Não sabe como limpar o forno? Não se preocupe, pois criamos o guia completo com métodos comprovados! Vai ficar como novo! No presente artigo do NCultura, iremos centrar a nossa atenção no forno. Este é um dos elementos-chave da cozinha. Neste espaço, tanto podemos fazer pão, bolos, como autênticos petiscos.
Nos fins de semana, muitas famílias optam por realizar assados, refeições saudáveis e práticas que podem servir muitas pessoas em simultâneo. Por tudo isto e muito mais, o forno é um elemento essencial da nossa casa.
Contudo, devido ao seu uso regular, ele tende a apresentar sinais de utilização que demonstram uma contínua deterioração. No entanto, esse mau aspeto é reversível com uma limpeza regular. Com as dicas certas, poderá apresentar um forno fantástico.
Reunimos um conjunto de sugestões que tornam a limpeza do forno num procedimento descomplicado. Neste guia prático, poderá assegurar uma limpeza de forno simplificada, mas bastante eficaz, em poucas etapas. Terá um forno impecável, limpo e a funcionar com qualidade por muito tempo.
Como limpar o forno com métodos comprovados
01 – A primeira etapa passa por assegurar a máxima segurança. Antes de realizar qualquer trabalho, ela deve ser acautelada, sempre. Por isso, antes de começar a mexer no equipamento, convém que se certifique de que ele se encontra desligado ou, de preferência, que a eletricidade está devidamente cortada no quadro elétrico.
Desta forma, estará a prevenir o risco de choque elétrico. Não brinque com coisas sérias, pois pode ser fatal. Neste primeiro passo, aguarde sempre que o forno arrefeça totalmente. Mesmo que o forno pareça que apresenta uma temperatura adequada para fazer a limpeza, deve sempre prevenir-se para evitar o risco de queimaduras em peças ainda quentes.
- SEGURANÇA: este passo é muito importante, porque no passo seguinte iremos recorrer a álcool e a panos com microfibras. Por isso, se o forno não estiver frio quando se realiza a limpeza, as microfibras irão derreter com o calor e o álcool poderá inflamar, o que aumentará muito o risco de queimaduras graves!
02 – No segundo passo, humedeça um pano de microfibras com álcool líquido. Para limpar a parte exterior do forno, deslize sobre toda a superfície. Tenha em conta que deve insistir especialmente nas manchas acumuladas no vidro.
O pano de microfibras é um elemento bastante útil nesta tarefa, porque se trata de um pano que não deixa fibras. Por isso, é melhor que as outras opções.
03 – O terceiro passo consiste em limpar a parte interior do forno. Primeiro, deve retirar a grelha e o tabuleiro (ou tabuleiros) do forno. Em seguida, deve tratar desses elementos individualmente. Faça-o com o mesmo rigor com que trata o forno em si. Em caso de danos irreversíveis, é impossível recuperá-los. Quando a gordura acumulada é queimada pode causar danos graves no metal, o que dificulta a sua substituição se deformar os locais onde engatam.
Devemos eliminar a gordura fazendo uma limpeza regular. Posteriormente, deve preparar uma solução com 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e 200 ml de água. Tente fazer a diluição total do bicarbonato. Esta solução será um líquido esbranquiçado ou praticamente transparente. Use-a para limpar o eletrodoméstico.
Deve mergulhar a esponja (da loiça ou de limpeza) na solução criada. Para maior eficácia da operação de higienização, use um esfregão suave numa das faces. Em seguida, esprema a esponja para remover a solução de limpeza em excesso.
Depois, passe a esponja sobre a grelha, suavemente, para que o bicarbonato de sódio comece a atuar no material. Leve o seu tempo e deixe que o produto atue por si. Naturalmente, terá de esfregar. No entanto, a primeira preocupação deve ser cobrir todo o metal com a solução de bicarbonato de sódio.
Desta forma, deve dar tempo para que ela possa atuar. Deixe que a solução de limpeza desempenhe esse papel por 30m a 40m. Após esse tempo, pode então recorrer à parte abrasiva da esponja. Utilize-a para esfregar a grelha.
Desta forma, poderá remover com maior facilidade todos os resíduos que se encontram agarrados, porque a solução os deixou mais soltos. Pode fazer um pouco mais de força a esfregar, se existem zonas mais difíceis. No entanto, a sujidade deve sair facilmente em todas as superfícies.
Para finalizar a grelha, enxague-a e, em seguida, com papel absorvente de cozinha, limpe bem a humidade. Desta forma simples e prática, terá uma grelha desengordurada, limpa e brilhante.
Aprenda a cuidar dos seus eletrodomésticos:
- Como limpar o filtro e exaustor de cozinha eficazmente
- Deixe a placa vitrocerâmica como nova
- Aprenda a limpar a fritadeira a ar corretamente
04 – O próximo passo consiste em tratar o interior do forno. Comece por colocar uma solução de limpeza numa garrafa com borrifador. Primeiro 250 ml de água e, em seguida, 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Posteriormente, borrife a solução por toda a parte interior do forno. Faça-o sem receios, generosamente. Depois, deve deixar a solução atuar durante 1h.
05 – Após esse tempo, humedeça uma esponja com água. No imediato, junte-lhe algumas gotas de detergente líquido. Em seguida, com a parte não abrasiva da esponja com detergente passe por todo o interior do forno. Assim, irá retirar a gordura acumulada.
Se o forno se encontrar mesmo muito sujo, pode ser necessário enxaguar a esponja e acrescentar várias vezes detergente da loiça. Repita o procedimento as vezes necessárias até que tudo fique bem limpo.
06 – Depois, humedeça um pano de microfibra com água. Em seguida, adicione-lhe algumas gotas de vinagre, que irá reagir com o detergente e com o bicarbonato que ainda se encontram nas paredes do forno.
Por isso, irá ajudar a eliminar quaisquer resíduos de gordura mais resistentes que ainda se encontrem no interior do equipamento. Passe o pano pelo interior do forno, insistindo nas manchas mais “chatas”.
07 – Finalmente, com papel de cozinha absorvente, seque o interior do forno e deixe-o aberto por algum tempo Terá um forno impecável, garantidamente!