Vamos explicar-lhe como poupar no ar condicionado, um elemento importante numa casa moderna. Este aparelho revela-se uma verdadeira salvação nos dias mais quentes de verão. Quando o calor aperta, proporciona condições que nos fazem sentir num ambiente bastante agradável, fresco.
No entanto, também se revela precioso nos dias mais frios. Por isso, atualmente, estes elementos são cruciais para transformar a casa num lar. Porém, há diversos erros que são cometidos com estes aparelhos que se notam no momento de pagar a conta. Todavia, é possível fazer uma correta utilização do ar condicionando. O uso do ar condicionado pode significar um aumento de 30% na conta da luz, mas pode evitar estas desagradáveis surpresas.
Na gestão de uma casa, poupar um pouco em vários gastos permite assegurar bons valores ao fim do mês. Existem alguns truques que permitem uma poupança significativa. Mas tal só é possível, se alguns hábitos no seu quotidiano forem mudados e se der a devida atenção aos consumos. Se quer garantir uma climatização perfeita ao longo do ano, tome nota das nossas sugestões e saiba como poupar no ar condicionado!
1 – A compra
No momento de procurar um aparelho de ar condicionado, deve visitar lojas que assegurem a instalação ou que indiquem um instalador de serviço. Este procedimento é bastante benéfico.
Desta forma, os defeitos encontram-se abrangidos pela garantia do respetivo aparelho (geralmente, ao longo de dois anos). Relativamente à instalação, ela somente deve ser realizada por técnicos especializados.
2 – O momento da instalação
Primeiro, deve verificar o espaço onde pensa instalar o aparelho. Deve ter em conta que quanto mais reduzida for a distância entre a unidade interior e exterior, melhor será, ou seja, o funcionamento será mais eficaz.
3 – O local
Preferencialmente, deve instalar a unidade exterior. Escolha um local que se encontre abrigado do sol e que seja arejado. Deve estar com atenção aos respetivos pontos de fixação, de forma a evitar acidentes e despesas desagradáveis e indesejadas.
4 – Manutenção e reparação
Se ocorrerem fugas, recargas e verificação da parte elétrica, deve pedir ajuda especializada. É uma decisão sensata solicitar a manutenção do ar condicionado a uma empresa. Até pode contratar esse serviço a longo prazo.
Desta forma, terá um acompanhamento mais frequente. É importante que realize um estudo de mercado, de forma a compreender os diferentes preços e as condições praticadas.
5 – Reorganização do espaço
É importante reorganizar a localização dos móveis da casa, antes de instalar um ar condicionado. Deve evitar que se encontrem obstáculos à circulação do ar. Se existirem obstáculos, o esforço deste aparelho é maior.
Para a temperatura chegar ao nível desejado de forma facilitada, coloque o ar condicionado no local mais arejado da habitação. Ele deve ser colocado a uma altura elevada, distante dos móveis. Os técnicos que instalam o aparelho podem participar desse planeamento.
6 – Preste atenção à eficiência energética
É sensato consultar a eficiência energética do aparelho, quando se está a pensar investir num ar condicionado. Existem modelos mais eficientes que no momento podem custar algumas dezenas de euros a mais. No entanto, futuramente, irão permitir poupar na fatura de eletricidade.
Os especialistas nesta matéria aconselham a compra de um ar condicionado “Inverter”. Este aparelho funciona de modo contínuo, ao invés de ligar e desligar como os outros aparelhos. Por isso, ele evita os picos de energia. Anualmente, este tipo de tecnologia permite poupar até 30% nos consumos, quando comparada com um aparelho normal.
7 – Programe o aparelho corretamente
Tenha em consideração que no momento de ajustar uma temperatura nunca deve ter uma diferença de temperaturas significativa entre o exterior e o interior da casa. O valor entre temperaturas não deve superar os 12 graus, de forma a garantir uma climatização eficiente.
Esta é uma das dicas mais importantes. No verão, a temperatura média a que deve programar o ar condicionado é de 20 graus e, no inverno, é de 24 graus.
8 – Tenha atenção ao desperdício
Sempre que recorre ao ar condicionado, deve evitar o desperdício de energia. Ele irá resultar num aumento significativo no final do mês no valor da fatura de eletricidade. Deve manter as janelas fechadas, enquanto o aparelho estiver ligado.
Também deve assegurar que as aberturas se encontram bem vedadas. Qualquer entrada de ar implica um esforço superior do ar condicionado, de forma ao aparelho conseguir manter a temperatura desejada.
Nos dias frios de inverno, é importante levantar os estores e abrir os cortinados, porque isso permite obter o máximo de exposição solar, poupando esforço ao aparelho.
Conheça outras dicas para poupar:
- Dicas de culinária para poupar dinheiro
- Dicas para poupar na fatura da luz
- Como prolongar a vida da sua máquina da roupa
9 – Use o ar condicionado de forma inteligente
Deve apenas usar o ar condicionado quando é necessário. Deve recorrer a fontes naturais de frio e de calor sempre que conseguir. No verão, deve usar os estores para assegurar uma temperatura mais baixa dentro de casa, o que permite reduzir a necessidade de refrigeração condicionada.
Durante o dia, deve evitar a entrada de raios solares diretos, mantendo os estores corridos. Já durante as noites, deve abrir as janelas em lados opostos da casa para criar uma corrente de ar na casa.
Se tiver uma ventoinha, pode usá-la em conjunto com este aparelho. Ela irá atuar como um dispersor eficaz do ar produzido pelo ar condicionado, assegurando de forma mais rápida a climatização homogénea de todo o espaço.
10 – Mantenha o equipamento em bom estado
A manutenção cuidada do aparelho é importante. Deve, por isso, analisar com frequência o estado dos filtros. Além disso, deve realizar limpezas regulares para garantir que o aparelho não necessita de demasiado esforço para a temperatura se manter no nível desejado.
Os especialistas defendem que os filtros devem ser limpos duas vezes por mês. Dessa forma, irá conseguir reduzir os consumos de eletricidade, o que se notará no valor a pagar no final do mês.
Desta forma, irá poupar no ar condicionado. Seguindo as nossas sugestões, irá garantir conforto da família ao longo do ano e poupar e rentabilizar o ar condicionado.