As rabanadas são uma sobremesa tradicional que todos adoram. Saiba como fazer as melhores rabanadas tradicionais portuguesas. São deliciosas!
A quadra natalícia representa um momento especial. Além do contexto familiar, que aquece a alma, há sempre uma mesa farta que seduz qualquer pessoa que adora comer. Mesmo para os mais gulosos, há muitas opções e há diversos doces que têm sempre o seu lugar na mesa.
Uma sobremesa que marca presença regularmente em casas de norte a sul do país é a rabanada. As rabanadas são uma sobremesa tradicional portuguesa, sendo feita ao longo de décadas. A receita é antiga e familiar, passando por várias gerações.
No presente artigo, iremos divulgar alguns truques para que possa fazer esta sobremesa. Aprenda a fazer rabanadas como um perito. Ficará simples, prático, fácil, rápido e saboroso.
Como fazer as melhores rabanadas tradicionais portuguesas
Prepare tudo com antecedência
A organização dos ingredientes é extremamente importante, independentemente da receita que pretenda seguir. Prepare tudo com a devida antecedência, de modo que possa ter tudo à disposição, precisamente no momento em que a receita o solicita.
Se tiver diante de si todos os ingredientes bem organizados, terá o trabalho facilitado. Assim, irá conseguir evitar o desconforto de lidar com surpresas desagradáveis de última hora, nomeadamente a ausência de um ingrediente.
Rabanadas com mais sabor
Para acentuar ainda mais o sabor das rabanadas, recomenda-se que coloque uma casca de limão no momento de aquecer o leite. Representará um toque especial que fará toda a diferença.
Passar as rabanadas por açúcar e canela
Passar as rabanadas por açúcar e canela é a melhor forma de fazer com que as rabanadas adquiram o sabor tradicional que encanta sucessivas gerações.
Uso de um molho
Pode ser criado um molho delicioso para regar as rabanadas, existindo diferentes opções. As versões mais populares são de vinho do Porto ou de creme de ovos. No entanto, se optar pelo molho, evite passar as rabanadas por açúcar e canela.
Complemento ao molho
As rabanadas podem ainda ser acompanhadas por um molho com elementos surpresa, bastando adicionar frutos secos ou uvas passas ao molho criado.
Rabanadas tradicionais portuguesas
Ingredientes
– 3 ovos
– 2 paus de canela
– 1 cacete grande para rabanadas
– 1 litro de leite
– 1 chávena de chá de açúcar
– Canela q.b.
– Óleo q.b. para fritar
Modo de Preparação
– Comece por colocar todos os ingredientes listados próximos de si, à disposição.
– Primeiro, coloque o leite num tacho.
– Acrescente o açúcar e os paus de canela.
– Depois, aqueça em lume médio, mas não deixe ferver.
– Aguarde só até que o açúcar fique bem dissolvido e o leite adquira o sabor da canela.
– Entretanto, corte o cacete em fatias grossas para formar as rabanadas.
– Leve uma frigideira ao lume com óleo suficiente para fritar as rabanadas
– Coloque o óleo até ficar a um pouco mais da metade da altura das rabanadas.
– Entretanto, prepare um prato com leite morno e doce.
– Depois, prepare outro prato com ovos batidos.
– Posteriormente, prepare outro prato com uma mistura de açúcar e canela.
– Prepare outro prato ou travessa de forma a fazer escorrer as rabanadas, depois de fritas.
– Passe as rabanadas pelo primeiro prato, com o leite.
– Depois, passe a rabanada pelo ovo.
– De seguida, leve a fritar.
– Frite a rabanada de ambos os lados.
– Posteriormente, escorra a rabanada.
– Depois, passe a rabanada pela mistura de açúcar e canela.
– Repita o processo com todas as rabanadas
– Decore a travessa a seu gosto, antes de servir.
– Bom proveito!
Leia também:
- 4 receitas de pudim de pão surpreendentes e muito saborosas
- 4 receitas de pão caseiro, o sabor tradicional em casa
- 4 receitas de pão recheado que são autênticas maravilhas
NCultura
Se leu “Como fazer as melhores rabanadas tradicionais portuguesas” e gostou do nosso artigo, deixe-nos o seu comentário. Se tem alguma sugestão de receitas que gostaria de ver aqui presentes, deixe-nos a sua proposta nos comentários.
Se o tema explorado neste artigo é do seu interesse, pode procurar outros artigos sobre Bolos e sobremesas. Há vários no NCultura que serão do seu agrado.
Se tem interesse em saber mais sobre outros temas que não encontra no NCultura, pode sempre deixar-nos sugestões sobre temáticas que possam ser exploradas. Se sente uma paixão imensa pela Cultura, visite-nos diariamente.
Terá muitos artigos no NCultura que irá adorar! Deixe-se apaixonar pelo NCultura e explore as diferentes temáticas aqui presentes. Entre elas estão áreas como: Viagens, Vinhos, Língua Portuguesa, Histórias, Lifestyle, entre outras…
Já enviei a toda a minha família no Brasil, vão adorar com certeza!