, alguns surpreendentes. Paredes, espelhos grandes, fornos, micro-ondas e até aquários de peixes podem originar essa interferência.
É possível mover o router para realizar os testes de velocidade até se encontrar o posicionamento ideal para o aparelho. Se ainda mantiver os problemas com zonas mortas, a melhor solução será recorrer a um sistema Mesh que cobre toda a habitação.
8 – Seja metódico
Cada problema de rede Wi-Fi pode ter diferentes origens. Por isso, é difícil escolher qual se deve verificar primeiro, porque há muitas causas potenciais. Assim, deve ser metódico e tirar algumas notas.
Avalie se um (ou mais) dos dispositivos da rede causam problemas. Desligue tudo da Wi-Fi doméstica, deixando apenas um dispositivo de teste para fazer leituras. A seguir, junte os dispositivos de volta à rede, um de cada vez, fazendo a leitura após a colocação de cada um. Este procedimento ajudará a confirmar as suspeitas.