Tem dificuldades a grelhar o peixe? Veja as nossas dicas e aprenda como grelhar peixe como um verdadeiro chef de cozinha. Errar é humano e aprender com os erros também, sejam os nossos ou os dos outros. Eis erros comuns ao fazer peixe grelhado!
Todos nós sabemos que o peixe é um alimento bastante saudável, que pode ser cozinhado de diferentes formas. Contudo, uma das melhores opções é grelhar o peixe. Esta opção pode permitir que se tenha uma refeição deliciosa, se for bem feita.
Há, no entanto, vários erros que são cometidos ao grelhar o peixe. Sabemos que errar é humano e faz parte do nosso percurso e da nossa evolução, pois aprender com os erros também é humano.
A aprendizagem acontece com os nossos erros e com os erros dos outros. Estes erros acontecem em diferentes áreas, até na cozinha, até a grelhar peixe… Quer conhecer os erros mais comuns ao fazer peixe grelhado?
Como grelhar peixe sem o estragar. Tome nota!
– Escolha errada do peixe
Na grelha, pode colocar diferentes tipos de peixe, mas uns ficam mais bem grelhados do que outros. Colocar na grelha peixes com muito pouca gordura (como perca seca, lúcio, badejo, pescada e outras espécies marinhas) não é o mais indicado, pois não ficarão suculentos, nem saborosos. Tal como acontece com peixes com gordura excessiva (como alabote ou peixes oleosos).
Entre os peixes mais indicados para a grelha estão: carpa comum, cavala, todos os tipos de salmão.
– O modo de grelhar
É um erro grelhar os peixes sempre da mesma forma, independentemente do seu tamanho. Se o peixe for pequeno, deve ser grelhado inteiro. Se for grande, convém fazer cortes transversais, como bifes (a espessura não deve ser inferior a dois centímetros). No peixe pequeno, remova as escamas e as entranhas e pode até cortar as cabeças e as barbatanas oscilantes.
– Grelhar o peixe, como se fosse carne
A carne grelhada normalmente requer uma imersão longa (por vezes, de um dia para o outro) em marinada. Os peixes necessitam de um tratamento distinto. Para o peixe, basta meia hora no tempero ou na marinada. Se for feito com mais tempo, pode depois secar.
Antes de marinar, lave e seque o peixe. Pode até ser necessário um pouco de sumo de limão e azeite para o resultado ser fantástico.
– Recorrer a diversas especiarias para grelhar
Apesar do peixe ficar bem com especiarias, convém não exagerar. No máximo, use quatro. Entre as quatro, pode ter as seguintes especiarias: paprica; curcuma; pimenta (de diferentes tipos); alecrim.
Convém ter em conta que as especiarias podem queimar na grelha, sendo sensato moer em pó ou deixar pedaços grandes que possam ser facilmente removidos, caso seja necessário.
– Colocar óleo na grelha
A grelha não deve ser lubrificada. Não se deve cobrir a grelha com óleo, sendo preferível aplicá-lo no peixe, diretamente.
– Grelhar em altas temperaturas
Ter um peixe bem grelhado, perfumado e saboroso, mas sobreaquecido, estraga a experiência de saborear um bom peixe.
– Grelhar por tempo excessivo
Se o peixe é grelhado a temperaturas elevadas e por tempo excessivo, está a cometer um erro que torna a experiência de comer o peixe bem menos agradável. Há que saber que peixes distintos necessitam de tempos diferentes.
Se os bifes de salmão necessitam de 10 a 12 minutos, outros poderão necessitar de mais tempo ou menos, dependendo do tamanho, da gordura e da espessura do peixe.
– Dar descanso ao peixe, como se faz com a carne
Depois de se cozinhar a carne, é normal deixar alguns minutos a descansar para ela libertar os seus sucos e ficar mais suculenta.
Fazer o mesmo com o peixe é um erro, pois ele não só não precisa de “descansar” depois ser cozinhado, como não deve. O peixe deve ser servido de imediato.
Leia também
- Peixe assado no forno para refeições memoráveis
- Aprenda a assar peixe no forno como um Chef
- Saiba temperar peixe para assar (e não só) como um mestre
NCultura
Se leu “Como grelhar peixe sem o estragar. Tome nota!” e gostou, deixe-nos o seu comentário!
Se o tema explorado neste artigo é do seu interesse, pode procurar outros artigos sobre receitas. Há vários no NCultura que serão do seu agrado.
Se tem interesse em saber mais sobre outros temas que não encontra no NCultura, pode sempre deixar-nos sugestões sobre temáticas que possam ser exploradas.
Se sente uma paixão imensa pela Cultura, visite-nos diariamente. Terá muitos artigos no NCultura que irá adorar!
Deixe-se apaixonar pelo NCultura e explore as diferentes temáticas aqui presentes. Entre elas estão áreas como: turismo e viagens, língua portuguesa, cultura, histórias, gastronomia, entre outras…