As nódoas são problemas difíceis de tratar. Esses vestígios ficam em roupas ou tapetes e podem revelar-se desafios insuperáveis para muita gente. Contudo, essa frustração só acontece quando não se tem o conhecimento adequado para as eliminar.
Entre as nódoas, ou manchas, mais difíceis de eliminar, estão as nódoas de vinho tinto. Por vezes, um acidente acontece e o copo de vinho vira-se e verte o vinho para tapetes e carpetes. Ora, estes elementos que visam tornar a casa mais agradável, bonita e confortável, quando apresentam uma mancha dessas deixam de servir o seu propósito.
No entanto, o destino das carpetes e dos tapetes manchados não deve ser o caixote do lixo. Existem dicas que podem salvar esses elementos que têm um papel importante e ajudam a transformar a casa num lar. Tome nota das nossas sugestões e diga adeus a nódoas de vinho em tapetes e carpetes.
Por muito complicado que pareça eliminar nódoas de vinho tinto, há sempre solução para esse problema. Muitas pessoas desistem de combater a nódoa, porque desconhecem os produtos que devem ser aplicados. Há métodos mais adequados que permitem limpar as delicadas fibras do tapete sem as danificar.
Confira agora os procedimentos e alguns métodos caseiros que são perfeitos para remover nódoas de vinho de tapete e carpetes. Existem quatro passos que se devem ter em conta no momento de eliminar nódoas de vinho tinto dos seus belos tapetes.
Primeiro passo: é importante atuar com rapidez. Limpar as nódoas no imediato faz toda a diferença. Logo após o acidente acontecer, deve limpar imediatamente. Quando o vinho tinto é derramado sobre o tapete ou a carpete, não se pode pensar muito; deve-se agir. Atuar no momento significa impedir que a nódoa seque.
Se secar, o desafio é mais difícil de superar e corre o risco de ter de recorrer a métodos mais agressivos para remover a nódoa. Nesse caso, até pode ser possível que o dano se torne irremediável.
Segundo passo: não deve esfregar a nódoa. Depois, deve pressionar apenas o produto de limpeza na zona afetada. Apesar da maioria das pessoas tender a pensar que a nódoa sai mais facilmente, esfregando freneticamente, isso é um enorme erro. Na verdade, quando se esfrega apenas se está a danificar ainda mais as fibras do tapete. Ao fazê-lo, podemos alargar a nódoa.
Terceiro passo: por muito desesperante que seja ter uma nódoa no tapete ou na carpete, a calma é fundamental. Entrar em pânico não ajuda e gritar com o responsável pelo acidente pode aliviar o stress, mas não resolve o problema. Há formas eficazes de remover a nódoa. Por isso, é possível resolver o problema e não terá de substituir o tapete ou a carpete.
Quarto passo: é importante que teste sempre primeiro, antes de avançar com o método. Qualquer produto de limpeza ou método caseiro deve ser testado num canto menos visível do tapete. Diferentes materiais podem apresentar reações distintas ao método escolhido.
Por isso, ao testar numa parte, irá ter a segurança de que é seguro aplicar o mesmo método no tapete todo sem o danificar.
Método 1: Remover manchas de vinho tinto com vinho branco
Quando o vinho tinto é derramado em tapetes, há uma solução que pode ser inesperada, mas que se revela bastante eficaz: aplicar vinho branco! Esta bebida irá neutralizar a ação do vinho tinto. Por isso, irá facilitar a remoção da nódoa da superfície do tapete.
Modo de atuar
- Primeiro, deite um pouco de vinho branco na zona afetada.
- Em seguida, pegue num pano grosso e limpo (de preferência não tingido).
- No imediato, ensope o líquido em excesso.
- Depois, pressione contra a superfície do tapete, gentilmente.
- Não pode esfregar. Caso contrário a nódoa ficará maior e mais profunda.
- Se a nódoa permanecer visível, junte um pouco de sal ou água com gás.
- Estes produtos irão ajudar a levantar os pigmentos.
Aprenda também a remover outras manchas tais como:
- Como tirar manchas de café em roupas e tecidos
- Como tirar manchas de desodorizante
- Como tirar nódoas de gordura da roupa facilmente
Método 2: Remover manchas de vinho tinto com uma pasta caseira de bicarbonato de sódio
Quando o vinho tinto é derramado em tapetes, há outra solução que se revela bastante eficaz: aplicar uma pasta caseira com bicarbonato de sódio. Esta pasta irá facilitar a remoção da nódoa da superfície do tapete.
Modo de atuar
- Primeiro, após o acidente acontecer, pegue num pano branco grosso.
- No imediato, ensope o máximo de vinho tinto da superfície do tapete.
- É importante alternar as partes do pano que usa para limpar, para recorrer sempre a uma parte do pano seca e limpa, que permita absorver mais.
- Depois, coloque uma quantidade pequena de água sobre a zona afetada.
- Em seguida, continue a pressionar gentilmente o pano no tapete.
- Posteriormente, verá que a água irá ajudar a diluir a nódoa de vinho tinto.
- Depois, certifique-se que não exagera na quantidade de água.
- Em seguida, repita o processo até confirmar que já não consegue remover mais nada.
- Posteriormente, crie uma pasta caseira com um pouco de bicarbonato de sódio e uma pequena quantidade de água.
- Depois, coloque a pasta preparada sobre a nódoa, diretamente.
- Em seguida, deixe secar.
- Posteriormente, aspire os resíduos secos da pasta.
- Se as nódoas de vinho tinto se mantiveram após estes procedimentos, pode ser necessário aplicar um removedor de manchas para tapetes.
- Faça-o, segundo as instruções do fabricante.
- Se não resultar, é necessário recorrer à limpeza profissional.