Início Tradições Como fazer o café perfeito em casa. Tome nota!

Como fazer o café perfeito em casa. Tome nota!

Faça no conforto de sua casa um café com aroma sedutor e sabor irresistível!... Confira como fazer o café perfeito em casa.

Como fazer o café perfeito
Como fazer o café perfeito em casa. Tome nota!

Como fazer o café perfeito em casa. Beber café é um hábito diário de diversas pessoas, quer em Portugal, quer em todo o mundo. O café é uma das bebidas mais populares no planeta. A ciência é o melhor caminho para se chegar à verdade e são vários os cientistas a publicarem estudos com conclusões positivas sobre o café.

Esses estudos publicados em reputadas revistas internacionais revelam que o consumo regular e moderado de café permite gerar diversos benefícios para a saúde. Convém, por isso, beber regularmente esta bebida. Sendo agradável beber um café num estabelecimento, é sempre melhor fazê-lo no conforto do seu lar.

Como fazer o café perfeito
Como fazer o café perfeito em casa. Tome nota!

Como fazer o café perfeito em casa. Tome nota!

Diversidade do café

Existem diferentes tipos de café. Na verdade, o café é um fruto. Nós conhecemos o café em grão (sendo que esse grão é a semente do fruto, uma semente seca e torrada) e o café moído (a semente seca e torrada desse fruto, sendo depois moída). Quanto mais perfeito o grão, melhor o café.

Há, no entanto, grãos de café com defeitos, grãos pretos, mais amargos, grãos danificados por fungos, materiais exteriores, mal formados, grãos quebrados, variáveis que podem prejudicar o seu sabor. É importante escolher um bom café. Há cafés com notas de aromas e sabores naturais (chocolate, caramelo, vinho, frutas e até flores!).


Leia também: Quantos cafés deve beber por dia para aumentar a esperança de vida?


Como fazer o café perfeito
Como fazer o café perfeito em casa. Tome nota!

A torra

A cor do café pode ajudar a indicar a torra. Há diferentes torras de café, logo há diversos sabores. Quanto mais torrado, mais escuro fica. O café mais escuro é mais forte, mais amargo, sendo comum usar-se um adoçante. O café mais claro é menos torrado, mais suave, menos amargo.

Preparação

O café pode ser filtrado no coador de papel ou pode ainda ser feito com outros métodos, nomeadamente o expresso que permite um café mais concentrado. Há ainda o café em infusão com água. O produto varia consoante a escolha.

Como fazer o café perfeito
Como fazer o café perfeito em casa. Tome nota!

A moagem

Um café já moído faz-nos habituar a determinado sabor, mas uma moagem diferente proporciona um sabor distinto. É preferível moer o café no momento, pois isso permite um café mais perfumado que dá vontade de colocar na boca e mastigar!… Cada método tem vantagens e desvantagens.

A água

A água é outro elemento importante na preparação do café. A qualidade e a quantidade na água interfere no aroma, no sabor, no corpo e na cor do café. Escolha água potável, fresca, sem odores, nem impurezas visíveis.

Café não é chá. Não use água fervente, pois queima o café. O ideal é estar  entre 92ºC e 96ºC.

Depois da água ferver, deixe que ela repouse 1 minuto. Nesse momento, aproveite para escaldar o filtro ou a chávena ou caneca, onde ficará o café.


Leia também: Os 5 sinais que indicam estar a beber muito café


Como fazer o café perfeito
Como fazer o café perfeito em casa. Tome nota!

Proporção entre ingredientes

Não é a criação de uma poção mágica, mas a quantidade de água e café gera cafés distintos. O sabor pode agradar mais a uns do que a outros. Se usar mais café, ele fica mais forte, mais concentrado. Um café com mais água fica mais leve, mais suave. Se equilibrar ambos, torna a bebida mais agradável para a maioria.

Armazenamento

É importante saber como guardar o pacote de café, depois de o abrir. Convém fechar bem o pacote e colocá-lo num recipiente (não transparente) e hermeticamente fechado. Não deve colocá-lo no frigorífico, pois o café absorve a humidade e os odores.

Ele deve ser colocado num espaço fresco e sombrio, pois a humidade, o calor, a luz e o ar representam inimigos do café, prejudicando a sua qualidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.