Quer evitar danos e garantir um bom funcionamento? Impedir a vibração da máquina de lavar roupa é crucial para não causar danos ao aparelho. Existem estratégias que podem fazer com que a máquina de lavar roupa apresente uma vibração constante. Como se sabe, não é fácil parar a vibração, sendo que quando tal acontece é frustrante.
Quando a máquina de lavar roupa apresenta um aumento do vibrar é necessário intervir. Quando o eletrodoméstico entra em “centrifugação” e soa como um helicóptero prestes a descolar, é mau sinal. Se a máquina agora trabalha de modo mais barulhento do que anteriormente, pode significar de que necessita de ser substituída. No entanto, antes dessa medida radical, há algumas intervenções que pode tentar fazer para evitar a compra de um eletrodoméstico novo.
Saiba como impedir a vibração da máquina de lavar roupa
Primeiro passo: procura de equilíbrio
Comece por certificar-se de que a máquina de lavar se encontra nivelada. Pode utilizar um nível como referência, para poder verificar se o eletrodoméstico está equilibrado em todas as direções. Posteriormente, deve procurar ajustar os pés da máquina de lavar para que fiquem nivelados por igual.
Segundo passo: superfície sólida
Coloque a máquina de lavar roupa sobre uma superfície sólida. Desta forma, deve evitar que pise tapetes ou superfícies irregulares, porque poderão contribuir para a vibração.
Terceiro passo: carga equilibrada
Tente distribuir a carga de roupa na máquina uniformemente. Tenha em conta que carregar a máquina desequilibradamente pode originar vibração excessiva durante a rotação.
Quarto passo: carga adequada
Evite sobrecarregar a máquina. Tenha o cuidado de seguir as instruções do fabricante relativas à capacidade máxima de carga.
Quinto passo: verificar os pés
Tenha o cuidado de verificar os pés da máquina de lavar com regularidade. Eles devem ficar corretamente ajustados. Tenha em consideração que com o tempo, os pés podem afrouxar, o que pode resultar na indesejada vibração.
Sexto passo: pisos anti vibração
Considere a hipótese de utilizar bases de borracha especial. Estes elementos podem ser uma solução, porque conseguem absorver a vibração e reduzir o ruído.
Sétimo passo: nível de roupas
Tenha o cuidado na quantidade de roupas pesadas, nomeadamente edredons, porque estes elementos podem causar mais vibração. Desta forma, lave essa roupa mais pesada com uma carga inferior ou faça por lavar as peças separadamente.
Oitavo passo: verificar os rolamentos
Se a máquina de lavar que tem por casa for antiga e apresentar uma vibração intensa, pode ser sinal de que os rolamentos internos podem estar desgastados. Desta forma, considere a possibilidade de chamar um técnico para substituir esses elementos.
Aprenda a cuidar da sua máquina de lavar roupa:
- Como evitar mau cheiro na máquina da roupa
- 10 coisas que não deve lavar na máquina da roupa
- Como lavar sapatilhas sem as estragar na máquina da roupa
Nono passo: verifique as suspensões
As máquinas de lavar modernas tendem a apresentar sistemas de suspensão que podem necessitar de ajustes. Por isso, ao identificar problemas na suspensão, será melhor consultar um profissional para os resolver.
Décimo passo: evite as superfícies rígidas
Se a máquina de lavar roupa se encontrar presente sobre um piso rígido, diretamente, então, pode existir mais vibração devido a esse posicionamento. Por isso, considere a hipótese de colocar uma base de borracha entre o eletrodoméstico e o chão. Esse elemento irá servir para amortecer a vibração, reduzindo o barulho significativamente.
Como se pode confirmar, após a leitura deste artigo, parar a vibração da máquina de lavar roupa até pode ser simples.