Um ovo estrelado pode servir como complemento de um bife ou de um hambúrguer ou ser usado noutras refeições. Saiba todos os segredos!
O ovo frito pode ser feito rapidamente, sendo uma solução de recurso, quando se chega a casa em cima da hora. Mas também pode ser aquele elemento que torna uma refeição ainda melhor. Um ovo estrelado pode ficar perfeito, com a clara bem branquinha e a gema bem redonda e perfeitinha.
Quando assim é, o ovo frito é um complemento que enriquece diversos pratos. Contudo, apesar de parecer simples de fazer, não é uma tarefa fácil. Mesmo quem gosta de cozinhar e está habituado a fritar ovos, comete erros que prejudicam as suas qualidades.
Como fazer um ovo estrelado saboroso e com a gema perfeita!
O ovo estrelado
A tarefa de fazer um ovo frito revela-se bastante mais difícil do que parece. Mas, se ficar a conhecer algumas dicas, a tarefa fica simplificada. Fique a conhecer os truques para assegurar o ovo perfeito.
Depois, use-o como gosta. Até pode mergulhar o seu pão na gema. Se o ovo aparece com a gema rebentada, a experiência de comer um ovo não é a mesma. Temos de ser nós a ter o prazer de rebentar a gema com um pedaço de pão.
O ovo perfeito
Sabia que a clara do ovo e a gema devem ser cozinhadas em temperaturas e tempos diferentes? Para fazer um ovo estrelado de forma a ficar no ponto certo, há que ter conhecimento de algumas dicas.
As claras devem ficar impecáveis e a gema perfeita. Por isso, para fazer o ovo como pretende, há que conhecer algumas sugestões.
Como fazer um ovo estrelado perfeito?
A primeira coisa é ter do seu lado uma frigideira de boa qualidade (idealmente, deve ser antiaderente).
Faça-se acompanhar de uma escumadeira. Assim, evitará o riscar da superfície da frigideira, além de tratar o ovo com delicadeza. Depois, precisará ainda de óleo e ovo(s), naturalmente.
1 – Avaliar a frescura
Um dos grandes segredos é recorrer a um ovo fresco. Existem formas que permitem avaliar se os ovos se encontram ou não frescos. A mais popular e eficaz consiste no banho.
Coloque água num recipiente e pouse os ovos no fundo do recipiente, delicadamente. Se o ovo (ou ovos) ficarem submersos, significa que o ovo é fresco; se o ovo flutuar, significa que o ovo não está fresco.
Com o passar dos dias, o ovo vai aumentando a câmara de ar que guarda em si. Quanto mais dias passam, mais ar é formado no ovo, sendo o ar presente no ovo que faz com que eles flutuem.
2 – Usar óleo novo
Deve usar óleo novo (pode ser de milho, girassol, azeite), mas deve ser usado pela primeira vez. Depois de ser usado, deve ser deitado ao lixo, logo depois de se fritar o ovo.
3 – Quantidade de óleo
A tradição francesa ensina-nos que um ovo deve ser frito com generosidade. O óleo deve ser frito numa boa quantidade de óleo que se deve apresentar quente (sem ferver).
O ovo deve ficar no líquido A clara que envolve a gema deve ficar submersa, pois ela irá solidificar e proteger a gema do calor.
4 – Partir os ovos
Devemos partir os ovos dentro ou fora da frigideira? Se existir muita prática, pode fazê-lo diretamente para o óleo.
Contudo, desconfie sempre das suas capacidades, pois pode correr mal e a gema quebrar ou ir com casca. Se pretende um ovo mexido, pode fazê-lo, mas a ideia é mesmo apresentar um ovo frito…
Assim, é mais sensato partir o ovo para uma tigela. Depois, junte o ovo delicadamente à frigideira, quando o óleo estiver quente. Tenha em conta que quanto mais perto a tigela estiver do óleo quente, menor será o perigo de levar com os respingos na mão.
5 – O sal
Quanto sal se deve usar? Basta uma pitada de sal por ovo, devendo ser colocado quando o ovo já se encontra a cozinhar no óleo quente, com a gema perfeita, bem perto do final da confeção.
Leia também:
- 4 receitas de ovos mexidos fantásticas que vai adorar
- Aprenda a fazer ovos mexidos como um Chef
- 7 receitas de ovos mexidos de comer e chorar por mais
NCultura
Se leu “Como fazer um ovo estrelado saboroso e com a gema perfeita!” e gostou, deixe-nos o seu comentário!
Se o tema explorado neste artigo é do seu interesse, pode procurar outros artigos sobre truques e dicas. Há vários no NCultura que serão do seu agrado.
Se tem interesse em saber mais sobre outros temas que não encontra no NCultura, pode sempre deixar-nos sugestões sobre temáticas que possam ser exploradas.
Se sente uma paixão imensa pela Cultura, visite-nos diariamente. Terá muitos artigos no NCultura que irá adorar!
Deixe-se apaixonar pelo NCultura e explore as diferentes temáticas aqui presentes. Entre elas estão áreas como: turismo e viagens, língua portuguesa, cultura, histórias, gastronomia, entre outras…