Quer aprender a fazer croquetes de carne perfeitos? Siga estes passos e prepare os melhores croquetes que alguma vez provou. Os croquetes são uma das melhores entradas. Um produto com história. Conheça-a e saiba como fazer croquetes de comer e chorar por mais!
Os croquetes são um pouco como os rissóis. Basta um pouco de imaginação e podem apresentar diversos sabores. Dão um pouco de trabalho, mas representam um alimento bastante prático, sendo ideal para festas e eventos numerosos. Com um copo de vinho e croquetes na mesa, pode falar-se durante horas.
Como fazer os croquetes de carne perfeitos. Tome nota!
Os croquetes
Idealmente, um croquete perfeito deve ser crocante por fora, mas por dentro deve revelar-se cremoso. Esta entrada é um clássico da gastronomia portuguesa, sendo um produto caseiro, bastante rico, saciante e saboroso!
Os croquetes representam aquele tipo de alimento que despoleta memórias, pois a mãe, as tias ou as avós faziam-no com regularidade, nomeadamente nas festas de aniversário.
História
A origem verdadeira dos croquetes é francesa. É verdade, foi em França que este delicioso petisco foi inventado. A origem do nome croquete está no termo francês croquer, “morder”.
O “croquete” é aquele produto que nos faz querer morder, sem parar. A crocância pura deste produto representa um dos seus muitos atrativos e um dos mais importantes. Croquete que não é crocante, não é croquete. O termo crocante (croquant em francês) é muito próximo de croquete (croquettes).
A lenda
Aparentemente, os croquetes terão nascido na corte do rei Luís XIV.
No entanto, a primeira referência a eles é de 1817, por via do lendário Antonin Carême, um chef francês que preparou um serviço de excelência para o Príncipe Regente de Inglaterra e para o Arquiduque da Rússia.
Ele denominou de croquetes à la royale um prato que levava molho bechamel e que apresentava uma camada espessa e crocante.
Conteúdo
Normalmente, a base dos croquetes é feita com molho bechamel. Mas podem ser adicionados diversos ingredientes, nomeadamente pedaços de carne (como: presunto, frango, peru, leitão) ou peixe e/ou marisco (como: bacalhau, atum, lulas, camarões, entre outros).
Existem ainda croquetes que levam queijo ou vegetais cozidos, depois de bem amassados com um garfo. Muitos croquetes representam uma aposta na mistura de diferentes ingredientes (queijo e fiambre, espinafres, passas e pinhões, presunto com queijo, outras).
8 dicas para os croquetes de carne perfeitos
1 – Cozinhe bem os ingredientes principais do croquete. Depois de escolher a carne, como o frango, por exemplo, coza-o. Após cozinhar o frango, ele deve ser ralado. Pode também aproveitar as sobras do frango.
2 – Use o molho bechamel de forma rigorosa. Ele tem que estar muito grosso.
3 – Para temperar o molho, não use apenas sal. Utilize uma boa quantidade de noz-moscada!
4 – Depois de misturar os ingredientes, deixe que eles esfriem. Depois, com película aderente, deixe no frigorífico por oito horas, no mínimo.
5 – Use duas colheres de sopa para modelar a oval. Depois, enrole entre as duas mãos (enfarinhadas). Esta é a forma de modelar os croquetes.
6 – Passe os croquetes por farinha, ovo e pão ralado. Depois, frite os croquetes numa frigideira alta, com bastante óleo que deve estar bem quente.
7 – Coloque o croquete em papel absorvente, para eliminar o excesso de óleo.
8 – Os croquetes devem ser feitos em quantidade pois, como podem ser congelados sem problema, tem sempre um plano B no congelador para uma refeição. No entanto, preferencialmente, os croquetes devem ser congelados antes da fritura.
Leia também:
- Aprenda a fazer carne estufada tenra e macia
- A melhor bola de carne fácil está aqui. Tem de provar!
- 3 receitas de bola de carne, um petisco delicioso
NCultura
Estão sempre presentes, seja como entrada ou prato principal. Se seguiu todos os nossos passos, com certeza que, todos vão adorar os seus croquetes de carne. Tem alguma sugestão de truques e dicas que gostaria de ver presente no nosso site? Deixe-nos a sua sugestão nos comentários!
Se o tema explorado neste artigo é do seu interesse, pode procurar outros artigos sobre Receitas de carne. Há vários no NCultura que serão do seu agrado.
Se tem interesse em saber mais sobre outros temas que não encontra no NCultura, pode sempre deixar-nos sugestões sobre temáticas que possam ser exploradas. Se sente uma paixão imensa pela Cultura, visite-nos diariamente. Terá muitos artigos no NCultura que irá adorar!
Deixe-se apaixonar pelo NCultura e explore as diferentes temáticas aqui presentes. Entre elas estão áreas como: Viagens, Vinhos, Língua Portuguesa, Histórias, Lifestyle, entre outras…