O Natal é sempre saboroso e a comunidade vegan não tem de se privar das suas delícias. Aprenda a fazer bolo-rei vegan (rápido, sem leite, nem ovos).
O bolo-rei é um produto que está sempre presente nas nossas memórias de Natal, mesmo que seja de forma secundária ou como mero figurante no cenário dos melhores momentos do Natal. Em toda a quadra natalícia é (quase) obrigatória a presença do bolo-rei.
Existem agora diferentes variações deste bolo tradicional de Natal. Além do bolo-rei tradicional com frutas cristalizadas, há o bolo rainha, o bolo-rei escangalhado, o bolo-rei de chocolate e, entre outras versões, o bolo-rei vegan.
Assim, quem tem uma filosofia de vida vegan, pode ter também o seu bolo-rei. Saiba como!
O bolo-rei vegan é muito saudável e fácil de fazer. Não leva leite, não leva ovos e não leva açúcar refinado. Mesmo assim não deixa de ser delicioso. Ele permite que quem adota uma filosofia de vida vegan possa verdadeiramente apreciar os sabores do Natal, pois o bolo-rei é um dos doces tradicionais do Natal.
Uma das grandes vantagens deste bolo-rei é que se torna muito fácil de fazer. Além disso é também muito rápido, permitindo a qualquer um realizar este bolo para qualquer elemento da família que privilegie uma alimentação vegan.
A mensagem
A grande mensagem do Natal é celebrar a família, confraternizar. Se um elemento da família opta por ter uma determinada alimentação ou filosofia de vida e, num momento tão especial como o Natal, é obrigado a adaptar-se ao que é tradicional, então esta pessoa está impedida de celebrar o Natal com toda a alegria que é natural nas festas. Esta opção pode, por isso, trazer harmonia à mesa, deixando todos confortáveis e satisfeitos.
O sabor
Quem gosta do bolo-rei tradicional também irá gostar do bolo-rei vegan, pois esta receita está pensada para criar um sabor aproximado ao do bolo-rei típico, que se conhece desde a infância. Mas como é possível com a ausência dos ingredientes chave?
É possível pela escolha criteriosa e acertada das alternativas. Não deixando de ser um bolo diferente, como é natural, há grande proximidade de sabores. Apesar da consistência ser um pouco distinta, esta receita vegan será sempre muito agradável a quem prescinde do bolo-rei tradicional. Como não se trabalha o glúten e não se repete o processo de levedar da massa tradicional, o bolo-rei vegan é bastante agradável.
Rapidez
A facilidade e rapidez com que é feito encanta qualquer um. Os novos tempos implicam uma melhor gestão do tempo e todos sabemos que na época do Natal o tempo é coisa que voa. Por isso, é importante ter receitas destas que asseguram um bom produto num tempo de produção bastante reduzido.
Alergias
O bolo-rei vegan pode ser consumido mesmo por aquelas pessoas que possuem alergias a determinados produtos como o ovo e o leite animal.
Receita de bolo-rei vegan
Ingredientes
– 80 grs de açúcar de coco
– 2 chávenas de farinha (metade integra e metade branca)
– 1 chávena de frutos secos
– 1 c. de sopa com fermento
– 1 c. de chá com bicarbonato de sódio
– 1 c. de chá com canela –
– 1 raspa laranja
– 1 raspa de limão
– pitada de sal (opcional)
– 120ml de buttermilk (ou leitelho)
– 80ml de sumo de laranja
– 50ml de sumo de limão
– 4 c. de sopa com óleo de noz
– 2 c. de sopa com vinho do Porto
– 1 c. de chá com extrato baunilha
– Frutas secos q.b.
– Frutas cristalizadas q.b. (opcional)
Modo de Preparação
– Ligue o forno a 180º.
– Forre com papel vegetal o fundo de uma forma redonda.
– Unte a forma por todo, com um spray apropriado.
– Coloque os ingredientes sólidos num recipiente e os ingredientes líquidos noutro recipiente.
– Reúna os ingredientes sólidos com os ingredientes líquidos.
– Misture bem tudo até conseguir criar uma massa homogénea (e pegajosa). A massa não é para amassar, basta que se mexa bem o suficiente para incorporar as partes no todo. Se por acaso não conseguir, basta retirar e moldar a massa.
– Polvilhe com pouca farinha, apenas a suficiente para se conseguir transferir e moldar a massa.
– Coloque a bola de massa numa forma redonda.
– Forme a argola, não esquecendo de formar um buraco no meio.
– Coloque um acessório untado no sítio do buraco, pois tal impedirá que o buraco feche e que a massa cresça.
– Faça a decoração de acordo com o seu gosto, colocando frutos secos e frutas (opção menos saudável é recorrer a frutas cristalizadas).
– Leve por 30 minutos ao forno. Faça o teste do palito, se o mesmo sair limpo, o bolo está cozido.
– Retire do forno e aguarde que o bolo arrefeça, antes de servir.
– Mal possa, retire o bolo da forma, sem deixar o mesmo ressoar.
Ola,
Obrigado pela receita. O leitelho faz com que a receita deixe de ser vegan. Propõe alguma alternativa vegan?
Obrigado